Blog da Linea

Saiba como decorar uma varanda gourmet pequena!

Cada vez mais presentes nas residências, as varandas gourmet podem ser concebidas em diferentes estilos e tamanhos. As possibilidades são tantas que até mesmo espaços pequenos podem abrigar esse tipo de projeto.

Não acredita? Então continue a leitura e conheça 7 truques de decoração para tirar melhor proveito de uma varanda gourmet pequena!

Utilize o espaço vertical

Uma varanda possui inúmeras áreas a serem trabalhadas. Na hora de decorar, as superfícies verticais tendem a ser tratadas como pano de fundo da mobília e complementadas com cores ou objetos ornamentais.

O que muita gente esquece é que as áreas verticais também podem ser funcionais. Para isso, devem abrigar elementos que garantam o máximo proveito do espaço disponível.

Já pensou em distribuir nichos e prateleiras em diferentes alturas nas paredes? As peças são ótimas para guardar itens comumente usados em uma varanda gourmet, como copos, louças e utensílios de cozinha.

Outra alternativa é instalar ganchos e suportes para apoiar objetos menores. Em momentos de confraternização, essas opções permitem que os convidados pendurem suas chaves, casacos e bolsas.

Dê preferência às cores claras

Qualquer ambiente pequeno tende a ser valorizado com a adição de cores claras, afinal, elas refletem a luz e dão a impressão de que o local é maior. Portanto, se a sua varanda gourmet é pequena, procure dar preferências às tonalidades neutras, como branco, cinza, creme e bege.

Caso queira potencializar o efeito de amplitude, a dica é aplicar cores claras nas maiores superfícies da varanda. Existem diversas possibilidades além da tinta na hora de decorar a parede, piso, teto e área de churrasqueira.

Uma delas é usar revestimentos com pedras naturais, cerâmicas e pastilhas em tons neutros e discretos. Ao incluir esses materiais no cômodo mais próximo da varanda, você tem a possibilidade de integrar melhor os dois ambientes.

Adicione acessórios de diferentes modelos

Com tanto cuidado para priorizar os tons claros, muitas pessoas acabam deixando a varanda gourmet com um visual monótono. Esse efeito pode ser amenizado com a adição de acessórios em diferentes cores, tamanhos e estampas.

Experimente expor coleções de livros, quadros e obras de arte na área da varanda. Se tiver objetos que não podem ser pendurados diretamente na parede, a ideia é usar pequenas estantes como apoio.

O toque de cor e textura também pode aparecer nos tecidos usados em capas de almofadas, redes de descanso ou tapetes da varanda. A vantagem é que, com os detalhes limitados aos acessórios, você não compromete a amplitude criada com uma base de tons neutros.

Invista em móveis e eletrodomésticos compactos

Quem tem varanda gourmet pequena deve escolher móveis e eletrodomésticos que se ajustem ao espaço disponível. Afinal, de nada adianta dispor de grandes poltronas se essas peças prejudicam a área de circulação das pessoas.

A solução para evitar o problema é procurar modelos compactos ou multifuncionais. O frigobar é uma boa pedida para a área de cozinha, já que ocupa pouco espaço e permite guardar bebidas em latas, jarros e garrafas.

O fogão cooktop é outra opção interessante porque pode ser instalado em uma bancada projetada na varanda. Como não tem forno, esse tipo de fogão ainda pode ser equipado com um armário para o armazenamento de produtos e itens de culinária.

As áreas de descanso pedem uma quantidade mínima de móveis para o conforto dos moradores. Com um espaço enxuto, vale escolher banquinhos, pufes e cadeiras dobráveis que possam ser transportados facilmente até a varanda.

Se você não tem espaço para abrigar uma mesa de refeições, a opção é manter um pequeno aparador encostado na parede. Além de apoio para os quitutes e bebidas, essa peça costuma trazer gavetas que podem ser usadas para guardar diferentes objetos.

Inclua vidros e espelhos na varanda gourmet pequena

Já faz tempo que os espelhos ganharam a função específica de aumentar ambientes. Isso acontece porque o material reflete a imagem de um cômodo em diferentes ângulos, o que ajuda a ampliar visualmente.

Para aproveitar o recurso na varanda, você pode instalar um espelho grande em uma das paredes ou criar um painel com diversos modelos emoldurados. O reflexo das peças vai dar a impressão de que as áreas são maiores.

Outro material interessante e semelhante ao espelho é o vidro. Ele pode ser usado no fechamento das aberturas que separam a área externa dos cômodos internos ou no revestimento do guarda-corpo.

A transparência permite visibilidade entre dois ou mais ambientes e é ideal para criar continuidade entre a sala de estar e a varanda gourmet.

Pense em recursos para entretenimento

Não é porque tem varanda gourmet pequena que você precisa abrir mão dos recursos para entretenimento. Afinal de contas, existe algo melhor do que curtir amigos e familiares na companhia de uma boa música ou programa de TV?

A solução para espaços enxutos é investir em uma televisão de tela plana e caixas de som embutidas na parede ou no teto. As opções são ideais porque ocupam pouco espaço e podem ser instaladas em diferentes pontos.

Para apoiar a TV, experimente escolher um painel equipado com nichos. Desse modo, terá espaço suficiente para guardar itens pequenos, como controle remoto, videogame, DVD, entre outros.

Cultive plantas em vasos suspensos

Varanda lembra área externa que, por sua vez, remete a jardins vegetados, certo? Mas o que fazer quando o espaço não é suficiente para cultivar plantas? A resposta é simples: aproveitar o teto.

Com modelos de suportes suspensos, você pode pendurar vasos com arranjos de flores em diferentes pontos da varanda. A solução substitui as enormes floreiras que costumam ocupar boa parte das áreas de circulação.

A ideia vale tanto para quem quer expor espécies ornamentais quanto para quem deseja ter ervas, hortaliças e temperos sempre à mão. E o melhor de tudo: não tira o espaço que é tão valioso em uma residência.

Viu só como é fácil criar e manter uma varanda gourmet pequena? Aproveite que esse conceito veio para ficar e invista na solução que já se tornou uma extensão das áreas de convívio e lazer.

As ideias do post foram úteis de alguma forma? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!