Blog da Linea

Dicas de Iluminação

A sala nos remete a um ambiente de aconchego, relaxamento e receptividade, pois é o ambiente da casa que passamos horas com as nossas famílias ou curtindo aquele final de semana, ou ainda melhor, assistindo nosso filme preferido!

Por isso, existem alguns detalhes que tornam o ambiente mais adequado e aconchegante. E um deles é a ILUMINAÇÃO.

Sim, a iluminação! Um elemento muito importante quando o assunto é decoração, ainda que, a maioria das pessoas não perceba ou não se atentem a isso.

Se você nunca havia pensado em como escolher a melhor forma de iluminar sua casa, aqui vai algumas dicas para você:

1 – SPOTS

Além de serem charmosos, eles são versáteis, podendo ser embutidos em um móvel, na parede ou até no teto de gesso. Com os spots, é possível iluminar algo mais de perto, visto que, são pequenos focos de luz direcionados. Uma ideia é usá-lo para destacar uma decoração, como um quadro ou outro elemento.

A iluminação com spots pode ser feita com trilhos eletrificados, ou unitária. Com isso, você pode decorar seu ambiente reproduzindo um efeito cascata, nas paredes, ou trazer para seu ambiente uma iluminação suave.

Esse estilo de luminária combina com decorações em estilo industrial ou escandinava. Quando escolhido os spots em trilhos, é possível criar uma iluminação difusa, direcionando os spots para vários lados diferentes.

 

2- ABAJUR

Antes de escolher seu abajur, é valido avaliar primeiramente se será usado em uma mesa de cabeceira para auxiliar na leitura, por exemplo, ou em um cômodo como decoração, após isso, escolher um modelo que combine com a decoração do seu ambiente, para harmonizar.

Existem vários tipos de abajures. Os abajures clássicos que são mais conhecidos, e geralmente são uma opção para compor uma mesa de cabeceira. Os rústicos, que são feitos com madeiras e fibras naturais, podendo compor a casa de campo, ou um espaço onde a decoração possui itens em animal print, já os abajures contemporâneos são mais modernos e vão enriquecer sua decoração.

3- LUSTRE

Os lustres são charmosos e trazem um destaque especial para a decoração de qualquer ambiente. Sua principal característica é: a variedade de lâmpadas que os compõe, resultando em uma iluminação mais abrangente.

Existem dois modelos de lustres, o pendente e o plafon. Mas você sabe a diferença entre os dois?

O plafon é mais usado para centros de ambiente e fica próximo ao teto, já o pendente destaca pontos específicos, como uma mesa de jantar.

Ambos vão deixar seu ambiente muito mais aconchegante e sofisticado.

Mas além da escolha do lustre, vale lembrar a importância de escolher a temperatura ideal da luz para o seu ambiente!

Se você deseja deixar sua sala de estar mais aconchegante e intimista, você deve se atentar à temperatura da luz.

O ideal, é que para a sala de estar a iluminação seja mais amarelada (cerca de 2700K), já que o tom traz mais relaxamento ao corpo.

Mas para a iluminação de outros espaços como os do canto da leitura ou mesmo da mesa de jantar, é necessário que a luz seja mais forte para te auxiliar na realização dessas tarefas. Sendo assim, opte por um tom de luz mais neutro (4000K) ou puxando para o branco frio (6500K) como os da imagem abaixo: