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Diferencial competitivo: a importância disso para a sua loja de móveis!

Se você já leu qualquer coisa sobre administração, marketing e negócios, por trabalho ou para passar o tempo, já deve ter ouvido uma expressão bastante popular: diferencial competitivo. A princípio, parece um termo bem simples, mas ainda assim muitas pessoas esquecem exatamente o que ele significa. O resultado? Esse conceito é aplicado de forma errada por vários gestores e empreendedores.

Essa “diferenciação” não é apenas algum aspecto do produto ou do serviço que confere mais qualidade. É algo que distingue a sua empresa das demais, tornando seus negócios, em maior ou menor grau, únicos. Essas particularidades, quando notadas pelo público, oferecem alguma vantagem competitiva, principalmente na captação de clientes.

Agora que você entende o que esse conceito significa, pode estar se perguntando para que ele serve. Bem, é isso que vamos responder neste post.

Qual é a importância de um diferencial competitivo?

Se todos falam tanto sobre esse tema, então ele deve ter alguma relevância, não é mesmo? De fato, ter um diferencial diante da concorrência é algo fundamental no mercado hoje em dia. Veja aqui as 3 principais razões para isso.

1. Criar uma identidade para sua empresa

Como já mencionamos, esse diferencial competitivo é algo que distingue a sua companhia e seus produtos dos demais. Em muitos casos, se um cliente não acredita que há diferença entre um produto ou outro, ele pegará aquele que for mais conveniente ou barato.

Nesses casos, transmitir um diferencial para o público ajudará a construir a identidade de mercado da empresa. Isso evita que sua mercadoria seja vista como “apenas mais uma” no meio de todas as opções. E alguns consumidores podem estar especialmente interessados no tipo de vantagem que você oferece.

2. Aumentar sua colocação no mercado

Um diferencial competitivo auxilia a transmitir sua imagem. Por consequência, ele também ajuda a firmar o nome da sua empresa no mercado. Quando os clientes começam a reconhecer as qualidades únicas dos seus produtos, eles não são mais apenas móveis, eles são os “seus móveis”.

O negócio começa a crescer e ganhar credibilidade, o que atrai um público maior para sua loja. Mesmo que ela seja pequena, restrita a um bairro ou dois, ser referência no meio onde atua já é muito útil.

3. Ter um foco para seus investimentos

Além do que já citamos, um diferencial competitivo quase sempre ajuda o gestor a saber onde concentrar esforços e recursos. Afinal, se é este o fator que mais contribui para as vendas, então é o melhor lugar para conseguir algum retorno sobre seu investimento.

Falta de direcionamento durante o crescimento de um negócio pode facilmente levar a perder muito dinheiro. Se o seu diferencial é ter um material mais resistente e durável, por exemplo, trabalhe em cima disso. Divulgue essa peculiaridade, deixe que seus clientes comparem a qualidade das peças e nunca diminua os padrões. Nada irrita mais um cliente fiel do que perder aquilo que o fazia gostar tanto de uma loja.

Como trabalhar para ter um diferencial competitivo na sua loja de móveis?

Essa é a pergunta mais importante. Não adiantaria de nada saber que algum fator pode ajudar sua empresa e não saber como alcançá-lo. Bem, felizmente, também temos uma lista pra isso. Veja aqui 4 formas de diferenciar sua loja de móveis diante da concorrência:

1. Tenha uma linha ou estilo característico

Um dos elementos que mais chama a atenção dos consumidores na hora de comprar móveis é o estilo. A quantidade de opções é gigantesca. Seria impossível colocar todas as variedades em uma pequena loja (até poderia, mas dificilmente você venderia tudo). Felizmente, você só precisa de um diferencial competitivo para começar.

É bom ter uma gama de opções, mas você pode focar em apenas um tipo de produto como seu principal, como móveis clássicos, pintados, trabalhados etc. Além de permitir certo grau de especialização, você poderá segmentar um pouco mais o seu público, o que facilita o trabalho de propaganda no futuro. E claro, você ainda pode diversificar essas opções assim que adquirir mais capital.

2. Use a tecnologia a seu favor

Isso pode não ser exatamente um diferencial competitivo no sentido que estabelecemos, mas é sempre algo necessário em qualquer empresa. Estar presente na internet, ter um sistema de comunicação integrado, acompanhar seus negócios com um programa de gestão, tudo isso afeta a qualidade do serviço prestado. Isso aumenta consideravelmente as chances de venda da sua loja, além de cortar custos com divulgação tradicional e tempo de gestão.

Um exemplo aqui seria ter uma loja virtual. É fácil de montar, pode ficar aberta 24 horas por dia e requer investimento e manutenção consideravelmente baixos. É um ótimo diferencial competitivo para uma pequena loja, que pode passar a atender um público bem maior.

3. Monte formas de atendimento mais eficientes

Alguns processos de compra são ruins. Envolvem muita burocracia, condições não muito claras, falta de oficialização do acordo, entre outras coisas que podem prejudicar os dois lados. Com o tempo, toda essa lentidão e gasto desnecessário de energia vão espantando os potenciais compradores. Sem compradores, sem dinheiro, sem loja.

Enxugar o processo de venda e atendimento, além de poupar muito trabalho, pode ser mais um diferencial competitivo para sua empresa. Quanto menos tempo o cliente precisa gastar para conseguir o que quer, maior é a chance de que ele volte.

4. Use a logística do ambiente a seu favor

A forma como a loja é organizada também pode ser um fator de diferenciação para muitos clientes. Em vez de deixar tudo espalhado, com alguns corredores para observação, tente arranjar tudo em um padrão. Mesmo em pequenas lojas, isso pode fazer milagres. Organizar peças por grupos (externas, quarto, cozinha) ou por tipo (mesas, cadeiras, sofás) já ajuda a orientar os clientes em direção ao que querem.

Agora que você entende o que é qual é a importância de um diferencial competitivo na sua loja e móveis, é hora de trabalhar isso em sua empresa. Quer mais informações para melhorar o desempenho das suas vendas? Então veja no nosso Guia completo do visual merchandising para loja de móveis.