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Como fidelizar clientes durante a Black Friday em 4 passos

Surgida na década de 1990, nos Estados Unidos, a Black Friday é a primeira sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando as lojas realizam grandes promoções para incentivar o início das vendas de Natal.

No Brasil, a Black Friday não está relacionada ao feriado de Ação de Graças (data que não é comemorada aqui), mas acontece quase que simultaneamente ao movimento dos Estados Unidos — neste ano, ela está marcada para o dia 25 de novembro.

A data é uma grande oportunidade para quem deseja fidelizar clientes. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer isso:

Treine a equipe para atender bem

No dia da Black Friday, a sua loja ficará lotada de clientes que nem sempre aparecem por ali. Então, é fundamental que o atendimento prestado seja o melhor possível. Reúna a sua equipe de funcionários alguns dias antes e trace uma estratégia de atendimento em conjunto. Ouça as sugestões deles e crie formas de incentivo para os melhores vendedores.

Você não pode correr o risco de perder vendas neste dia e, muito menos, de fidelizar clientes novos para a sua loja, não é mesmo?

Ofereça descontos maiores para compras em conjunto

Uma boa maneira de valorizar os clientes que vão à sua loja no dia da Black Friday é oferecer descontos progressivos de acordo com o valor comprado. Assim, a pessoa se sente atraída a comprar mais, aproveitando a oportunidade.

Por exemplo: se um cliente vai à sua loja de móveis com o intuito de adquirir uma mesa de jantar, você pode oferecer um desconto maior do que o normal caso ele compre, também, as cadeiras.

Faça um estudo dos tipos de negócio que seriam interessantes para você — e para o cliente, é claro — e não deixe de manter os vendedores atualizados antes de abrir a loja.

Aproveite para fidelizar novos clientes

Essa dica é muito importante para a fidelização de clientes. Mesmo que a pessoa não compre no dia da Black Friday, você pode recebê-la depois, com a loja mais vazia, para oferecer produtos que sejam interessantes.

Dessa forma, não deixe de treinar seus funcionários para que eles anotem dados dos clientes que forem à sua loja no dia da promoção, principalmente o telefone de contato. Essas informações serão importantes para que você consiga boas vendas no futuro.

Crie um ambiente confortável

No dia da Black Friday, as lojas ficam muito cheias, e vários clientes podem acabar desistindo da compra se o ambiente não estiver convidativo. Portanto, algumas semanas antes, faça uma revisão em seus aparelhos de ar-condicionado e verifique a condição dos banheiros e das outras instalações da sua loja. No dia, ofereça água e café para que os seus clientes se sintam em casa.

Com essas dicas, você não só conseguirá boas vendas no dia da Black Friday, como também vai fidelizar clientes para o futuro!

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