Blog da Linea

Conheça 6 tipos de painéis para TV e saiba como escolher o seu

Felizmente, os anos se passaram e os aparelhos de televisão evoluíram de enormes e pesados caixotes para telas extremamente finas e leves. Como consequência, os suportes para as TVs também tiveram suas releituras e hoje existem diferentes tipos de painéis disponíveis no mercado.

Agora que você está conseguindo deixar sua casa com a sua cara, a televisão também merece um painel novo, você não acha? Mas a dúvida que fica é: como escolher o modelo certo? Se você continuar lendo, vai conhecer 6 tipos de painéis e ainda aprender mais sobre a peça coringa da sala de estar. Vamos lá?

O papel dos painéis na decoração

Com casas e apartamentos com metragens cada vez menores, fez-se necessário pensar em alternativas para a decoração. Como a televisão hoje é mais fina e leve, os painéis para a sala de estar tornaram-se não só uma forma prática de suporte, mas também um item que dá todo o charme no projeto de decoração do ambiente.

A grande vantagem desses tipos de painéis é que eles são muito versáteis: você pode encaixar o seu dentro do estilo da sua casa e, além disso, consegue se adequar em diversos formatos e acabamentos — o tamanho e o material serão detalhes escolhidos a partir do conceito que você quer para a sua decoração.

Tanto comprados prontos quanto encomendados de acordo com as necessidades dos moradores da casa, os tipos de painéis disponíveis no mercado só precisam, também, estar de acordo com o tamanho e peso da TV. Além disso, como veremos adiante, você tem a opção de acrescentar mais detalhes, como nichos ou prateleiras, para aplicar mais personalidade ao espaço.

Qual a melhor forma de instalar um painel para TV?

Além de ser uma forma inteligente de otimizar o espaço da sua sala de estar, os painéis para televisão também podem ser um truque esperto para esconder todas aquelas fiações que estragam o visual da decoração. Já pensou por esse lado? Todos os fios e tomadas podem ficar escondidinhos, sem ser necessário rasgar a parede ou deixar os cabos aparentes.

Mas, para que você consiga o efeito que deseja, precisa saber instalar corretamente o seu painel, de forma que, em primeiro lugar, ele fique em uma parede de destaque do ambiente. Para descobrir qual é essa parede, basta fugir daquelas que ficam opostas às janelas ou outro tipo de entrada de luz, para evitar o reflexo na tela da TV.

E, por falar no aparelho, o seu painel precisa estar de acordo com as suas polegadas — quanto maior o tamanho da televisão, maior a distância entre o sofá e o móvel. Para tomar como base, um aparelho de 32 polegadas pede uma distância de 1,8 a 2 metros, por exemplo.

Quais os principais tipos de painéis para televisão?

Agora que você descobriu as vantagens de um painel de televisão e aprendeu as melhores formas de posicioná-lo na sala de estar, chegou a hora de conhecer os principais tipos disponíveis. Veja a seguir!

1. Painel de MDF ou madeira reflorestada

Que o MDF revolucionou o mercado de móveis em geral, nós já não temos mais dúvida. A sigla de Medium Density Fiberboard, que significa “placa de fibra de média densidade”, fez com que fosse possível ter móveis maravilhosos em casa com um custo mais baixo — diferentemente dos tradicionais modelos de madeira maciça, por exemplo.

Mas não se engane com relação à qualidade do material! O MDF, assim como os móveis feitos com madeira reflorestada, são ecologicamente corretos, resistentes e podem receber camadas antiumidade e antifúngicas, para preservar ainda mais as peças. A possibilidade de acabamentos também é enorme e, como no caso dos painéis, você pode encontrar a peça do tamanho exato que precisa.

2. Painel de vidro

Você sabia que também é possível fazer o seu painel para televisão com vidro? Além de ser um material simples e fácil de limpar, o vidro é atemporal na decoração. Outro fator é qu a transparência ainda deixa o ambiente mais leve, principalmente se o espaço que você dispõe para a sala de estar for pequeno.

O vidro, no caso, é ideal apenas para os painéis simples de parede e, na maior das hipóteses, para o tampo das prateleiras que você optar por adicionar no suporte da televisão. Você pode escolher um material simples, transparente, fosco e, até mesmo, vidro pintado a quente, que adiciona um toque de cor — à sua escolha — no ambiente.

3. Painel de revestimentos

Os tipos de painéis que são confeccionados com os próprios revestimentos de parede também são boas alternativas, principalmente para quem quer algo mais permanente. Você pode escolher entre infinitas cores, texturas e acabamentos e o melhor dessa ideia é que é possível soltar a imaginação e criar combinações lindas para a decoração.

O resultado, apesar de prático, fica sofisticado, uma vez que você chama toda a atenção da sala para a parede revestida.  Os relevos de algumas texturas fazem as vezes de um painel e a iluminação do ambiente realiza o restante do serviço, para garantir profundidade e destaque.

4. Painel de gesso

Seguindo a ideia do painel de revestimento, uma ideia bacana é usar o gesso como material para criar o seu suporte ou nicho para TV. Além disso, é possível combinar a parede com a madeira ou o MDF para compor um visual despojado e equilibrado visualmente.

O gesso ganhou espaço na decoração de interiores e não é para menos, já que as paredes decoradas com placas desse material barateiam a construção, sendo possível deixar o ambiente mais iluminado e leve, com relevos incríveis feitos com baixo custo e rapidez de execução.

5. Painéis no estilo rack

Se você quer um espaço a mais para colocar outros aparelhos, além de peças decorativas, também existe a possibilidade de escolher um painel acoplado ao rack. Essa junção de funções faz com que você tenha as duas peças num só lugar, economizando espaço e trazendo nichos e prateleiras para dispor objetos que expressem sua personalidade e, até mesmo, gavetas para organizar suas coisas.

6. Estante para TV

Apesar de ser um pouco diferente do painel solitário, a estante ainda é uma ótima opção para quem quer mais nichos para organizar seus pertences, livros etc. Mais amplo, esse móvel comporta a televisão e, ainda, esconde certas “baguncinhas” que todos nós temos em casa.

Indicadas para salas maiores, as estantes chamam mais a atenção no ambiente e, portanto, é preciso que você saiba dosar a quantidade de itens decorativos expostos nela. Você ainda pode optar por um móvel com pés ou sem pés — uma decisão importante quando o assunto é limpeza, não é mesmo?

Se você tiver em mente o espaço da sua sala de estar e souber exatamente os seus gostos pessoais, com certeza vai fazer a escolha certa entre os tipos de painéis disponíveis hoje no mercado.

Para facilitar ainda mais nessa tarefa, além de todas as dicas dadas até aqui, que tal conferir o nosso catálogo online de produtos e escolher o seu painel hoje mesmo?