Blog da Linea

8 ideias criativas para decorar as paredes da sua casa

As paredes têm participação importante na composição do estilo de uma residência porque estão presentes em todos os ambientes internos. Além da tradicional pintura e do revestimento com materiais, elas também podem receber objetos e peças de mobiliário para ganharem toques de personalidade.

Ficou com vontade de conhecer as opções? Então acompanhe este post com 8 ideias de decoração de parede para se inspirar e colocar em prática!

1. Pendure acessórios decorativos

Pendurar itens na parede é uma das maneiras mais tradicionais de decorar a casa, então, por que não adotar? Em vez de se limitar aos tradicionais quadros na sala, use a criatividade para elaborar combinações com outros acessórios decorativos.

Você pode, por exemplo, montar um jogo com espelhos de tamanhos diferentes no quarto ou na sala de jantar. A solução também ajuda a iluminar os cômodos, já que os espelhos refletem a luz e dão a impressão de que o espaço é maior.

Veja outras opções de itens para pendurar:

2. Distribua móbiles

Os móbiles são superversáteis. Eles podem ser feitos com pedaços de tecido, papel, plástico ou metal e costumam ser mantidos ao lado de cortinas e persianas.

Customizar um modelo é fácil: basta usar barbante, lã ou fio de nylon para amarrar pequenos elementos, como:

Os móbiles prontos devem ser distribuídos lado a lado na superfície escolhida. O ideal é fixá-los no teto para que caiam sobre a parede e cubram do topo até a base.

3. Monte um varal de fotos

Os porta-retratos são os primeiros objetos procurados por quem quer fazer uma exposição com fotografias. Apesar disso, saiba que existem outras formas mais divertidas de brincar com essas lembranças, e uma delas é o varal de fotos.

Para montá-lo, selecione os retratos que deseja incluir na decoração — podem ser coloridos ou em preto e branco. Agora estique um barbante sobre a parede e prenda suas extremidades com fita adesiva ou com preguinhos.

Com a base pronta, é só pendurar as fotos no fio utilizando prendedores de roupa. Se preferir, você pode substituir o barbante por um pisca-pisca natalino e, assim, obter uma iluminação lúdica no ambiente.

4. Invista em adesivo ou papel de parede

Mais prático do que o papel, só o adesivo de parede. Apesar das diferenças, os dois materiais são indicados para quem quer mudar o visual da casa sem sujeira, sem trabalho e sem gastar muito.

Com tantos fornecedores no mercado, você com certeza encontrará uma opção que combine perfeitamente com o estilo do ambiente. São diversos modelos coloridos, estampados, listrados, texturizados e até com efeito 3D para explorar.

Uma alternativa para quem não encontra o papel ou adesivo desejado é usar pedaços de fita isolante ou Washi Tape para criar figuras. Nesse caso, é só cortar as fitas no tamanho desejado e combiná-las formando desenhos ou palavras.

5. Compre ou crie uma lousa decorativa

As lousas tão usadas nas salas de aula agora fazem parte dos projetos de interiores. É possível encontrar modelos decorativos nas principais lojas, com tamanhos e formatos variados para riscar com giz branco ou colorido.

Você pode adquirir uma lousa gigante e cobrir uma grande área ou investir em várias peças pequenas, criando um mural. É interessante colocar as lousas em ambientes que pedem um visual mais divertido, como os ateliês e quartos infantis.

Outra possibilidade na lista de ideias de decoração de parede é fazer uma lousa com tinta. Existem produtos específicos para essa finalidade e você pode encontrá-los nas cores preto e verde-escuro.

6. Use prateleiras e estantes para exibir objetos

Presentes na maioria das casas, as prateleiras e estantes são perfeitas para decorar paredes com objetos e pertences dos moradores. Elas também permitem aproveitar o espaço vertical, que é extremamente valioso em cômodos pequenos.

Procure aproveitar peças que você já tem em casa ou que são herdadas da família. Se quiser um visual mais moderno, invista em outros tipos de estantes: existem modelos com linhas irregulares, com relevos em diferentes níveis e até curvados.

As prateleiras podem ser combinadas para criar desenhos na superfície onde estão instaladas. Alguns modelos já vêm prontos para encaixar nas quinas e encontros de paredes, o que dá um novo uso aos cantinhos esquecidos da casa.

7. Faça desenhos usando pintura com estêncil

A técnica de pintura com estêncil é muito usada para aplicar símbolos, palavras e desenhos em superfícies verticais. Ela combina moldes e tinta para transferir imagens específicas a pisos, paredes, muros e até tecidos.

Se você acha que está na hora de mudar a aparência das paredes, experimente brincar com essa técnica. Primeiro, desenhe a figura escolhida em um pedaço de papel ou acetato e recorte o centro para obter um molde.

Depois, é só posicionar o molde e preenchê-lo com tinta spray. Repita o processo quantas vezes quiser até cobrir a superfície com as figuras. Aguarde a secagem e curta o resultado.

8. Complemente com painéis e nichos

Assim como as estantes e prateleiras, os nichos são capazes de complementar o visual. Você pode encontrar modelos em diferentes materiais (como madeira, MDF ou acrílico) para pendurar vasos, porta-retratos, livros e coleções de CDs.

Outra opção para compor são os painéis que, além de enfeitarem a parede, oferecem suporte para a televisão e compartimentos fechados para o armazenamento de objetos. Se não quiser exagerar na mistura de cores e materiais, escolha um modelo de painel que combine com o estilo presente no cômodo.

E aí, curtiu a lista de ideias de decoração de parede? Se a resposta for positiva, aconselhamos que você selecione as mais interessantes para testar em casa!

Aproveite que o momento é de inspiração e baixe agora o nosso catálogo de produtos Linea 2017!