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Logística no varejo: os 5 maiores desafios para a loja de móveis

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, às significativas mudanças no perfil do consumidor e à intensa evolução tecnológica, torna-se fundamental que empresas de todos os tamanhos e setores invistam em oportunidades de inovação. Assim, na sua loja de móveis, o que deve ser buscado pela gestão é a excelência.

Nesse sentido, a logística no varejo tem um papel importantíssimo a cumprir. Afinal, falar de logística envolve uma série de grandes desafios, mas, também, de chances imperdíveis de sua loja de móveis sair na frente da concorrência e entregar uma experiência com muito mais valor para o seu cliente.

Quer ficar por dentro do assunto e saber como superar esses desafios e aproveitar as oportunidades que eles representam? Então, continue a leitura e mãos à obra!

1. Implementar as mudanças ocasionadas pela tecnologia

A quantidade de compras feitas por meio da internet não para de aumentar, mas isso não é mais, necessariamente, uma novidade. Portanto, simplesmente contar com uma loja virtual já não representa um diferencial ou uma inovação. É preciso ir além.

Quando o consumidor decide-se por fazer uma compra online, e não em uma loja física, ele não busca apenas praticidade, mais variedade e/ou melhores preços, mas uma experiência completa e tecnológica de consumo. Sendo assim, o processo inteiro, desde o pré até o pós-venda, deve ser baseado em recursos tecnológicos.

Cada etapa precisa ser cuidadosamente monitorada, permitindo que a equipe de logística da loja de móveis verifique qual é o caminho que o cliente percorre em seu ambiente virtual e o que ele espera de cada etapa. Com isso, será possível implementar diferenciais inovadores e relevantes ao longo de todo o processo.

Afinal, um dos maiores desafios relacionados à implementação da tecnologia é justamente manter-se por dentro dessas mudanças. As empresas que se limitarem a fazer o que já foi estabelecido como eficiente também correm o risco de ficar para trás — é importante procurar ficar à frente das tendências.

Para tanto, saber o que seu cliente deseja e como entregar isso a ele por meio de recursos tecnológicos é fundamental.

2. Criar uma experiência significativa para o cliente

O cliente atual busca uma experiência, e isso não acontece apenas nas compras online, é claro. Quando ele entra na sua loja de móveis, ele espera não somente adquirir um produto, mas solucionar um problema e encontrar, ali, algo que as demais lojas do ramo não podem oferecer a ele.

Então, como você vai se diferenciar e mostrar ao cliente que ele acertou na escolha e que ele deve voltar? Uma inovação importante nesse sentido diz respeito ao processo de checkout, que deve ser prático e rápido. Assim, vale a pena investir em equipamentos modernos e de qualidade, e até mesmo na diversidade de opções de pagamento.

Outro ponto fundamental diz respeito à experiência pós-venda, que incentivará o cliente a retornar e a recomendar seu negócio para outras pessoas. Além do atendimento, a logística no varejo é imprescindível para monitorar e guiar o comportamento do consumidor nessa jornada.

3. Aprimorar a logística reversa

O desejo dos clientes de ter uma experiência completa e de qualidade em relação a suas aquisições, aliado ao aumento das compras online, faz com que a logística reversa precise se fortalecer cada vez mais dentro da logística no varejo.

E isso não acontece devido a um suposto aumento das devoluções e trocas, mas ao fato de que o cliente atual quer que esses processos aconteçam de forma extremamente prática, rápida e tranquila, sem contratempos ou burocracias em excesso.

Sendo assim, as lojas de móveis que contam com uma logística reversa de qualidade encontram nisso um forte diferencial, que incentivará os clientes a escolherem o seu estabelecimento no momento da compra.

4. Montar uma equipe excepcional

Para que toda a inovação e tecnologia necessárias alcancem verdadeiramente a logística no varejo implementada na sua loja de móveis, você precisa contar com uma equipe excepcional.

Afinal, empresas são formadas por pessoas, e não apenas por ferramentas tecnológicas. Então, invista em treinamentos e orientações para que seus colaboradores possam ficar por dentro de todas as mudanças e novidades que surjam na logística da loja.

Com isso, além de aprenderem conhecimentos e habilidades fundamentais para o desempenho de suas funções, eles também se sentirão valorizados e reconhecidos pelo fato de que você está investindo no desenvolvimento deles. Por consequência, isso gera mais motivação e engajamento, além de uma maior sensação de pertencimento ao time.

Na hora de contratar novos colaboradores, não analise apenas as habilidades listadas ou a experiência profissional do candidato. As entrevistas também devem avaliar se aquela pessoa se encaixa dentro da equipe, se suas ambições, morais e prioridades estão alinhadas com os objetivos da sua loja e com a mensagem que você deseja passar.

5. Gerenciar o estoque

Especialmente ao fazer compras online, o cliente abomina atrasos e demoras ao longo do processo de compra.

Quando o pedido passa dias sem uma atualização de status, quando previsões de entrega são alteradas sem nenhum aviso ou quando o item adquirido chega depois da data marcada para entrega sem que haja explicação, entre outras situações, a loja de móveis fica com a imagem queimada para aquele cliente.

As chances de ele voltar a comprar com você, portanto, diminuem. E mais do que isso, a sua reputação também fica manchada com outras pessoas, já que ele provavelmente compartilhará as reclamações dele em suas redes sociais, em sites como o Reclame Aqui e até mesmo nas páginas da sua empresa.

Afinal, se as mídias sociais aumentaram e aprimoraram muito a comunicação entre empresa e cliente, que agora podem ter um contato mais ágil e próximo, também aumentou consideravelmente o alcance de quaisquer comentários negativos.

Portanto, invista em softwares para gerenciamento de estoque, que permitirão que você controle, atualize e organize todos os seus produtos e, com isso, possa oferecer informações atualizadas e imediatas para seus consumidores. Lembre-se de que a rapidez na entrega mantém-se como um dos diferenciais mais procurados por eles.

Gostou de entender melhor quais são os maiores desafios da logística no varejo? Para começar a transformá-los em oportunidades agora mesmo, aproveite e confira também nosso post sobre _!