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Você sabe a importância de um bom relacionamento com o fornecedor?

No campo dos negócios, fala-se muito sobre a necessidade de um bom relacionamento com os clientes. De fato, é fundamental manter esse relacionamento saudável com a clientela se você não quer perdê-la.

Contudo, além dos clientes, também é preciso manter um bom relacionamento com o fornecedor. Afinal de contas, são eles que fornecem a matéria-prima ou o produto que você precisa para manter o seu comércio.

Por isso explicaremos, neste post, a importância de se relacionar positivamente com os fornecedores e como fazer isso. Continue lendo e confira:

A importância do fornecedor para o processo

Basicamente, o processo consiste em um conjunto de tarefas que procuram atender da melhor maneira possível as necessidades do consumidor — seja por meio de produtos, seja pela prestação de serviços.

O fornecedor, por sua vez, é a pessoa (física ou jurídica) que fornece os insumos essenciais para que o processo se realize. Aqui, entenda como insumos tudo aquilo que contribui para a realização do processo:

A relação entre fornecedor e cliente

Dessa forma, os fornecedores são importantes para que o cliente fique satisfeito com o resultado. Se o fornecedor fornece material de boa qualidade, no prazo certo, conforme as preferências do público consumidor e indo de encontro às suas necessidades, naturalmente será mais fácil para sua empresa despertar o interesse das pessoas e transformá-las em clientes.

Mais do que isso, será mais fácil para você mantê-las como clientes depois da primeira compra — ou seja, fidelizá-las.

Como você está percebendo, faz parte da gestão de um bom relacionamento com o cliente a boa relação com seus fornecedores. Afinal, de uma forma indireta, eles fazem uma ligação entre sua empresa e o cliente satisfeito.

As vantagens de um bom relacionamento com o fornecedor

Quando o empreendedor mantém um bom relacionamento com seus fornecedores, pode usufruir de diversas vantagens. Uma delas é a oferta de diversos produtos de boa qualidade, que aumenta as opções de escolha. Outra é a possibilidade de oferta de uma nova linha de produtos ou serviços, que poderá ajudar a otimizar as atividades da empresa ou impulsionar as vendas.

Além disso, você poderá gozar de boas opções de pagamento ao ter um bom relacionamento com o fornecedor, como prazos maiores, cartão especial e até tolerância em relação a atrasos e imprevistos.

Os preços também podem representar um diferencial. Considerando o relacionamento de longo tempo, a aquisição ininterrupta de mercadorias ou, simplesmente, o fato de que você é um bom cliente, o fornecedor poderá oferecer bônus, descontos e até trocas e devoluções mais flexíveis.

Com um relacionamento positivo, você poderá, também, fazer planejamentos de longo prazo. Caso seu fornecedor abasteça seu negócio com um insumo essencial, que você precisa usar continuamente, pense na possibilidade de programar compras futuras.

Essas compras planejadas a longo prazo permitem que você se previna contra a inflação (o aumento desordenado nos preços das mercadorias), contra variações do dólar, contra a instabilidade econômica, contra atrasos na produção e até na entrega.

Sempre que você mantém uma relação saudável com seus fornecedores, isso repercute de forma positiva para seu negócio.

Quando uma empresa vive mudando de fornecedores, brigando com um e com outro, é sinal de que o empresário não é um bom cliente: pode ser mau pagador ou de natureza difícil de negociar, pode não levar a sério suas obrigações, pode envolver-se em atividades “pouco recomendáveis”, visando sempre levar vantagem em tudo.

Portanto, procure ter uma relação boa com todos os fornecedores, mesmo que sejam temporários ou que nem cheguem a fechar negócio com você — afinal, não é porque uma empresa não fornece insumos para seu negócio que você precisa ter atritos com ela.

Enfim, tenha em mente que manter um bom relacionamento com o fornecedor deve ser uma prioridade na gestão empresarial.

A escolha de bons fornecedores

Na hora de escolher bons fornecedores (aqueles com os quais seja possível manter um relacionamento saudável e, dentro das possibilidades, duradouro), considere sempre critérios como:

E para confirmar a boa reputação do fornecedor, é importante saber a opinião de outras empresas que fazem compras com ele: o que pensam do atendimento, dos prazos de entrega, da responsabilidade em cumprir seus compromissos.

Nesse sentido, a internet é uma fonte de pesquisa que, se bem aproveitada, pode fornecer informações valiosas. Confira os comentários dos consumidores sobre os diferentes fornecedores, a quantidade de queixas e elogios e o comportamento da empresa diante das reclamações.

Quanto a isso, o site Reclame Aqui é um bom local para consultar o índice de aceitação de uma empresa e a forma como ela resolve seus problemas. O sistema simples e prático de pontuação, disponível em sites e blogs, é uma forma interessante de avaliar com equilíbrio até que ponto a empresa fornecedora merece crédito.

Além disso, considere o custo-benefício no momento de avaliar os preços. Nem sempre o mais barato é o melhor. Pode até ser que seja, considerando que o nível de concorrência e a crise econômica podem motivar as empresas a baixarem preços para aumentar seu potencial competitivo. Mas leve sempre em conta a qualidade do insumo e os serviços oferecidos.

E lembre-se ainda de que compras em grande quantidade geralmente envolvem maiores descontos — caso o fornecedor seja inflexível nesse ponto, é certo que outros oferecerão melhores condições para você.

As dicas para manter um bom relacionamento com o fornecedor

Agora, confira algumas dicas valiosas para manter sempre um bom relacionamento com seus fornecedores:

Agora que sabe a importância de um bom relacionamento com os fornecedores, aproveite para descobrircomo escolher um ótimo fornecedor de móveis para sua loja!