Blog da Linea

Tipos de estantes: 6 dicas para escolher para a sua casa!

As estantes são ótimas aliadas da organização e estão presentes na maioria das casas. O formato simples e funcional permite que esse móvel seja adaptado a qualquer cômodo para atender a diferentes necessidades. Como se não bastassem essas possibilidades, a peça ainda pode ser usada como complemento do projeto decorativo.

Mas e aí? Você sabe qual é a melhor opção entre tantos tipos de estantes? Acompanhe 6 dicas deste post e saiba como fazer sua escolha!

1. Conheça as medidas do ambiente

Tire todas as medidas do ambiente que vai receber a estante. Para facilitar o trabalho e não esquecer dados, você pode anotar cada distância em um caderninho ou folha de papel. As informações devem ser levadas na loja de móveis para que orientem a escolha da peça ideal.

Quem gosta de itens personalizados pode se inspirar nos modelos projetados, nos quais as dimensões e características da estante são definidas pelo consumidor antes da compra. Vale lembrar, porém, que essa costuma ser uma opção mais cara.

Se você quer economizar e ainda obter uma peça legal, a dica é pesquisar nas melhores lojas e fornecedores. Alguns fabricantes já oferecem linhas diversificadas de móveis prontos que se adaptam a ambientes de todos os tamanhos.

2. Avalie o formato dos tipos de estantes

Assim como outros móveis, as estantes apresentam diferentes formatos e configurações. A escolha entre um modelo tradicional e um mais moderno vai depender do visual que você quer obter no ambiente. Para te inspirar e trazer ideias, listamos algumas opções de formato e maneiras de aproveitá-las na decoração:

Retilíneo

A estante retilínea é a mais comum do mercado. O modelo tem divisórias e compartimentos simples que permitem guardar ou apoiar todo tipo de objeto. A presença de nichos quadrados ou retangulares torna a peça compacta e ideal para ambientes pequenos.

Curvado

Esse tipo de estante imita a natureza com suas formas orgânicas e sinuosas. O formato curvado pode aparecer somente nas divisórias ou em toda a estrutura da estante. Nesse caso, é um modelo interessante para usar em cantos onde ocorre o encontro de paredes.

Irregular

A estante de formato irregular se difere da tradicional por possuir nichos desencontrados. Esse modelo é legal porque permite diversas combinações e traz um visual moderno a qualquer ambiente.

Desconstruído

O formato desconstruído é bem ousado e se caracteriza pelo uso de divisórias posicionadas em diferentes ângulos. Uma estante com essa configuração se torna ponto de destaque na decoração.

Além dos modelos citados, você pode encontrar estantes com formato de flores, animais, árvores, personagens, mandalas e outras figuras divertidas. A opção é ideal para projetos com uma pegada jovial ou para compor quartos de crianças.

3. Pesquise os tipos de materiais

Diferentes tipos de matéria-prima são usados na estrutura e acabamento das estantes, mas cabe a você definir qual a opção mais adequada. Para facilitar a escolha, separamos informações sobre os materiais mais usados e suas vantagens:

4. Pense na função da estante

Se você já decidiu onde colocar a estante, deve pensar agora na função que ela terá no ambiente. Por exemplo: uma estante vazada pode ter como principal função dividir a sala de estar da sala de jantar. Como fica aparente nos dois lados, esse modelo precisa ter um acabamento impecável em ambas as extremidades.

Perceba que, além de garantir a boa estética, pensar na função da estante também evita acidentes causados pela escolha de um modelo inadequado. Afinal, dependendo do cômodo onde será instalada e dos itens que vai guardar, a estante pode pedir uma estrutura reforçada ou até mesmo a fixação diretamente na parede.

Veja as possibilidades de uso da peça em diferentes locais:

5. Considere a decoração existente

A escolha da estante também deve levar em conta a decoração da casa para que combine com as cores, estampas e texturas já existentes. Os modelos com acabamento neutro ou em tons claros são ideais para evidenciar os objetos decorativos.

Já uma estante em madeira escura ou com cores fortes garante um visual mais sóbrio e rústico. A definição do modelo pode ser baseada nos elementos — livros, esculturas, bibelôs — que serão inseridos ao conjunto. Após a montagem, você pode embelezar a estante com vasinhos de flores ou folhagens.

6. Defina os detalhes finais

Após pensar nas características da estante, você pode partir para a finalização com detalhes e acessórios. Essa etapa é interessante porque traz inúmeras possibilidades para melhorar a aparência e o aproveitamento da peça. Veja as opções de personalização:

Como pode ver, são muitas as possibilidades para aproveitar os tipos de estantes do mercado. A escolha ideal vai depender de um pouquinho de criatividade e pesquisa para contar com os produtos dos melhores fabricantes.

E aí, já sabe qual estilo de estante mais combina com a sua casa? Se ainda tem dúvidas sobre o tipo ideal, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo!