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7 dicas essenciais para criar um bom site de vendas de móveis

A internet se tornou uma ferramenta tão importante que mudou até mesmo a maneira como as pessoas realizam suas compras. Por isso é que diversos nichos do mercado (a maioria) passaram a investir na área e criar site de vendas para atrair esse novo tipo de cliente digital.

Esse é o caso do ramo de móveis e decoração, por exemplo, que foi considerado o segundo principal segmento de atuação de empresários virtuais, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae e E-commerce Brasil.

Que tal, então, colocar a sua loja na mesma trilha e desenvolver um bom site de venda de móveis? Nós temos as dicas certas para ajudá-lo. Confira!

1. Assegure uma boa usabilidade ao criar site de vendas

Os termos podem confundir, mas nós vamos explicar melhor. A usabilidade de um site, nesse caso, é a facilidade com que o usuário navega dentro dele, resumidamente. Isso é importante, pois muitas lojas virtuais apresentam um design incrível e não pensam que a velocidade do carregamento das páginas interfere na experiência do cliente.

Então, quando você for criar um site de vendas de móveis, dê prioridade à sua usabilidade, a fim de não perder clientes para a concorrência pelo simples fato de as suas páginas demorarem a carregar. O tempo médio de espera dos usuários é de menos de 2 segundos, pra você ter uma ideia!

2. Desenvolva um design agradável que gere confiança

É claro que a usabilidade é importante, mas não dá para deixar a estética do site a desejar. O design da sua lua virtual, afinal, é uma extensão da identidade visual da empresa. Logo, também é preciso se esforçar para construir um design agradável e que passe a confiança que o cliente procura no ambiente virtual.

Esses podem ser detalhes subjetivos, mas você não tem ideia da diferença que faz transmitir uma boa impressão por meio dos aspectos visuais. Os usuários conseguem enxergar nisso o potencial da sua marca e de seus produtos.

3. Garanta a segurança do cliente

Para que o usuário se sinta seguro, você não pode contar só com a boa imagem que vai passar. O serviço completo, nesse sentido, depende também de um sistema de compras realmente confiável, que garanta toda a segurança possível para o seu cliente.

Procure, então, obter os melhores certificados de segurança da web, para deixar bem claro aos seus clientes que eles estão navegando e informando seus dados pessoais e de pagamento em um ambiente totalmente seguro.

4. Forneça o máximo de informações sobre os seus produtos

Essa estratégia é essencial para o bom funcionamento de sua loja virtual. Como o seu cliente não está vendo o produto ao vivo, ele espera que você forneça o máximo possível de informações sobre o que está comprando.

A descrição dos móveis — que inclui dimensões, materiais, cores, entre outros detalhes — evita que o cliente receba um produto diferente do que estava imaginando. Para que não ocorram pedidos de devoluções e trocas (assunto que abordaremos mais adiante), é essencial que você seja transparente sobre as informações e descrições dos seus produtos.

O que ajuda bastante nesse sentido é a produção de vitrines online, que permitem que o cliente veja como o móvel fica disposto em um ambiente, por exemplo. Ele certamente se sentirá mais atraído para obter o produto em função da atmosfera que a vitrine transmite: muito mais que um móvel, ele estará comprando estilo, conforto e modernidade.

5. Fique atento aos direitos do consumidor

Não é só porque a loja se encontra em um ambiente virtual que as leis e os direitos do consumidor deixam de valer. A devolução por arrependimento ou desistência, por exemplo, também é concedida ao cliente digital (desde que ele demonstre tal interesse dentro de sete dias corridos a partir da data de recebimento da sua compra).

É importante cuidar para que a qualidade do produto também seja a mesma afirmada na descrição do site. Todos esses detalhes não podem ser deixados de lado pelo fato de a venda ser online. A máxima de que o cliente sempre tem razão também vale para o âmbito virtual: dê total assistência e ofereça o melhor serviço e atendimento.

6. Evite as trocas e devoluções

As trocas e as devoluções são um direito do consumidor, mas o ideal é tentar diminuir sua ocorrência para não haver mais prejuízos do que ganhos em sua loja virtual de móveis. Para isso, você pode adotar alguns cuidados e práticas simples, que vão além da descrição fiel do produto.

Como o cliente virtual é totalmente visual, você precisa investir em fotografias de qualidade dos seus móveis, de preferência em alta resolução e com o fundo branco, para que o usuário consiga visualizar todos os detalhes e características.

A ideia da vitrine virtual também entra aqui, mas a novidade que temos na dica é que você pode incluir uma pessoa no ambiente, por exemplo. Essa estratégia garante que o usuário tenha uma ideia fiel do tamanho e da disposição dos móveis e faça comparações mais precisas com a sua realidade.

7. Facilite a montagem dos móveis

Se o produto é entregue desmontado, deixe essa informação bem clara no site. Para que não haja problemas, envie junto com o móvel um manual detalhado sobre como o consumidor deve realizar a sua montagem.

Outra opção caso a loja não ofereça a montagem é informar ao cliente uma lista de possíveis fornecedores do serviço próximos de sua localidade. Uma sugestão é oferecer ao consumidor a possibilidade de entrar em contato com a loja física, quando possível, para solicitar a montagem ou a indicação de montadores na sua região.

Se a sua ideia de criar site de vendas de móveis ainda não saiu do papel, então este é o momento para começar. Que tal atrair mais clientes com uma loja virtual completa, organizada e segura?

O importante é que você continue se informando para garantir todo o suporte necessário que seu site precisa. É só assinar nossa newsletter e continuar a receber os conteúdos! Que tal?