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6 dicas de decoração para loja de final de ano

Final do ano é o momento para relaxar com a família, assistir os mesmos filmes natalinos de sempre e comprar muitos presentes! Opa! Essa última parte da tradição natalina interessa, e muito, ao varejista de plantão. Afinal, o Natal é uma das datas mais importantes para o varejo, mesmo em época de crise. Para se ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê uma movimentação de R$ 32,1 bilhões até o final do ano.

Os consumidores começam a elaborar as listas de presentes para o Natal. Os varejistas, por outro lado, preparam suas listas de prioridades. Sim, é preciso muito planejamento para aproveitar ao máximo essa onda de consumo e conquistar a sua merecida parcela do faturamento previsto para a data. O ideal é pensar nos quatro Ps do marketing para atrair o consumidor: Preço, Produto, Promoção e Praça.

O último P, infelizmente, é um dos elementos mais ignorados pelos varejistas, e isso pode custar caro para o negócio. Isso porque uma estratégia de marketing só está completa quando existe uma coesão entre os quatro elementos. Se a decoração do interior da loja não condiz com o produto, por exemplo, pode gerar um ruído de comunicação para o cliente, e a marca perderá o seu valor agregado.

Pensando nisso, no post de hoje, resolvemos trazer 6 dicas de decoração para loja neste final de ano. Confira!

1. Trabalhe os Hot Spots

Nem sempre as nossas escolhas têm como base a razão. Muitas das vezes, por sinal, somos movidos por instintos ou pelo nosso inconsciente. Quando o assunto é o consumo, então, esses impulsos são ainda mais fortes — e é claro que tanto os profissionais do marketing quanto os publicitários brincam com esses impulsos o tempo todo, procurando direcionar as nossas escolhas.

Agora, você sabia que a decoração da sua loja também pode provocar determinadas escolhas no consumidor? Não? Então, é chegado o momento de falarmos sobre os Hot Spots! Basicamente, os “pontos quentes” da loja são determinadas áreas onde o impulso para o consumo é muito maior, seja pela praticidade, seja pela atratividade do ponto.

Um bom exemplo é o caixa: na hora de pagar, o cliente está mais propenso a adquirir pequenas lembranças, por exemplo, e esses itens podem ficar estrategicamente expostos lá. Identifique outros pontos como esse na sua loja!

2. Mescle o espírito natalino à marca

É Natal! Verde, branco, dourado e o vermelho são as cores mais marcantes dessa data comemorativa. Acontece que a sua marca também tem a sua própria personalidade, que não pode ser deixada de lado. Como vimos anteriormente, é muito importante não criar ruídos de comunicação e confundir o seu consumidor.

O ideal, portanto, é mesclar o espírito natalino ao conteúdo já explorado por você nos outros dias do ano. A identidade da marca é tão importante quanto o apelo visual do Natal. Claro, se as cores da data vierem a calhar, use-as sem problema nenhum. Caso prejudiquem, o ideal é mesclar pequenos elementos, como os próprios ícones do Natal (duendes, renas etc.), para fazer referência ao Natal e, ao mesmo tempo, mostrar quem você é.

3. Pense nos móveis utilizados

Os móveis utilizados na loja podem gerar um impacto no consumo muito maior do que você pensa. Eles precisam ser práticos, confortáveis e, acima de tudo, não devem atrapalhar a experiência do consumidor. Por isso, é preciso pensar não só na sua qualidade, mas, principalmente, na forma como eles ficarão dispostos na loja.

Claro que o primeiro passo é procurar por bons fornecedores que tenham produtos com excelente custo-benefício. Além disso, na hora de comprar, pense sempre nas características do público. É uma loja de roupas masculinas? Então, que tal optar por cadeiras e almofadas para que a parceira possa esperar tranquilamente o final das compras? Para cada público, há uma necessidade que muda completamente a decoração da loja.

4. Preste atenção nas tendências

Você terá uma movimentação muito maior de clientes na sua loja, e, em alguns casos, serão pessoas que nunca fizeram negócios com você antes. Por isso, neste Natal, procure surpreender o cliente com as novas tendências do mercado de decoração e design.

São inúmeras as possibilidades disponíveis hoje no mercado e, por isso, vale a pena conferir sempre se existem soluções que podem trazer um diferencial para a loja ou, simplesmente, reforçar os valores e a personalidade da sua marca.

Um bom exemplo são as vitrines 3D, como opção mais tecnológica. Há, também, os designs vintage e minimalista, que vêm sendo muito utilizados por lojistas.

5. Faça uma boa vitrine

Fazer uma boa vitrine é uma arte que pode mudar completamente o fluxo de clientes da sua loja. Tudo dependerá do bom gosto do lojista. Neste Natal, vale tudo: flocos de neve em spray, guizos natalinos, sinos dourados, entre outros. Claro, tudo isso pode servir de adorno, mas, novamente, é muito importante ficar atento para manter a personalidade da sua marca.

A forma como os produtos são expostos na vitrine também deve ser pensada de acordo com a identidade da marca. Em uma loja de produtos populares, por exemplo, expor itens em promoção é a melhor estratégia. Por outro lado, se estivermos falando de uma loja que vende produtos de luxo, a discrição é a palavra de ordem, portanto, é melhor demonstrar apenas poucos itens atraentes.

6. Lembre-se da iluminação

No Natal, todas as lojas estarão mais iluminadas do que nunca para chamar a atenção do consumidor. Afinal, a festividade pede por isso. Inclusive, é tradição em muitos países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, trabalhar bastante na iluminação do Natal. Basta lembrarmos daqueles filmes em que as casas do subúrbio norte-americano parecem fazer parte de algum tipo de festival.

Claro que a decoração da loja pode abusar da iluminação. Nas vitrines, escolha o branco, caso estejamos falando de produtos mais luxuosos, pois é uma cor mais discreta e neutra. Se for uma loja popular, pode usar como quiser, desde que elas combinem entre si. Internamente, as mesmas coisas de sempre: iluminação indireta e evitar os holofotes diretamente nas peças para não danificá-las.

Gostou das nossas dicas sobre decoração para loja? Que tal conferir agora 8 formas de aumentar a visibilidade da sua loja?