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5 dicas essenciais para não errar nas promoções na Black Friday

Prática americana que foi difundida há certo tempo no Brasil, a última sexta-feira do mês de novembro, mais conhecida como Black Friday, é aguardada ansiosamente pelos clientes. O motivo é simples: nessa data, as lojas trazem ofertas exclusivas, atendendo a todos os gostos e, principalmente, bolsos. 

Não há dúvidas de que essa ação é capaz de alavancar as vendas e maximizar os resultados. Mas, para surtir o efeito esperado, o empresário deve ter cuidado redobrado com alguns aspectos. Caso contrário, as promoções na Black Friday pode ser um verdadeiro tiro no pé, gerando um cenário nada positivo para o estabelecimento. 

Quer um exemplo? Não caia no erro de oferecer descontos enganosos. Lembre-se de que esse foi um dos motivos pelos quais os consumidores começaram a se referir à ação como “Black Fraude” ou “tudo pela metade do dobro do preço”. Essa postura desonesta, além de afastar o cliente da loja, vai repercutir negativamente para a empresa.

Interessou-se pelo assunto e quer algumas dicas de como ter uma estratégia imbatível e evitar possíveis falhas na Black Friday? Continue a leitura!

1. Analise o estoque

O primeiro passo para obter sucesso na campanha é analisar bem o estoque. Veja quais produtos têm menor rotatividade, ou seja, que estão “encalhados”, e aplique descontos consideráveis nessas mercadorias. Afinal, produto parado é sinônimo de prejuízo, não é mesmo? 

Uma boa ideia aqui é reduzir os preços sucessivamente. Isto é: quanto mais o cliente comprar, maior será o desconto. Se ele adquirir um item, o preço terá uma dedução de 10%. Já se forem duas peças, a porcentagem vai para 15% e assim por diante. 

O lucro em cima de cada item pode até diminuir, mas em contrapartida você terá um volume de venda expressivo, gerando um cenário benéfico. É importante frisar que os descontos sucessivos atraem a clientela e ajudam a criar o senso de urgência. 

Outro ponto importante é verificar se existe um estoque adequado para a campanha. O mais indicado, nesse sentido, é ter um boa quantidade das mercadorias que saem bastante, ou seja, que são o carro-chefe da casa. 

2. Capriche na decoração

Você já parou para pensar o que leva um cliente a entrar em uma loja e não na outra? Claro que os preços são um dos motivos, mas não é só isso! Saiba que a fachada e a vitrine fazem toda a diferença no processo de captação.

Lojas que têm um design inovador e conseguem montar uma exposição exclusiva são mais atraentes. Já aquelas que pecam na organização interna e dispensam a decoração não são bem-vistas pelo público. 

Os clientes buscam por uma experiência única. A empresa deve criar estratégias capazes de fazer com que o consumidor se sinta realmente valorizado e encantando. Nesse cenário, nada melhor do que apostar em uma decoração para lá de especial durante a Black Friday. 

Não se esqueça ainda de deixar o devido espaço para a circulação interna. Como já dizia a sabedoria popular, em alguns casos, menos é mais. Então, cuidado para não exagerar na exposição, evitando passar uma imagem de desorganização. 

3. Invista em anúncios

Quem não é visto, não é lembrado: essa é uma máxima no mundo dos negócios. Por isso, de nada adianta ter uma decoração linda e ter pleno controle de estoque para a data, mas não investir em anúncios.

O ideal é procurar por meios que dialoguem diretamente com o seu público-alvo. Vale desde redes sociais, como Facebook Ads, Twitter Ads e Instagram Ads até mesmo mídias mais tradicionais, como televisão e rádio. 

Não existe uma fórmula mágica. O importante é anunciar nas plataformas que estão presente no dia a dia do consumidor. Ao repercutir a campanha nos diferentes canais, existe grande chance de as informações alcançarem um número significativo de pessoas. Então, não pense duas vezes para investir na presença online

Como a demanda em datas comemorativas e sazonais é maior em algumas plataformas, o mais indicado é programar a campanha com certa antecedência, garantindo que ela esteja no ar nos dias desejados. 

4. Honre os compromissos

Na ânsia de fechar o negócio, não são raros os casos em que os vendedores prometem mundos e fundos para o cliente. Eles dizem, por exemplo, que a assistência é 24 horas ou ainda que o produto será entregue no mesmo dia. 

Mas, na verdade, os atendentes sabem que não será possível honrar com o compromisso firmado. Essa atitude, sem sombras de dúvidas, gera um quadro complicado, fazendo com que o cliente fique totalmente insatisfeito  e com toda razão. 

Portanto, seja sincero com o seu público e prometa apenas o que de fato pode ser colocado em prática. Jamais passe informações incompletas com o intuito de finalizar a venda. Ao mentir ou omitir, você até pode fechar o negócio durante a Black Friday, mas perderá o cliente e também a sua credibilidade no mercado. 

5. Ofereça promoções exclusivas para compradores fiéis

Aquele consumidor que está com você o ano todo e que já conquistou um lugar especial na empresa merece uma promoção distinta, concorda? Afinal, faça sol ou chuva, ele sempre priorizou os produtos e serviços do seu empreendimento. 

Então, nada mais sábio do que criar um pacote especial para esses clientes, mostrando que a empresa é grata pela parceria. Isso não significa que você terá que reduzir ainda mais os preços. Até por que existem formas diversas de agradá-los.

Talvez seja possível, por exemplo, ampliar o prazo de pagamento, aumentando o número de parcelas e mantendo o mesmo valor da compra à vista. Essa é apenas uma alternativa. Use e abuse da criatividade para pensar em brindes exclusivos para os clientes mais antigos. 

Criar promoções na Black Friday é uma estratégia efetiva, que vai potencializar os resultados. Por isso, comece a se programar desde já e faça um planejamento completo, levando sempre em consideração as particularidades do seu público. 

Gostou do conteúdo e quer se inteirar ainda mais sobre o assunto? Então, leia na íntegra o nosso post com 8 dicas essenciais para aumentar as vendas de móveis na Black Friday. Colocando em prática as nossas sugestões, você conseguirá montar uma campanha infalível!