Blog da Linea

Entenda como escolher a mesa de centro ideal para sua casa

A mesa de centro tem os seus encantos e um estilo próprio de compor o ambiente. Da madeira rústica aos modelos em acrílico, aço e vidro, ela pode ser funcional ou meramente decorativa. Tudo vai depender do seu gosto e da sua necessidade.

Quando não se tem a assistência de um decorador, escolher a mesinha ideal pode levar muito mais tempo do que você imagina. Mas pesquisar em sites especializados já é um bom começo e pode servir de inspiração para você decidir qual estilo vai combinar mais com a sua sala de estar.

Sendo assim, veja tudo que você precisa saber para não errar na hora da compra dessa mesa tão pequena e encantadora!

Mesa de centro para salas pequenas

Salas pequenas exigem um cuidado redobrado com a circulação de pessoas, pois o tamanho do móvel não deve obstruir o caminho. Mesas quadradas e circulares ficam melhor em salas quadradas, enquanto as retangulares e ovais ficam muito bem em um cômodo retangular.

Em ambientes menores, o ideal é optar por modelos em materiais que transmitam a sensação de leveza, tais como o vidro e o acrílico, além dos espelhados que dão a impressão de ampliar o espaço. Mas, se na sua casa tem crianças mais novas ou animais de estimação, evite comprar uma mesa desse tipo de material para prevenir acidentes.

Casa com crianças e animais de estimação

Mesa em casa de criança tem que ser resistente, pois uma hora vai ter gente querendo subir nela. Para aqueles que também têm animais de estimação, é bom evitar comprar os modelos de vidro, acrílico e espelhados, pois o mais importante é manter a segurança. No geral, mesas de madeiras são mais reforçadas e suportam mais peso, sendo mais indicadas para esses casos.

Estilo de mesas

O universo da decoração está em constante mudança e, diante das novas possibilidades que surgem a todo momento, alguns modelos de mesa continuam sendo mais procurados, como as de vidro, laca e madeira natural. A tendência agora é que as mesas sejam mais aconchegantes e apresentem um estilo mais oriental, bem próximo do chão.

Porém, se você espera por funcionalidades que vão além do suporte para livros e artigos de decoração, opte por mesas onde você pode acomodar um notebook, por exemplo.

Mesa para decoração

Quando não se trata apenas de funcionalidade, é bom verificar se a sua mesa de centro não vai ficar poluída demais com seus artigos de decoração. Enfeite com vaso de flores, estátuas, ou um adorno qualquer. Mas fique atento, pois quanto mais alta for a mesa, menor deve ser a quantidade de enfeites. Independentemente do tamanho desse tipo de móvel, é aconselhável que os itens sejam pequenos, afinal, o menos é sempre mais.

Mesa funcional

Sem dúvidas esse móvel mostra que a versatilidade está presente também nos menores itens. Avise ao vendedor sobre essa prioridade, se for o seu caso. As mesas funcionais também podem ser utilizadas como apoio para copos, jarras e petiscos em geral. Algumas apresentam grandes gavetas que podem servir para guardar pertences diversos sem ter de se preocupar com a decoração da mesa e do cômodo.

Espaçamento entre mesa e sofá

Nessas horas, é preciso usar uma trena e tirar as medidas da sua sala. O espaço entre o sofá e a mesa deve ser analisado à risca, pois não pode atrapalhar a circulação das pessoas no ambiente. O ideal é que esse móvel fique a uma distância de no mínimo 40 cm do sofá. Dessa forma, a mesa não vai atrapalhar a passagem dos convidados.

Mesas com rodízios

Em dias de limpeza, arrastar as mobílias pela casa não parece ser algo estranho, mas os riscados no piso indicam se um móvel tem se mexido demais. O rodízio é a praticidade sobre rodas. Por se deslocarem com facilidade, as mesinhas com rodízio são excelentes para esvaziar e desocupar espaços, principalmente em cômodos mais apertados. Se essa for uma de suas prioridades, não deixe de levar isso em consideração na hora de comprar o móvel.

Harmonização com sofás

Para escolher a mesa ideal, lembre sempre da decoração da sua casa e os móveis que a compõem. Antes de mais nada, a mesa deve ser vista como um complemento e precisa combinar com o restante dos móveis, ou seja, os móveis precisam conversar no ambiente em que estão inseridos. Um sofá mais rústico e uma mesa moderna de vidro, por exemplo, poderiam perfeitamente harmonizar a sala. Tudo vai depender da criatividade e do seu bom gosto.

Harmonização com pufes

Quando o espaço é reduzido, muita gente se utiliza dos pufes para acomodar melhor os seus convidados. A mesa de centro, nesse caso, pode ser utilizada para colocar controle remoto ou até serve para descanso de pés. Dê preferência às mesas com gavetas, pois elas podem ser utilizadas para guardar itens dos quais você não abre mão, mas que também se destoam da decoração atual.

Harmonização com outras mobílias

Sejam de acrílico coloridas, espelhadas, ou de madeira com pintura laqueada, as mesas podem harmonizar o ambiente muito bem com as tonalidades de preto, branco e de madeira, principalmente se forem mesas laterais e o rack da TV. Além disso, almofadas e demais acessórios auxiliam na composição de um ambiente puxado para um estilo mais contemporâneo.

Cores apropriadas para o ambiente

Conforme a tonalidade do ambiente e do restante das mobílias, você já consegue definir a cor da sua mesa? Em ambientes mais neutros, uma mesa colorida pode dar o destaque de que o seu cômodo precisa. Paredes brancas contrastam muito bem com móveis pretos, por exemplo.

Portanto, se as paredes da sua sala têm uma tonalidade da qual você não abre mão, escolher uma mesa pela cor pode ajudar você a filtrar os resultados e encontrar o seu móvel ideal. De toda forma, o estilo e a cor desse móvel vai depender do tamanho do cômodo, da iluminação e da cor do ambiente. O resto é pura criatividade!

Viu só como é possível escolher a mesa de centro ideal para a sua sala de estar? Agora, veja também como gastar pouco na decoração do seu apartamento!