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Como definir o melhor mix de produtos para a sua loja de móveis?

A composição do mix de produtos de uma loja de móveis tem influência direta no interesse dos consumidores. Acontece que encontrar o conjunto ideal de itens nem sempre é tarefa fácil, afinal, exige a análise de diversos fatores, como perfil e poder aquisitivo do público-alvo, ramo de mercado, tamanho da empresa, entre outros.

Para deixar tudo isso mais claro, vamos mostrar a importância de fazer boas escolhas e, ainda, dar dicas para você atingir esse objetivo e impulsionar as vendas. Acompanhe!

Por que ter cuidado com a definição do mix de produtos?

Comercializar as peças certas é essencial para o sucesso de qualquer loja de móveis. Ao apostar em uma boa variedade, você consegue conquistar mais clientes e tem a possibilidade de expandir o mercado de atuação para participar de diferentes nichos.

O cuidado com a definição dos modelos deve ser uma preocupação constante dos lojistas, independentemente se o objetivo for montar um mix do zero ou ampliar o leque de produtos existentes. Veja por que isso é importante e quais os benefícios garantidos:

Como fazer a melhor escolha para a loja de móveis?

Uma decisão importante costuma se basear na avaliação de diferentes questões. Isso também vale para a definição do mix de produtos. Se você ainda tem dúvidas para começar, não deixe de conferir os próximos tópicos. Listamos passos importantes que devem ser seguidos para a escolha dos melhores modelos. Confira:

Conheça seus clientes

Preencher o ponto de venda com inúmeras peças de mobiliário não é a melhor maneira de atrair o público. Pense: de que adianta o consumidor ter variedade de peças disponíveis se nenhuma delas atende suas necessidades? É preciso priorizar os modelos certos, ou seja, aqueles que terão procura na sua loja.

Para descobrir quais são as peças mais desejadas, você terá que conhecer o perfil da clientela. Faça pesquisas e se coloque no lugar das pessoas que visitam o seu estabelecimento. Esse é o primeiro passo para encontrar os itens que mais têm a ver com o seu negócio e que poderão fidelizar os clientes.

Observe as lojas concorrentes

Todo empresário avalia a concorrência, por diversos motivos. Fazer esse tipo de análise também é importante no momento de definir o conjunto de produtos que vão aparecer no ponto de venda. Sendo assim, procure saber o que as outras lojas estão oferecendo e se elas trabalham com algum diferencial de peso.

Além de entender as estratégias de venda adotadas por essas empresas, você pode conferir as características do produtos que elas selecionaram. Observe detalhes, como material, acabamento, tamanho, e outros aspectos que considerar importantes. A partir disso, busque maneiras de destacar seu mix e distanciar a margem de concorrência.

Equilibre o volume

Mais produtos pode significar maiores chances de venda. Porém, isso não funciona se os itens não forem bem-aceitos pelo público. Para equilibrar a quantidade e qualidade, tenha cuidado com os excessos. Disponibilizar peças além do necessário aumenta os gastos com estoque e faz com que a sua loja perca dinheiro.

Uma boa dica é fazer testes aos poucos, com alguns grupos de produtos e, então, acompanhar a reação dos consumidores. À medida que perceber aumento da procura por determinado modelo, você já pode ampliar a oferta e renovar o estoque.

Escolha bons fornecedores

A seleção dos fornecedores de móveis é outro fator que interfere na qualidade do mix de produtos. Afinal, empresas com credibilidade garantem consistência para o seu negócio, entregando peças de qualidade dentro do prazo estabelecido.

Agora, imagina ter problemas com atraso nas entregas para reabastecimento do estoque da sua loja? Uma boa variedade vai por água abaixo se o fornecedor não cumprir a sua parte no contrato.

Portanto, seja cauteloso na escolha para evitar problemas. Com um parceiro de confiança, você terá os melhores produtos no tempo certo, o que significa vitrines sempre cheias e atrativas para os clientes.

Analise o histórico de vendas

Não negligencie o poder do seu histórico de vendas. Um olhar atento a esses dados permite que você identifique os produtos que mais saem na loja, bem como os modelos que não têm apresentado tanta procura.

As peças mais vendidas devem continuar fazendo parte do mix. Você pode até encomendá-las em maior quantidade, já que terá a certeza da procura. Por outro lado, corte investimentos naqueles itens que ficam muito tempo parados no estoque. Uma boa saída é fazer promoções com os exemplares que restaram para que saiam da loja quanto antes.

Acompanhe os resultados

Além do histórico de vendas, é importante que você acompanhe os resultados de todas as estratégias adotadas, desde a definição do mix até a comercialização dos produtos. Isso permitirá entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado nos mais diversos setores.

Para um controle eficiente das informações, estabeleça um período de avaliação e invista em ferramentas ou metodologias que auxiliem na execução dos processos de análise. Você pode, por exemplo, registrar e comparar a rentabilidade e o custo de fabricação de cada peça de mobiliário.

O objetivo é entender se o mix de produtos realmente está trazendo resultados para o seu negócio e, principalmente, se está garantindo a satisfação dos clientes. Lembre-se que mudanças e adaptações são necessárias para oferecer sempre o melhor ao mercado e obter destaque entre tantos estabelecimentos.

As informações do artigo foram úteis para você? Quer conferir peças de qualidade e que são desenvolvidas com base nas melhores tendências? Então, aproveite e dê uma olhada em nosso catálogo de produtos!