Blog da Linea

Conheça 8 jeitos inusitados de usar nichos na decoração

Quando temos nossa própria casa, é sempre muito bom experimentar novos jeitos de deixá-la mais aconchegante e bonita, principalmente com novos objetos e mobiliário. Basta surgir uma tendência interessante e queremos logo aplicar as ideias nos nossos ambientes, não é? Esse é o caso de nichos na decoração!

Se você está pensando em dar um toque original às suas paredes, não pode deixar de conferir alguns jeitos inusitados de utilizar nichos na decoração. Além de lindos, eles trazem diversos benefícios e ajudam a manter o ambiente organizado.

Neste post, listamos sugestões de como utilizá-los em vários cômodos da casa! Vamos conferir?

1. Nichos com revestimento em pedra para o hall de entrada

Vamos começar pela entrada da casa? Que tal valorizar o hall com um nicho na parede feito em pedra? Ele pode ser embutido, apenas com iluminações focais para trazer um tom mais intimista. Outra opção é usá-lo como espaço para montar um pequeno jardim de inverno.

Esse tipo de nicho, aliás, gera a sensação de que um pedaço de uma antiga parede de pedra foi preservado, e o efeito é incrível! Além disso, a textura diferenciada quebra um pouco a monotonia da entrada, graças ao contraste que ela cria com o restante do ambiente.

2. Nichos de gesso para substituir as prateleiras da sala de estar

Para quem gosta de um estilo de decoração mais moderno e minimalista, a aposta no branco é certeira. Então, nada melhor do que produzir em sua parede da sala de estar uma falsa parede de gesso, que permita embutir alguns nichos.

É possível utilizar a estrutura geométrica construída como uma estante, o que pode ser uma boa ideia se o seu apartamento for pequeno, pois o espaço fica mais arejado, liso e limpo. Você pode, ainda, adicionar elementos decorativos nos nichos, trazendo as cores e os detalhes necessários para arrematar o visual.

3. Nichos na decoração para dividir ambientes

Os nichos, como você deve ter notado, não são só decorativos, mas também bastante funcionais. Além de servirem muito bem de alternativa às prateleiras, eles também podem ser usados para dividir os ambientes da casa, gerando “cômodos”. Já tinha pensado nisso?

A técnica é simples e é ótima para os apartamentos pequenos. Basta dividir dois ambientes com os nichos em vez de criar paredes. Assim, você aproveita melhor o espaço da casa sem que ela perca amplitude.

Se as peças forem abertas, ainda podem ser usadas como suporte para objetos em ambos os cômodos e ainda garantem uma ligação visual incrível e moderna.

4. Nichos para preencher alguns cantos esquecidos

Outra maneira inusitada de utilizar um nicho na decoração é dar uma cara nova aos ambientes ao preencher cantos esquecidos. Pode ser aquela parede sem graça do corredor da casa, a parte de baixo da escada, entre outros cantinhos geralmente sem muita utilidade.

É possível aplicar nichos tanto embutidos quanto vazados na parede e aproveitá-los de forma decorativa: coloque flores e vasinhos de plantas, alguns quadrinhos conceituais, objetos abstratos, entre outros itens que podem trazer ainda mais personalidade para o seu lar.

5. Nichos para organizar o seu o home office

Outra funcionalidade dos nichos é a sua capacidade de organizar os ambientes. Quando instalados nas paredes, eles servem não só como item de decoração, mas também como espaço para guardar livros, revistas, pastas, materiais de escritório, entre outras coisas.

Um home office bem-montado requer tudo sempre à mão, com todos os objetos organizados e, se possível, com aquele toque de decoração para otimizar a estética do lugar. Então, abuse dos nichos a fim de sair da mesmice das prateleiras e minimizar a bagunça da mesa de trabalho.

6. Nichos para substituir a cabeceira da cama

Será que é possível usar nichos também no quarto? Quando estamos falando de quartos infantis, as ideias fluem mais fácil, uma vez que eles são ótimos para deixar o ambiente lúdico e também para organizar os brinquedos da criançada.

Mas, e no seu quarto? Também é possível! A cabeceira da cama, por exemplo, pode ser substituída por um nicho único — ou vários deles, menores. Feito isso, adicione elementos decorativos do seu gosto pessoal, livros, porta-retratos ou simplesmente uma iluminação pontual a fim de deixar o cômodo mais intimista e dispensar os abajures tradicionais.

7. Nichos para organizar os itens de banheiros

A funcionalidade organizadora dos nichos também costuma ser aproveitada nos banheiros. Principalmente quando se trata de um espaço pequeno, as paredes podem recebê-los não só como adorno, mas também como espaço para guardar toalhas, produtos de higiene ou de limpeza, entre outros. Os nichos podem ser instalados até mesmo em substituição aos armários e gabinetes convencionais do seu banheiro.

Além disso, dentro do box do chuveiro eles também são muito bem-vindos, para apoiar os shampoos, condicionadores e sabonetes, por exemplo. Mas, nesse caso, é preciso que sejam feitos com material resistente à umidade, é claro!

8. Nichos para evidenciar objetos e obras de arte

Em vez de simplesmente pregar um quadro na parede, que tal deixar a decoração mais interessante colocando-o dentro de um nicho? Essa técnica é ótima para evidenciar objetos dos quais você gosta muito e que, isolados, dão um show à parte na decoração.

Se quiser aplicar essa ideia, o melhor é apostar nos modelos embutidos, para que o vão receba e dê destaque ao objeto ou obra de arte — assim como em museus e galerias. Você ainda pode contar com a ajuda de uma iluminação focal a fim de realçar ainda mais o elemento decorativo. Que tal?

A tendência de usar nichos na decoração realmente chegou para ficar e é capaz de otimizar ainda mais a nossa casa. Além de garantir uma estética sofisticada, eles ajudam na funcionalidade para que os ambientes fiquem sempre organizados. Como consequência, ainda conseguimos poupar espaço!

Depois de ler e descobrir todas essas formas inusitadas de utilizar os nichos na decoração do seu lar, você certamente ficou com vontade de aplicar as dicas em casa, não é verdade? Então, que tal começar pela sala? Veja 7 jeitos diferentes de usar e decorar com nichos nesse cômodo!