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E-commerce de móveis: 5 estratégia para ter sucesso nas suas vendas

Com a evolução cada vez maior da tecnologia, a internet tornou-se uma parte fundamental das nossas rotinas — o que levou também a uma grande mudança na forma com que as pessoas efetuam suas compras.

Afinal, em um e-commerce de móveis, por exemplo, os clientes têm acesso a um acervo muito maior e podem entrar em contato mais facilmente com a equipe da loja, além de ser mais fácil pesquisar promoções.

Assim, por proporcionar uma grande economia de tempo e dinheiro em relação às lojas físicas, as compras pela internet tornaram-se a forma de negócio preferida da maior parte da população.

Consequentemente, a concorrência no mundo do e-commerce também não para de crescer. Nesse contexto, como garantir sucesso e lucro para o seu negócio? Colocando em prática as dicas que vamos apresentar a seguir, você vai conseguir. Acompanhe!

1. Invista em marketing digital

Hoje, é imprescindível que toda empresa marque presença na internet, pois a world wide web é o primeiro lugar onde seus clientes (tanto os em potencial quanto os já fidelizados) vão procurá-la antes e depois da realização de qualquer negócio. Mas, para um e-commerce, isso é ainda mais importante, já que a internet é o espaço de trabalho.

Portanto, providencie páginas nas redes sociais para que os clientes e interessados possam seguir a empresa. Ali, você deve postar conteúdos relevantes, não apenas sobre os produtos que você vende, promoções e novidades, mas também sobre assuntos relacionados a, por exemplo, decoração — temas que tenham a ver com seu negócio.

O marketing digital também faz uso do e-mail marketing, estratégia mais antiga que continua funcionando muito bem, mesmo em meio a tantas novidades digitais. A chave, aqui, é enviar apenas conteúdo que realmente seja do interesse do leitor — o que pode ser alcançado por meio de mapeamentos do perfil dos clientes, por exemplo.

2. Otimize seu site pensando no SEO

Não adianta nada ter um site excelente, repleto de produtos incríveis a venda e muito bem organizado, se ninguém for capaz de encontrá-lo, não é mesmo? Mas, em meio à concorrência tão intensa, como garantir que o público-alvo visitará sua loja virtual? Por meio da otimização do site, sempre levando em consideração as práticas de SEO.

SEO vem de Search Engine Optimization, ou “otimização dos mecanismos de busca”, em bom português. Trata-se, basicamente, de um conjunto de táticas para que seu site tenha um bom rankeamento, ou seja, alcance as primeiras posições nos resultados das buscas depois que um internauta faz uma pesquisa relacionada à sua página no Google ou em outros mecanismos de busca.

Para escolher quem ocupará as primeiras posições — que são as mais visualizadas e clicadas pelos usuários —, os mecanismos de busca analisam pontos como:

É recomendado que você aplique o SEO no site da sua empresa (incluindo, aqui, as páginas da loja virtual) e, se houver, também no blog da companhia. Assim, você ajuda seu conteúdo e seus produtos a alcançarem o maior número possível de pessoas — o que, consequentemente, aumenta também o índice de vendas e de lucro da loja.

3. Faça um bom pós-venda

Venda efetivada, trabalho encerrado? Não mesmo! Agora, é hora de investir em um pós-venda de excelente qualidade. O pós-venda é o momento em que, depois de adquirir algo no seu e-commerce, você entra em contato com o cliente para descobrir o que ele achou do produto em si, da experiência de compra e do serviço proporcionado pela sua equipe.

Como seu cliente preferiu fazer as compras online na sua loja em vez de ir pessoalmente a algum estabelecimento, você pode considerar que a internet é o meio preferido de contato dele. Portanto, para o seu pós-venda, uma excelente opção é enviar um breve questionário por e-mail para o cliente que comprou alguma coisa com você.

O questionário pode pedir para que o cliente avalie, de 0 a 5, por exemplo, quesitos como:

Para que seja realmente eficiente, o pós-venda deve ter seus resultados analisados regularmente. Dessa forma, você poderá aprimorar ainda mais o que está funcionando bem e repensar o que não anda agradando muito aos seus consumidores.

4. Ofereça boas condições aos clientes

Conforto, praticidade e rapidez: essas são algumas das principais características que os clientes procuram em um e-commerce de móveis. Ou seja, você não pode dificultar a vida dele!

Como fazer isso? Por meio da oferta de uma ampla variedade de prazo, pagamento e frete. Se você aceita pagamentos via boleto, por exemplo, e não apenas com o cartão de crédito, já abre espaço para que mais pessoas comprem com você.

Enquanto isso, oferecer diferentes opções de frete — mais caro para quem tem pressa, consideravelmente mais barato ou até mesmo gratuito para quem pode esperar — ajudará o cliente a enxergar que você valoriza a economia dele. Por outro lado, se houver qualquer emergência (um presente comprado em cima da hora, por exemplo), ele também saberá que pode escolher o frete rápido.

E, se você tiver uma quantidade interessante de clientes fiéis, que tal considerar a implementação do seu próprio cartão de crédito? Assim, será possível proporcionar diferentes opções de prazo e de parcelamento, além de conquistar e/ou fortalecer a fidelidade dos consumidores — se tiverem um cartão da sua loja, eles darão preferência a você.

5. Ofereça conteúdos e materiais interessantes

O marketing de conteúdo, que anda ao lado do marketing digital, vai ser a cereja no bolo do seu relacionamento com o cliente.

Ao publicar conteúdos relevantes no site, no blog e nas redes sociais da empresa, você estabelece sua reputação enquanto autoridade no assunto, mostrando ao seu público-alvo que você sabe do que está falando e que entende o que ele precisa.

Dessa forma, o leitor será conquistado por seus posts, vídeos, e-books, infográficos etc. muito antes de ficar conhecendo seus produtos. Quando ele finalmente visitar sua loja virtual, ele já terá confiança total no que você tem a vender — e, assim, fechar negócio é bem mais fácil, além de haver mais chances de que ele retorne e recomende você.

Gostou de conhecer as estratégias que separamos para ajudar você a aumentar o sucesso do seu e-commerce de móveis? Como você viu, o site da empresa é um espaço fundamental para conquistar o cliente. Então, aproveite para conferir agora mesmo nosso post com as 7 dicas essenciais para criar um bom site de vendas de móveis!