Blog da Linea

Ela não perde a majestade

Com um crescimento representativo de 7% no último ano, e R$ 19 milhões de faturamento em exportação, a Linea Brasil, de Arapongas (PR), está deixando sua marca no setor moveleiro. Os dados são do Ministério da Indústria e Comércio – Mdic e consolidam a empresa como a maior exportadora de móveis para sala do País, pelo terceiro ano consecutivo. A relação da Linea Brasil com o mercado externo tem trazido importantes ganhos para o desenvolvimento de produtos e serviços. Com a adequação às exigências internacionais, a fabricante de salas adquire ainda mais conhecimento em termos de processos e métodos de controle de qualidade. Sidney Nakama, diretor da empresa, conta que o crescimento médio da indústria nos últimos três anos foi de 17%. “Em 2016, nosso faturamento foi de R$ 110 milhões. Batemos recordes de produção, com uma média de 619 mil peças fabricadas no ano passado, 13% maior que no ano anterior”, comemora o diretor, acrescentando que marca será ratificada, pelo terceiro ano seguido, também como a maior indústria de manufatura de painéis para móveis de sala do Brasil.

 

De acordo com o diretor, este dado é resultado do cruzamento de informações, entre os fornecedores de painéis e acessórios do Brasil, que tem seu ranking de clientes e volumes respectivos, e os varejistas, que tem seu ranking de participação e volume no segmento. E sobre o que faz da Linea a maior, Sidney é enfático: “o desempenho de nossos produtos no ponto de venda é muito superior à categoria de móveis para sala. Somos reconhecidos pelos parceiros lojistas como o melhor negócio porque garantimos o que é vital, o alto giro de nossos produtos”.

Para garantir a qualidade e inovação constante de seus produtos, a Linea investe em sua equipe de colaboradores. Sidney conta que a empresa fechou o ano passado com 459 colaboradores, o que significa um aumento de 2,68% no quadro em relação ao ano anterior. Além da manutenção permanente do quadro de colaboradores, o investimento em formação, treinamento e aumento na colaboratividade têm sido fundamentais para alicerçar suas estratégias. “Aumentamos em mais 500% nosso investimento em carga horária de treinamento por funcionário”, ressalta o diretor.
Para ele, um dos principais desafios  da indústria moveleira hoje é ter acesso a uma política governamental de crescimento, com uma agenda voltada para o desenvolvimento de vagas de emprego, investimentos em infraestrutura e acesso ao crédito.

Pesquisa e Desenvolvimento

O investimento em pesquisa também faz parte da estratégia da fabricante de salas. Em 2016, a Linea Brasil fez o maior investimento em pesquisa de mercado da história da empresa. “Foi realmente desafiador fazer nossa primeira grande pesquisa de mercado junto ao consumidor final. Trouxe muitas informações, sob uma nova perspectiva, quebrando paradigmas. O novo momento que vivemos, com consumidores exigentes e informados, obriga a indústria a melhorar sua oferta de produtos de forma ainda mais assertiva”, relata Sidney. A marca lançou três produtos baseada nesse trabalho, e que estarão na Movelpar, entre os dias 13 e 16 de março, em Arapongas (PR). Durante a feira, a marca irá lançar o conceito de Produto Smart e o início da coleção Pegue e Leve. “Em eventos como a Movelpar, temos a grande oportunidade de mostrar um pouco de nossos produtos e serviços e hospitalidade, já que a feira é em nossa querida Arapongas”, enfatiza o diretor. Em relação à participação em eventos, A Linea ainda não está com calendário totalmente fechado, pois aguarda as definições econômicas do País, mas já garante que estará presente em mais de 10 feiras no Brasil e algumas no exterior.

Com a proposta de oferecer produtos funcionais, com design e qualidade diferenciados, a Linea Brasil surgiu em novembro de 1992. Focada principalmente na gestão de seu time, a empresa cresceu, ano após ano, e hoje é umas das maiores do setor moveleiro. O aumento da capacidade produtiva se deu pela preocupação com o planejamento: estudos em novas tecnologias, otimização de recursos, planos de expansão de mercado e pesquisa de aceitação dos produtos. São 22.500 m² de planta industrial e 7.500 m² de centro de distribuição, além de mais de 450 colaboradores.

Fonte: Revista Móveis de Valor