Blog da Linea

Como montar um plano de negócios para minha loja de móveis?

O plano de negócios é uma iniciativa essencial para quem deseja empreender no segmento de móveis. Essa ferramenta tem a finalidade de diminuir a insegurança antes da abertura de um empreendimento, reduzir imprevistos durante a jornada e aumentar a probabilidade de sucesso.

Inclusive, esse é o melhor momento para as lojas de móveis. Dado que o mercado de construção está bastante impulsionado, os novos apartamentos e casas exigem novidades com relação a mobílias. Por isso, os profissionais precisam de excelentes treinamentos para atender as demandas de peças de primeira linha e vencer a concorrência.

Neste artigo, você vai entender as principais ações de um plano de negócios e os benefícios de cada uma delas para a sua organização. Afinal, esse documento possibilita ao empreendedor compreender a sua atual realidade com o objetivo de desenvolver as melhores estratégias em curto, médio e longo prazo. Vamos conferir?

Analise o mercado

Essa fase do planejamento diz respeito às condições externas que apresentam motivos para que a empresa dê certo. Pensando dessa forma, saiba que toda organização surge por conta de um problema a ser resolvido, isto é, estabelecer um plano de negócios é mostrar aos potenciais clientes que algo pode ser melhorado e a solução está em sua marca.

Portanto, é fundamental quantificar o mercado e avaliar a sua viabilidade econômica. A vantagem disso é a capacidade de visualizar o potencial de retorno sobre o investimento do negócio, por meio da definição dos principais perfis de clientes — também conhecido como persona — que o empreendimento busca e o tamanho do mercado que espera alcançar. Questione-se: as pessoas costumam investir no que você está disposto a fornecer?

Outro fator importante é a análise da concorrência. Ainda que os dados quantitativos sejam interessantes nesse estágio, como concorrentes diretos e indiretos, é primordial mapear os pontos mais valorizados pelos clientes nesse segmento e cruzar as informações adquiridas para avaliar a sua empresa e seus concorrentes de acordo com os mesmos critérios. Esse processo é denominado como curva de valor.

Invista em planejamento de marketing

Após entender a fase atual do seu negócio, estabelecer as diferentes personas que compõem o público-alvo e avaliar os concorrentes minuciosamente, chegou o momento de elaborar o planejamento de marketing.

Nessa etapa, é interessante que seu plano de negócios tenha informações suficientes quanto aos diferenciais do seu produto e possíveis evoluções a longo prazo capazes de beneficiar seu público e outros investidores.

As estratégias de comunicação têm como finalidade definir os canais que serão utilizados para anunciar e se relacionar com suas diferentes personas. Os meios para essa divulgação podem ser online ou offline, e a escolha dependerá do orçamento disponível ao departamento e do perfil do público. Conheça alguns deles:

Mídia offline

Também denominada como mídia tradicional, ela abrange todas as estratégias promocionais que não fazem uso da internet para garantir seu alcance. Desse modo, as mensagens chegam até as personas de maneira rápida e sem que elas interajam com a marca. As mídias offline mais conhecidas são:

Mídia online

Ao contrário da mídia offline, essa opção exige que os usuários estejam conectados às ferramentas digitais para visualizarem a sua mensagem. Atualmente, muitos empreendedores investem na presença online da sua marca.

Tendo em vista que essa é uma plataforma mais acessível tanto em questão financeira como no alcance do público, possibilita a criação de campanhas muito eficientes e de maneira dinâmica. As práticas mais populares são:

Fidelização de clientes

As estratégias de fidelização auxiliam no aumento das vendas da sua loja de móveis. Mesmo em meio à crise, manter-se otimista e bem informado com as novidades do mercado são condições básicas para alcançar o sucesso. Além disso, diversas ações podem ser realizadas para estimular a fidelidade dos consumidores, por exemplo:

Desenvolva um planejamento operacional

Antes de qualquer coisa, é importante que a empresa tenha um plano estratégico, com a visão nítida do futuro da empresa, por meio de fatores ambientais externos e internos, os quais determinam sua visão, missão e valores.

O planejamento operacional propõe resultados a curto prazo, envolvendo serviços rotineiros de todos os níveis da organização, necessários para que a organização obtenha ótimos desempenhos e conquiste os objetivos das decisões estratégicas.

É imprescindível que o CEO entenda que todos os colaboradores devem estar em sintonia com todas as etapas dos planejamentos. Afinal, se o plano tático e operacional não forem bem estabelecidos, a chance de a estratégia sair do papel é mínima. Inclusive, esse é um incentivo para que todos se comprometam com os resultados.

Elabore um plano financeiro

O plano financeiro é a última — e mais importante — etapa do plano de negócios. Nesse momento, serão realizadas as previsões de receitas e gastos, além de avaliar a viabilidade do projeto com base no planejamento desenvolvido.

Sem as expectativas financeiras bem delineadas, será difícil conquistar clientes e atrair potenciais investidores. É essencial levar em consideração que a principal razão para a falência de novos empreendimentos é a falta de visão empresarial na execução de uma excelente estrutura financeira direcionada ao desenvolvimento da empresa.

Entenda que não é fundamental que você seja um economista para criar o planejamento financeiro da sua empresa. Reconhecer os detalhes, determinar metas, levar em conta os recursos aplicados e converter esses fatores em realidade é o bastante. Você pode dividir essa tarefa em 3 partes:

Você curtiu este artigo com alguns métodos para montar um plano de negócios para a sua loja? Então continue com a visita em nosso blog e descubra como fazer o controle de caixa da sua loja de móveis!