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Vitrine virtual: saiba como montar na sua loja online de móveis

Uma vitrine virtual bem planejada é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce. Mas é preciso tomar alguns cuidados, como escolher bem os produtos que serão apresentados, tirar fotos de boa qualidade e fornecer descrições completas e objetivas.

Se em uma loja física a vitrine tem um papel crucial para atrair os clientes, em uma loja virtual isso não seria muito diferente, certo? Por isso, é essencial que o mundo online tenha o mesmo cuidado do offline no momento de expor os seus produtos.

Ficou interessado no assunto? Então, está no lugar certo! Neste post, você confere as principais dicas para montar uma vitrine que dê bons resultados. Acompanhe!

Capriche na escolha dos produtos

Apesar de parecer uma dica óbvia, muita gente acaba escolhendo os produtos que serão expostos de forma aleatória. Lembre-se de que, na internet, a concorrência é muito maior. Por isso, é preciso caprichar e ficar atento a alguns detalhes importantes.

O primeiro deles se refere à quantidade de produtos da vitrine. O ideal é escolher os itens mais importantes, sem poluir demais o site. Você pode optar por expor as mercadorias mais vendidas, as que estão em alta, os lançamentos, promoções etc.

Além disso, também é recomendado adequar a vitrine ao momento do comércio, como o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Black Friday, Páscoa, entre outros.

Invista em fotos de boa qualidade

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é essencial que a sua loja demonstre credibilidade. Nesse contexto, as fotos profissionais são imprescindíveis.

Contrate um bom fotógrafo para fazer as imagens dos seus produtos. Vale lembrar que alguns fornecedores possuem bancos de fotografias de mercadorias bastante atualizados. Por isso, ao adquirir artigos de terceiros, informe-se sobre isso.

Coloque o máximo de informações possíveis

Para que o cliente seja atraído pelos produtos, somente uma foto bonita não é o suficiente. O recomendado, portanto, é fornecer ao consumidor o máximo de informações sobre as mercadorias, mas sem gerar poluição visual à página.

Sempre que possível, forneça o preço, a porcentagem de desconto (se for o caso) e uma breve descrição do produto. “Rack Marca X com painel para TV de 60 polegadas” é um bom exemplo de como uma loja de móveis poderia apresentar uma peça.

Vale ressaltar que é muito importante investir em SEO — utilização de palavras-chave que melhoram o desempenho do produto nos mecanismos de busca (Google, Yahoo etc.). Nesse contexto, o ideal é pedir auxílio a um profissional de marketing digital.

Entenda as opções que o seu site oferece

Para aproveitar as vantagens da vitrine virtual da melhor forma possível, é preciso saber exatamente quais são os serviços oferecidos pelo sistema que hospeda o seu site. Existe, por exemplo, o recurso que troca a imagem de segundos a segundos. Dessa forma, se um produto possuir diversas cores, por exemplo, será possível mostrar todas elas.

Outra opção é exibir fotos do produto sozinho e em uso. Assim, o cliente terá a real noção do tamanho da mercadoria.

Existem, ainda, os sites que possibilitam a exibição de pequenos vídeos nas vitrines. Este é um ótimo recurso para atrair ainda mais o cliente. Entretanto, é necessário que os vídeos sejam curtos, correspondentes à realidade e feitos por um profissional.

Exiba os produtos de forma personalizada

Dependendo do sistema de marketing do seu site, é possível exibir os produtos de forma personalizada para cada cliente, de acordo com os seus últimos acessos. Desse modo, a vitrine mostrará as mercadorias para quem realmente está interessado por elas.

Além disso, também é possível personalizar a exibição com base nas últimas compras do consumidor. Assim, se uma pessoa comprou uma mesa de jantar, por exemplo, uma boa opção será mostrar cadeiras ou outros objetos que complementem ou combinem com o móvel adquirido.

Esteja atento aos detalhes

Para criar uma vitrine online de sucesso, é necessário que o empreendedor esteja atento a todos os detalhes, como à padronização das imagens. É importante que todas elas tenham o mesmo tamanho e a mesma orientação (vertical ou horizontal).

Saiba como criar uma vitrine virtual

Cada site possui as suas particularidades para criar uma vitrine virtual. Entretanto, na maioria das vezes o processo é bem simples. Se você não tiver experiência, recomendados que procure um profissional.

Mas se você já tiver bastante familiaridade com esse universo, é possível fazer sozinho. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Informe o seu login e senha para entrar na página de administração do site.
  2. Geralmente, a vitrine encontra-se em “menu > personalização > vitrine”.
  3. Clique em “criar vitrine”.
  4. Insira um nome que tenha a ver com a sua campanha atual, como “Dia dos Pais 2017”.
  5. Escolha os produtos que vão ficar dispostos na vitrine.
  6. Feito isso, basta ativá-la ou salvá-la (caso queira revisar depois).

Vale ressaltar que também é possível criar uma vitrine online no Facebook da sua empresa! A forma mais comum de fazer isso é por meio da criação de um álbum de fotos. Esse recurso é bastante interessante, pois permite uma interação maior entre a empresa e o consumidor.

Para que a estratégia dê certo, contudo, é preciso responder a todos os comentários e mensagens privadas. Nesse momento, seja simpático, educado e forneça todas as informações que o internauta desejar. Lembre-se de que você estará em um ambiente público e, portanto, cuidar da imagem e a reputação da sua marca é essencial.

Como vocês viram, criar uma boa vitrine virtual é mais simples do que imaginamos. Basta escolher bem os produtos, ter fotos de qualidade e adotar algumas estratégias de divulgação — como exibição de promoções, utilização de SEO etc.

Com essas ações, serão consideravelmente maiores as chances de você aumentar as taxas de conversão de clientes. Lembre-se de que a vitrine é o cartão de entrada do seu negócio — tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. Por isso, faça um bom trabalho!

E então, gostou das nossas dicas sobre vitrine virtual? Quer ficar por dentro de outras ideias que podem impulsionar o seu negócio? Então, siga-nos em nossas redes sociais — Facebook e YouTube — agora mesmo!