Blog da Linea

8 truques para economizar na compra de móveis

 

O momento de decorar e mobiliar a casa para deixá-la com a sua cara é uma etapa  crucial, mas que acaba nos levando a sentimentos contraditórios. Afinal, ao mesmo tempo em que você experimenta a satisfação de dar identidade ao seu lar, a compra de móveis também traz muitas preocupações relacionadas ao orçamento, às características e às funcionalidades dos produtos, entre outros detalhes.

Por isso,  é muito importante que você planeje bem todo o processo de decoração. Dentro do projeto, o mobiliário da sua casa precisa ser pensado com carinho e atenção, para que você possa fazer as compras com mais tranquilidade, aproveitando a parte positiva de adquirir móveis novos e, o mais importante, sem apertar demais o seu bolso.

Para que a compra de móveis não ultrapasse seus planos financeiros, que tal aprender alguns truques para economizar? Continue lendo, aprenda com as nossas dicas e aplique tudo enquanto você mobília a sua casa. Confira!

1. Estabeleça um orçamento máximo

Vamos começar falando justamente de orçamento? Afinal de contas, os preços dos móveis variam muito e fazer um planejamento para mobiliar a casa não é tarefa fácil.

Mesmo assim, você precisa ter na cabeça o que quer comprar ou trocar nos ambientes do seu lar e, é claro, o quanto pode gastar. Com essas ideias em mente — e, de preferência, no papel — você já consegue estabelecer um teto antes de sair às compras.

As lojas oferecem muitas formas de pagamento para facilitar a aquisição de móveis, mas lembre-se de que isso não significa que produtos sairão mais baratos. Por mais que você possa dividir uma compra em inúmeras parcelas, ao final do processo o dinheiro terá saído do seu bolso do mesmo jeito.

Portanto, faça um cálculo de qual porcentagem do seu salário pode ser comprometida com prestações e vá controlando isso durante as compras. Com esse valor em mente, priorize a compra dos móveis que mais estão fazendo falta na sua casa e, se você achar que consegue ter um orçamento mais folgado, tente pagar à vista para conseguir descontos.

2. Saiba o que você está precisando

Você já experimentou a sensação de entrar em uma loja de móveis e ter vontade de sair de lá com todos os produtos em um caminhão? Pois é, esse é um desejo muito comum para quem está mobiliando a casa nova ou reformando.

O que acontece é que, nem sempre, tudo o que vemos pela frente é o que realmente precisamos naquele momento. Por isso é tão importante que você saiba quais são as necessidades do seu imóvel.

Para não comprar por impulso, faça antes uma escala de prioridades. Por exemplo: se você está sem sofá na sua sala de televisão, essa deve ser a sua prioridade, e não uma mesa de canto que vai, provavelmente, só complementar a decoração.

O que pode ajudar nessa escala de prioridades é avaliar a funcionalidade de cada móvel e se você já tem ou não ele em casa. Se ele é fundamental para o ambiente e você ainda não o possui — como no caso do sofá, por exemplo —, então é melhor direcionar seu orçamento pra isso, em vez de adquirir produtos que só vão trazer valor estético para os espaços.

3. Siga um estilo de decoração bem definido

Outro truque que pode ajudar bastante é tentar eleger um estilo de decoração e segui-lo enquanto compra os móveis. O estilo da sua casa, afinal, deve refletir a sua personalidade e, de quebra, ainda orienta a compra de móveis.

Nada de sair por aí comprando produtos aleatoriamente, pois essas peças não serão capazes de compor o ambiente de forma adequada e harmônica. O resultado pode ser catastrófico e, possivelmente, você terá que comprar móveis novos antes do necessário.

Essa dica, inclusive, vale para quem tem dificuldades em estabelecer combinações no mobiliário. Se for preciso, peça ajuda aos vendedores da loja ou pesquise ideias de estilos de decoração que mais chamam a sua atenção: tradicional, moderno, minimalista, retrô, rústico, entre outros exemplos.

4. Reaproveite o que você já tem em casa

Se a ideia é economizar, talvez seja interessante reaproveitar móveis que você já possui em vez de comprar produtos novos, não é mesmo? Se você está saindo para comprar móveis novos apenas porque enjoou do seu mobiliário antigo, que tal procurar um serviço de restauração para alguns deles?

Na maioria das vezes, restaurar ou reciclar peças desgastadas ou quebradas, sai mais em conta do que adquirir um móvel novo. Além de economizar, você ainda contribui para a onda do consumo consciente, que propõe a valorização do que já temos em vez de comprar só por comprar. Legal, não é mesmo?

Ao reaproveitar peças antigas, restaurar móveis estragados ou reciclar materiais para construir uma mobília nova, você ainda faz uma composição com móveis novos e restaurados, criando um estilo próprio e único. Também vale ressaltar que a necessidade de compra passa rapidinho e você poupa um bom dinheiro!

5. Pesquise os melhores preços

Viu na vitrine? Achou bonito? Já quer comprar? Que tal segurar um pouco a vontade e pesquisar os preços? Essa regra, aliás, é universal para quem deseja economizar. Se você quer encontrar os melhores preços e oportunidades, então não tenha preguiça e pesquise muito.

A internet, inclusive, é uma excelente aliada nessa tarefa, pois permite buscar em vários lugares diferentes os mesmos produtos, com rapidez e praticidade. Hoje existem plataformas que servem especialmente para comparar preços em diferentes lojas e você pode se surpreender com a diferença de valores ou com as praticidades que podem ser oferecidas — frete grátis, melhores formas de pagamento, opção de entrega com montagem, entre outros.

O mais importante é não ter pressa para comprar, pois os produtos não sairão correndo e o mercado se encarrega de manter muitas opções para quem quer mobiliar e decorar a casa com bom gosto e estilo. Ao final da pesquisa, escolha o móvel com melhor custo-benefício e feche o negócio!

6. Inclua o preço do frete e da montagem no orçamento

Por falar em praticidades oferecidas durante a compra, nem sempre a loja que oferece o melhor custo-benefício garante a montagem do produto ou custeia o frete. Então, na hora de fazer o orçamento, inclua esses valores no total.

Quando for realizar as suas compras, lembre-se de que esses detalhes podem fazer bastante diferença no valor final, mas nem sempre isso quer dizer que você está saindo no prejuízo.

Dependendo da situação, compensa mais arcar com o frete e a instalação ou montagem, do que deixar por conta do fornecedor e o serviço não atender as suas expectativas, por exemplo. Com a próxima dica, você pode reunir as informações necessárias para descobrir mais sobre o que é melhor em cada caso.

7. Realize a compra de móveis de maneira segura

Quem se previne está sempre um passo à frente, não é mesmo? Quando o assunto é compra de móveis, não é diferente. Em todo tipo de comércio existem os bons e os maus negócios e nunca sabemos o quanto as lojas estão sendo transparentes ou não com os seus clientes.

Para evitar problemas, como aqueles relacionados a pagamentos e garantia de produtos, faça sempre uma pesquisa prévia da loja. Mas como? Procure por informações em sites de reclamações ou nas páginas em redes sociais da própria empresa. Além disso, você pode pesquisar o CNPJ da empresa e contar com o Procon e órgãos de defesa do consumidor.

Além desse cuidado prévio, é interessante guardar todos os comprovantes e demais documentos relacionados ao processo de compra, para que você esteja munido de provas caso algo saia errado. O móvel pode não ser entregue, entregue errado ou com defeito ou, até mesmo, apresentar problemas dentro do prazo de garantia. Então, mantenha tudo guardado, desde e-mails de negociação até notas fiscais.

8. Cuide da pintura e iluminação do ambiente

Para comprar móveis de maneira correta, outros truques podem ajudar, como é o caso de pintar e iluminar os ambientes corretamente. Você sabia que isso faz muita diferença no resultado final da decoração? Quando as paredes do cômodo estão com pintura nova e com tonalidades equilibradas com o restante da decoração, os seus móveis ganham muito mais destaque e são mais valorizados. Na maioria das vezes, o problema nem sempre está na mobília, afinal!

O mesmo acontece com um espaço bem iluminado. Ao saber direcionar bem a iluminação, tanto natural quanto artificial, você valoriza mais os móveis e deixa o ambiente mais bonito, destacado e confortável.

Além disso, saiba posicionar bem as peças do mobiliário para que a luz natural — ou até mesmo a artificial — não queime sua superfície. Essa situação é um dos principais motivos para que a durabilidade dos móveis se perca rápido, fazendo com que seja necessária uma nova compra em um curto espaço de tempo.

E aí, você gostou dos truques que selecionamos para economizar na compra de móveis? O principal é saber que, nem sempre, a economia é visível no momento da compra, mas sim na durabilidade do móvel, na qualidade do material e no conforto que ele pode proporcionar. Pesquise sempre, com paciência, para que você consiga chegar o mais próximo possível do melhor custo-benefício.

Agora que você já sabe todos os truques, que tal colocá-los em prática? Comece conferindo nosso catálogo online!