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Saiba como fazer a gestão de estoque do seu negócio

Para um gestor que já está no mercado há algum tempo, a gestão de estoque pode não ser uma de suas prioridades. No entanto, ele deve tomar essa atitude de não priorizar a gestão de um ativo tão valioso ciente de o quanto esse procedimento pode prejudicar o negócio como um todo, principalmente quando o volume financeiro concentrado no estoque é elevado.

Uma vez que o estoque de uma loja de móveis geralmente dispõe de grande variedade de produtos, ele empata grande volume de capital. Independentemente do tamanho do estoque, dispor de produtos devidamente organizados e catalogados é fundamental para estabelecer as bases do crescimento de qualquer empreendimento.

Neste post, te mostraremos quais elementos devem ser levados em consideração para que a gestão de estoque do seu negócio seja cada vez mais eficiente e comprometida com a geração de lucro. Acompanhe:

Tecnologia

Em 1º lugar, a tecnologia tem que ser utilizada em seu favor. A partir do momento em que você investe em um software de gestão de estoque, a probabilidade de ocorrer erros em relação à separação de pedidos, saída e entrada de produtos é bem pequena.

Além disso, a tecnologia serve para monitorar a segurança do estoque, prevenindo perdas e roubos. Atualmente o mercado dispõe de extensa variedade de programas de gestão integrada de estoque. Todos trazem excelente resultado.

Equipe

Claro que, para controlar essa tecnologia, você deve ter uma equipe preparada para separar e organizar os materiais. É fundamental reforçar junto à equipe a importância de armazenar corretamente os produtos, de mantê-los dentro da embalagem e de conferir sempre as quantidades e condições gerais no ato do recebimento. Tais atitudes ajudam a evitar perdas e danos desnecessários.

Treinamento

Catalogar os materiais e treinar a equipe para que saiba imediatamente a organização de todos os itens não só agiliza toda a operação como também promove maior produtividade. Essa equipe precisa ser de confiança. Por isso, treine-a adequadamente e explique as políticas de segurança. Lembre-se também de manter o local do estoque sempre organizado e higienizado a fim de não perder nenhum produto por falta de cuidado ou por más condições de armazenamento.

Documentação

É muito importante que se registre toda a movimentação do estoque. Então, especifique os documentos de entrada, saída, requisição de materiais e ordem de produção. Assim, transferência, nota fiscal e aquisição de novos materiais podem ser registrados para controle.

A realização desses registros deve ser obrigatória para todos os envolvidos. Portanto, deixe claro para a equipe que tudo sempre deve estar devidamente preenchido e salvo.

Registros

Outro aspecto a ser analisado na gestão de estoque é em relação a seu controle. É preciso que haja um registro completo de todas as mercadorias, o seu valor, custo unitário, o fornecedor e a quantidade de itens disponíveis.

Periodicamente, o levantamento deve ser realizado novamente, a fim de verificar o valor e o número de materiais que não foram vendidos durante o período.

Inclusive, o controle de estoque deve ser feito regularmente para que o estoque físico “bata” com o custo e lucro envolvidos. Só assim será possível enxergar se está havendo um monitoramento efetivo.

Indicadores

Indicadores são itens que você decidiu medir periodicamente para avaliar um aspecto do seu negócio (vendas, por exemplo). Em uma gestão de estoque eficiente, além de controlar o que entra e o que sai, o gestor também acompanha quais itens vendem mais; quais pararam de vender; quais devem entrar em promoção, quais foram enviados para troca na fábrica e por aí vai.

Negociação

É possível que, neste ponto, você já saiba quais materiais e produtos saem mais rapidamente e precisam de constantes reposições. Nessa hora, negociar com os fornecedores é fundamental.

Saiba que, primeiramente, não se deve atentar apenas pela qualidade e preço do produto. A agilidade e a flexibilidade na entrega dos pedidos também são importantes e devem ser levadas em consideração para que a loja tenha estoque no tempo certo e assim evite problemas com entregas.

Promoção

Geralmente, quando se fala em lojas de móveis, as promoções ocorrem quando não há rotatividade de certos itens no estoque. A liquidação é uma excelente alternativa para escoar aqueles produtos que precisam ser vendidos mais rapidamente. Assim, pode-se ter algumas surpresas, como perceber que certos itens tiveram queda nas vendas por conta de tendências do mercado.

Ao baixar o preço e fazer promoções, é possível agradar aquele cliente que está à procura de um móvel, mas o acha caro ou ainda não encontrou o modelo desejado. Para atrair seu público-alvo com as ações de venda da loja, procure fazer combos, isto é, vários produtos em uma mesma venda, como “pague 1 e leve 2” e “com mais X reais leve o produto Y”. Dessa forma, o cliente fica instigado a realizar compras por impulso e aumentar o valor final de consumo.

Os descontos progressivos também são uma ótima saída, assim como mudar o horário da loja, estendendo durante a semana e abrindo nos feriados e domingos. Essa medida visa atrair um público diferente do habitual, que gostaria de conhecer os seus produtos em horários mais favoráveis.

Indisponibilidade

A gestão eficiente gera vendas, traz lucro, pois ajuda a prevenir a indisponibilidade de itens e assim evita que os clientes procurem por outras lojas. À medida que se ganha maturidade na gestão, as compras junto aos fornecedores também são otimizadas, isto é, ocorrem na quantidade e no tempo precisos, diminuindo as chances de os principais itens da loja ficarem indisponíveis.

Armadilhas

Armazenar produtos visando vendê-los em um futuro muito distante nem sempre é uma boa ideia, porque as estimativas podem falhar e atrapalhar os lucros e o fluxo de caixa. Por isso, é indicado que o estoque mínimo e o estoque máximo sejam calculados com cuidado.

Caso queira realizar uma liquidação no futuro, determine quais produtos entrarão em promoção, especificando, se possível, até mesmo a quantidade.

À medida que o gestor ganha maturidade no manuseio das informações, ele toma decisões mais rapidamente e de maneira mais consciente. Lidar com números precisos é um diferencial competitivo para qualquer comércio, pois possibilita que o lojista melhore a precificação de seus produtos ou até mesmo, como falamos acima, consiga um valioso argumento de negociação junto aos fornecedores.

Agora que você já sabe como realizar uma gestão de estoque eficiente, descubra como escolher um ótimo fornecedor de móveis para sua loja. Leia o post!