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6 técnicas de venda para fidelizar os clientes de sua loja

Você sabia que 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% dos seus rendimentos? Essa é uma proporção aproximada do que o mercado acredita ser a participação e a influência dos clientes fidelizados em uma organização.

Por isso, se você acredita que uma venda termina depois da entrega do produto, está muito enganado: o ideal é trabalhar algumas técnicas de venda para que os clientes retornem e se fidelizem ao seu negócio.

A seguir, mostraremos 6 dessas técnicas. Confira!

Programas de fidelidade

Nossa primeira técnica de venda já é bem conhecida. Os programas de fidelidade nada mais são do que a gamificação das compras, isto é, o processo de tornar o consumo um jogo de videogame.

À medida que o cliente faz compras com a sua empresa ou realiza qualquer tipo de ação de interesse ele ganha pontos, que podem ser acumulados para trocar por brindes, descontos, entre muitas outras coisas.

Atendimento personalizado

Em uma pesquisa desenvolvida pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, foi constatado que, para o consumidor, o atendimento é mais importante que os preços ou a qualidade dos produtos.

Por isso, se a ideia é fidelizar uma grande parcela do seu público-alvo, o ideal é que você invista em treinamentos para melhorar a qualidade do seu relacionamento com o cliente, encantando e garantindo a satisfação total.

Customer Relationship Management (CRM)

Nossa próxima dica não é bem uma técnica, mas uma ferramenta poderosa para a fidelização. No item anterior, vimos que é preciso fornecer um bom atendimento e que, além disso, é preciso que ele seja personalizado.

Para que o atendimento seja personalizado, no entanto, é preciso conhecer o cliente, certo? Por isso, é muito importante que você aposte na automação dos processos internos, e o CRM é o melhor sistema para adquirir informações úteis sobre o cliente.

Branding

Quanto mais representadas as pessoas se sentem por uma marca, maior será a chance de fidelizá-las. Por isso, o ideal é que você trabalhe no branding da sua empresa.

O branding trata-se da geração de valor em cima da sua marca, criado por valores transmitidos pela empresa ou por critérios mais objetivos, como o bom atendimento ou a segmentação do público-alvo. Quanto mais rica for a sua marca, certamente mais clientes fidelizados ela terá.

Redes sociais

A massificação das redes sociais trouxe uma nova forma de relacionamento entre as pessoas. Para as empresas, esse se tornou um dos principais vínculos criados com o consumidor. As mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, não são apenas uma forma de divulgação ― se fosse apenas isso, não seriam tão interessantes.

O grande diferencial é a possibilidade de desenvolver um laço efetivo com a clientela, gerando aproximação e, consequentemente, fidelização.

Experiências positivas

Por fim, é preciso considerar que, muitas vezes, os consumidores são motivados por questões emocionais. Uma boa ambientação, com uma música de fundo interessante e conveniente, por exemplo, já podem causar um impacto significativo na percepção do consumidor.

Por isso, é preciso que você trabalhe em experiências positivas, que vão desde o bom atendimento que já vimos, até um processo de entrega rápido e eficaz. Pequenas ações como essas certamente podem funcionar como excelentes técnicas de vendas.

Gostou das nossas dicas? Para você, qual dessas técnicas é a mais poderosa? Deixe nos comentários!