Blog da Linea

Saiba como escolher um ótimo fornecedor de móveis para sua loja

Plano de negócios, planejamento financeiro e fornecedores: esses são alguns dos pontos que devem ser constantemente avaliados para que um empreendimento alcance o sucesso. Aliás, os fornecedores são uma das variáveis mais importantes quando falamos sobre produtos como móveis, que envolvem clientes muito exigentes em relação à qualidade e ao prazo de entrega dos produtos.

Por isso criamos este post. Aqui, você vai entender como escolher um fornecedor de móveis. Acompanhe:

Priorize a qualidade

Embora pareça óbvio, muita gente se esquece da qualidade dos produtos e dá mais valor a outros aspectos. Tome a qualidade como uma prioridade e não escolha um fornecedor porque os produtos são “mais baratinhos” ou oferecidos por um amigo de infância, por exemplo.

Lembre-se também de que os móveis não devem ser apenas bonitos, e sim devem durar o suficiente para que o cliente confie em sua loja, retorne para novas compras e indique o seu negócio para outras pessoas.

 

Avalie o atendimento

É importante ficar atento se o seu fornecedor é capaz de atender a sua demanda. Ele precisa respeitar os prazos de acordo com a rotina da sua loja para não te deixar na mão.

Um erro comum é trabalhar com fornecedores muito pequenos — o que pode causar atrasos. Sendo assim, faça uma pesquisa de mercado e pense na realidade do seu negócio (quantos móveis você entrega por mês, por exemplo).

Então, elabore uma 2ª lista com informações do cenário que você pretende atingir no futuro próximo. Apresente as situações para os fornecedores e confirme se eles podem atender o seu caso e as suas projeções.

Além disso, procure por fornecedores com canais de atendimento e suporte que funcionem. Manter um relacionamento próximo com eles é muito importante, pois até mesmo o fornecedor mais confiável pode “pisar na bola”, e você precisa manter o diálogo aberto para resolver o problema rapidamente.

Uma dica é fazer análises de desempenho com regularidade. Isso vai te ajudar a garantir a qualidade dos serviços prestados e a verificar se o fornecedor está cumprindo com a sua parte do acordo.

 

Exija transparência

A transparência é uma característica fundamental para estabelecer confiança com o fornecedor. Tendo isso em mente, pergunte:

há quanto tempo ele atua no mercado;

para quantas — e quais — outras empresas ele presta serviço;

como é a sua política de devolução;

e quais são os problemas que ele já enfrentou e de que forma lidou com eles.

Você precisa de um fornecedor que tenha os mesmos valores e princípios do seu negócio, pois só assim a experiência de compra do seu cliente vai ser coerente e enriquecida.

 

Atente-se ao preço

O preço não é um dos fatores mais importante, mas um fornecedor precisa, sim, ter preços competitivos no do seu mercado. Nesse caso, retorne ao seu planejamento financeiro e avalie os valores dentro da sua realidade.

Para ter lucro, o preço do fornecedor precisa estar alinhado com o valor do seu produto final. É importante lembrar que você precisa cobrir o custo de produção para conseguir manter sua empresa financeiramente estável.

Esses pontos vão te ajudar a encontrar o parceiro ideal para o seu negócio. Atenha-se a eles — mas também pesquise, peça indicações e converse com potenciais fornecedores para tirar as suas dúvidas.

Você ainda tem dúvidas sobre como escolher um fornecedor de móveis? Então entre em contato conosco e compartilhe as suas questões.