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Estratégias de promoção: 11 dicas para não errar na loja de móveis

Sendo uma das alternativas frequentemente adotadas no mercado, as estratégias de promoção basicamente objetivam alavancar os negócios. Basta estar às vésperas de alguma data comemorativa para perceber a grande quantidade de peças publicitárias que são geradas. É uma disputa acirrada e só vence quem oferece um diferencial.
Por esse motivo, muitas empresas do segmento mobiliário não alcançam os resultados de forma positiva por falta de um planejamento adequado e de estratégias de promoção bem definidas. Pensando nisso, confira agora 9 dicas de promoção que são infalíveis para o faturamento da sua loja de móveis.

1. Trace o objetivo

Antes de definir a promoção, é preciso estar certo de qual será o seu real objetivo, seja para consolidar o conceito da marca no mercado, aumentar as vendas ou até mesmo esvaziar o estoque e dar espaço a uma nova coleção. Você tem em mente qual é a sua finalidade? Não coloque o seu negócio em risco. Reduza os preços somente depois de ter um objetivo previamente definido. A partir do objetivo que se pode desenvolver um plano estratégico adequado.

2. Invista na sua equipe de vendedores

Uma das formas de impulsionar as vendas está na qualidade do atendimento. Independentemente de qualquer campanha promocional, são os vendedores os maiores responsáveis pela imagem da sua empresa.
Portanto, procure investir no bem-estar do seu capital humano, pois só assim será possível formar uma equipe de vendas mais interessada pelo trabalho no cumprimento das metas que cada empresa determina. O cartão de visitas da sua loja pode estar no sorriso do seu vendedor.

3. Conheça o seu público-alvo

De nada adianta determinar um desconto qualquer se o seu público-alvo não for previamente definido. Suas vendas podem até mesmo fracassar e toda a divulgação pode ser em vão. Você tem em mente para quem quer vender? Responder essa pergunta é fundamental.
Uma dica é realizar constantemente a coleta de informações do seu histórico de vendas e analisar quais são as preferências das pessoas com base no que compraram anteriormente na sua loja. Quando se tem um público definido, as chances de venda são muito maiores, pois agora será possível anunciar um produto de acordo com gosto do freguês. É preciso gerar valor para o cliente.
Compras realizadas na internet são excelentes formas de obter essas informações. Com base nas vendas realizadas no próprio site da loja, já é possível fazer um levantamento dos dados. A partir disso é possível identificar, por exemplo, o gosto de uma clientela em específico por móveis assinados por um determinado designer. Outra informação que as empresas obtêm a partir da plataforma digital é delimitar a preferência dos clientes por região. Dessa forma, fica mais fácil acertar na divulgação e obter o faturamento esperado.

4. Trabalhe a divulgação

Como toda promoção precisa de um prazo para o seu fim, os clientes são motivados a querer comprar o produto o mais rápido possível neste curto espaço de tempo, afinal ninguém quer perder a oportunidade fazer um bom negócio. Para que se alcance o público-alvo e alavanque as vendas, as estratégias de divulgação precisam ser definidas com bastante cuidado para que você obtenha lucro significativo.
Quando as empresas têm informações detalhadas acerca do público que compra seus produtos, fica mais fácil definir em que tipo de mídia a promoção pode ganhar maior visibilidade. Avalie os custos a serem investidos com as peças publicitárias e veja se as vendas dos itens promocionais poderiam aumentar o faturamento da loja de maneira satisfatória.
As redes sociais são ferramentas poderosas nesse processo, pois cada like significa a oportunidade de estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor. Além disso, é possível controlar em tempo real a repercussão de uma propaganda na internet, fazendo com que os possíveis erros possam ser solucionados instantaneamente.

5. Aposte na promoção relâmpago

Como você já entende que toda promoção é por tempo limitado, as promoções relâmpagos ocorrem em um período ainda mais reduzido. Você pode anunciar na televisão, por exemplo, que daqui a dois dias a linha de móveis de sala de estar vai ter um desconto de 20%. Sendo assim, nenhum cliente vai deixar para comprar no outro dia, pois ele já entende que depois disso o desconto vai ter acabado.

6. Invista em promoções surpresa

É quando a loja anuncia para os compradores presentes que determinado produto vai ter o seu valor reduzido nas próximas horas até acabarem os estoques. A partir desse momento, a atenção de boa parte dos clientes se volta para o produto em oferta. Com isso, há quem pare tudo que está fazendo para conferir o produto anunciado.
Dependendo da execução do seu plano estratégico, as promoções surpresa podem retirar uma grande quantidade dos produtos do estoque, já que as vendas são realizadas o mais rápido possível.

7. Implemente promoções exclusivas

Todo cliente gosta de ser tratado de maneira especial e é a partir de uma divulgação personalizada que se pode obter um público fiel. Nas redes sociais, esse tipo de estratégia de promoção tem alcançado bons resultados. Convide seus seguidores nas redes sociais para conhecer as ofertas da empresa, que uma quantidade considerável de pessoas vai ao menos se interessar em conhecer o seu estabelecimento.

8. Explore datas comemorativas

São aquelas promoções que toda loja realiza em datas comemorativas, tais como natal e dia das mães. Mas que tal pensar em outras temáticas para alavancar suas vendas? Pense que você pode realizar descontos especiais no dia do aniversário da sua loja, por exemplo, ou então conceda desconto ao cliente quando é ele o aniversariante.

9. Estabeleça vínculos com o seu cliente a partir da promoção segmentada

O histórico de compra dos clientes é fundamental para realizar esse tipo de oferta. Se um consumidor compra um sofá, por exemplo, essa informação será útil para divulgar futuras promoções relacionadas ao produto que ele comprou, como cadeiras, mesas e poltronas.
Sendo assim, o cliente recebe por e-mail e pelas redes sociais toda a publicidade de produtos que se enquadram na categoria da sua compra realizada anteriormente.

10. Faça descontos gradativos a partir da promoção progressiva

Esse tipo de promoção tende a aumentar as compras da sua clientela de maneira significativa. Consiste em conceder mais desconto na medida em que o cliente compra dois ou mais produtos da sua loja. Você pode comprar um sofá a preço promocional que, se incluído a outro item da loja, poderá ter uma queda ainda maior no seu preço.

11. Controle os resultados

Mesmo que sua empresa alcance resultados positivos, toda estratégia de promoção deve ser avaliada em cada campanha. Somente assim é possível identificar o desempenho da propaganda e garantir que a loja mantenha o seu crescimento. O controle de cada estratégia precisa ser feito durante a execução das tarefas e até mesmo ao final de todo o processo. Ambos precisam ser exercidos juntos para possibilitar mais condições de realizar  possíveis ajustes durante o processo.
E então, agora que você viu como as promoções podem ser implantadas de forma positiva para alcançar os resultados da sua empresa, o que você acha de definir o seu diferencial competitivo? Veja a importância disso para a sua loja de móveis!