Blog da Linea

Aprenda a mobiliar e dar amplitude em 7 truques

Os imóveis atuais estão cada vez mais compactos e, com a redução dos metros quadrados, aumenta o desafio na hora de mobiliar as casas e apartamentos. A pergunta que não quer calar é: como mobiliar a residência, otimizando o espaço e criando a sensação de amplitude?

Apesar de desafiadora, essa missão não é impossível. Com alguns truques para dar amplitude, dá para usar os móveis a favor da decoração, organização e funcionalidade do ambiente. Continue lendo o nosso artigo e comprove!,

1. Planeje a disposição da mobília

Um dos primeiros passos para mobiliar a casa gerando amplitude é planejar a disposição dos móveis. Antes de comprar e instalar as peças, liste tudo que pretende incluir no cômodo, meça o espaço disponível e faça um esboço da disposição dos itens. Vale até demarcar o chão utilizando fitas ou jornais para simular como o ambiente ficará depois de receber os novos móveis.

2. Aposte em móveis suspensos

Se o ambiente é pequeno, uma ótima pedida para fazer com que ele pareça mais amplo é apostar em móveis suspensos. Isso é o que chamamos de verticalização. Recorra aos nichos, prateleiras, painéis e estantes instalados no alto. Dessa maneira, a área de circulação é preservada e o cômodo aparenta ser mais amplo.

3. Invista em peças com porta de correr

Outro jeito de economizar espaço e fazer o ambiente parecer maior é investir em móveis com porta de correr. Como essas peças não abrem para fora, apenas deslizam para os lados, centímetros preciosos são poupados. A regra vale não somente para as portas dos móveis, mas também para as portas e janelas dos cômodos.

4. Prefira os tons claros

Esse truque é conhecido, mas não custa relembrá-lo. As cores claras criam a sensação de amplitude, por isso, vale a pena investir em móveis de tonalidades suaves. Isso não significa que a decoração deve ser monótona e monocromática. Tampouco quer dizer que sua escolha precisa se restringir a móveis brancos. Pelo contrário! Os móveis em tons amadeirados e os objetos decorativos com tons vibrantes são bem-vindos também, desde que sejam usados com equilíbrio.

5. Mantenha a distância adequada entre os móveis

Para que o ambiente não fique poluído e pareça ainda menor, preserve a área de circulação mantendo a distância adequada entre os móveis. O ideal é deixar, no mínimo, 90 cm de distância entre um móvel e outro. Desse modo, a decoração fica clean e as pessoas podem transitar pelo espaço sem esbarrar em nada.

6. Opte por móveis multifuncionais

Uma maneira bastante eficiente de aproveitar cada centímetro do espaço é optar por móveis multifuncionais, os famosos dois em um. Aposte em camas e pufes com baú, invista em racks com painel para a TV e adquira mesas extensíveis. O sofá-cama também é uma peça versátil, que pode ser útil para receber os hóspedes com total conforto.

7. Escolha móveis proporcionais ao espaço

A última carta na manga pode fazer mágica pela decoração do espaço. Estamos falando da escolha de móveis proporcionais. Ao mobiliar sua casa, respeite as dimensões do ambiente. Se o cômodo é pequeno, prefira móveis compactos. Se o cômodo é espaçoso, opte por móveis maiores. Simples assim!

No mais, para ampliar os ambientes, pinte as paredes com cores suaves, capriche na iluminação, utilize espelhos na decoração e evite os excessos decorativos. Além de acertar na escolha da mobília, é fundamental se atentar a esses detalhes.

E aí, gostou das nossas dicas para dar amplitude aos ambientes? Vai colocar esses truques em prática para fazer sua casa parecer maior do que realmente é? Tem alguma outra sugestão? Deixe seu comentário!