A qualidade de um produto e a agilidade na entrega são duas condições valorizadas por qualquer perfil de cliente. Para atender a essas necessidades, empresários e lojistas precisam investir mais na gestão de um setor que muitas vezes é negligenciado na rotina de trabalho: o estoque.
Neste post, vamos abordar a importância de um controle de estoque eficiente e também daremos dicas rápidas para aplicá-lo na sua loja de móveis. Aproveite!
A importância do controle de estoque
Quem tem loja de móveis sabe que é muito mais fácil administrar recursos e tarefas em um ambiente de trabalho organizado. Dentro desse ambiente, o estoque é um dos setores mais importantes porque engloba as primeiras etapas necessárias para uma operação de venda de sucesso.
Quando praticada diariamente, a gestão do estoque permite que lojas atendam seus clientes de maneira rápida para garantir a satisfação, reduzir custos e eliminar desperdícios. Nesse segmento, o controle deve ter como objetivo garantir a aquisição adequada dos produtos e também a qualidade das operações e entregas finais.
Embora complexa, a tarefa de gerir um estoque pode ser facilitada com bom planejamento e definição de metas a serem alcançadas em cada período do ano. Os detalhes devem ser discutidos com toda a equipe envolvida nas vendas para que todos trabalhem em conjunto visando o mesmo objetivo.
Veja abaixo as principais vantagens de fazer o controle de estoque na loja de móveis:
Otimização do investimento
Por comportar a maior parte dos investimentos de uma loja de móveis, o estoque precisa ser muito bem cuidado e administrado. O acompanhamento frequente permite que a empresa otimize cada aquisição com os fornecedores de móveis, fazendo escolhas certeiras para a venda e prevenindo gastos em produtos obsoletos.
Dados precisos sobre vendas e demandas
O trabalho na área comercial exige conhecimento detalhado sobre quantidade de vendas e demandas de produtos em determinados períodos. Quem se planeja sabe que essas informações podem ser obtidas rapidamente com um controle de estoque eficiente.
Aumento da produtividade
O registro é a base do controle de estoque em qualquer empresa. Quanto mais detalhado e organizado for esse processo, mais fácil para a equipe de vendedores identificar um produto na hora de mostrá-lo ao cliente. Com as operações agilizadas, a rotina diária se torna mais produtiva e traz melhores resultados.
Diminuição de erros
Uma loja com deficiências no controle de estoque comete mais erros em várias etapas do processo de vendas. Nessa situação, as equipes correm o risco de divulgar anúncios de móveis com valores trocados ou até mesmo com modelos que não existem mais no catálogo da loja.
Com a prática diária do registro e acompanhamento, é possível evitar problemas maiores e o retrabalho dentro do setor.
Redução de perdas
Conhecer o estoque nos mínimos detalhes também é importante para prevenir a perda de produtos e, consequentemente, do dinheiro investido. As informações contidas no setor devem sempre servir de base para a aquisição de novas peças.
Por exemplo, o lojista pode identificar produtos estacionados e, com base nesse dado, não comprar móveis da mesma linha ou modelo. Futuramente, também pode apostar em estratégias (ofertas, promoções) que acelerem a saída desses itens do estoque da loja.
Aumento das vendas
O aumento das vendas é consequência de todas as ações adotadas no controle de estoque. Obviamente, uma loja que consegue repor seus produtos no tempo certo e, de quebra, entregar peças com qualidade e dentro do prazo estabelecido tem tudo para atrair cada vez mais clientes.
Como fazer um controle eficiente?
Muita gente se preocupa em organizar o ambiente da loja sem tomar os mesmos cuidados com a área do estoque. Embora fique longe da vista dos clientes, esse setor também deve ter ocupação planejada e acompanhamento constante para garantir o sucesso de todas as atividades do negócio. Veja dicas para melhorar o controle:
Registre e atualize dados
Para acompanhar e conhecer uma informação, você precisa primeiro registrá-la. Sendo assim, crie uma tabela ou planilha e anote todas as movimentações de produtos realizadas no estoque da loja de móveis. É importante cadastrar itens como quantidade de peças, o custo unitário de cada uma e o custo total do volume existente.
Ao longo do tempo, verifique se as informações contidas no controle batem com aquelas encontradas no estoque. O acompanhamento diário é fundamental para garantir que vendedores estejam sempre trabalhando com dados reais e atualizados.
Crie categorias de produtos
Com o registro pronto, você pode detalhar ainda mais as informações criando categorias de produtos. A divisão ajuda a identificar, por exemplo, quais os modelos de móveis geram mais impacto nas operações da loja. Para esse trabalho, o método de classificação da curva ABC pode ser bastante útil e funciona da seguinte maneira:
- categoria A: itens com maior importância, valor ou quantidade;
- categoria B: itens com importância, valor ou quantidade intermediários;
- categoria C: itens com menor importância, valor ou quantidade.
Automatize o controle
Embora práticas, as operações manuais não devem ser a ferramenta principal do controle de estoque. Hoje, é possível utilizar sistemas de gestão para armazenar e organizar uma grande quantidade de informações de forma rápida e segura. Se possível, adote um software específico para fazer o registro e acompanhar dados com mais eficiência.
Otimize o layout do estoque
O bom uso do espaço físico também é condição que favorece o controle do estoque. Para aproveitar toda a área disponível, faça um estudo com diferentes possibilidades de layout e experimente os resultados até encontrar a distribuição adequada. Com esse cuidado, o fluxo de entrada e saída das peças de mobiliário se torna mais simples e agiliza todas as operações no setor.
Entendendo a importância de um controle de estoque eficiente, fique atento à forma com que seus fornecedores executam esse trabalho na área de produção. Como cliente, você também tem o direito de receber produtos com qualidade e dentro do prazo estabelecido para otimizar as vendas e evitar atrasos na entrega dos móveis.
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