Blog da Linea

MDP ou MDF: afinal, qual o melhor material?

Na hora de comprar móveis, muitas pessoas se concentram em avaliar o design e aparência dos produtos. Acontece que existem outras características importantes a considerar na escolha, como a procedência e qualidade do material. No caso das madeiras, existem opções que podem representar ótimo custo-benefício em comparação à madeira de lei: o MDP ou MDF.

Você provavelmente já ouviu falar desses dois tipos de madeira, que são muito conhecidos e utilizados na fabricação de peças de mobiliário. Diferentemente da madeira maciça — que envolve alto custo de aquisição — e da madeira de demolição — que pode exigir tratamento industrial para ser utilizada —, o MDP e MDF são materiais econômicos e fáceis de trabalhar.

Mas afinal, qual das opções é melhor ou tem mais vantagens? Se essa é sua dúvida, não deixe de acompanhar este post com a resposta!

O que é MDP e quais suas características?

O Medium Density Particleboard (MDP) é uma partícula de média densidade, fabricada a partir da união de partículas de madeira em três camadas: uma com maior espessura no centro e duas com menor espessura nas extremidades. Essa composição heterogênea resulta em um material altamente durável e com ótima resistência estrutural.

A aparência do MDP é muito semelhante à da madeira maciça. Por isso, se torna uma opção vantajosa para quem quer um projeto acessível sem abrir mão do aspecto da matéria-prima natural. A leveza é outro ponto positivo do material, pois permite compor itens maiores e com resistência ao empenamento e à colocação/remoção de parafusos.

O MDP é ideal para criar peças de linha reta/plana e que não têm cortes ou marcações em baixo relevo, como prateleiras, estantes, nichos, painel de TV, entre outras. A tecnologia empregada na prensagem das chapas, separação de partículas e fabricação de resinas geram um material bastante superior ao antigo aglomerado.

Inclusive, muitas pessoas ainda confundem o MDP com o aglomerado, um produto que costumava esfarelar com o passar do tempo. Nesse sentido, é importante frisar que não há semelhanças entre os dois, já que a diferença na gramatura das partículas (tanto internas quanto externas) utilizadas em cada modelo é bastante grande.

Principais vantagens em relação ao MDF:

O que é MDF e quais suas características?

O Medium Density Fiberboard (MDF) é uma placa de fibra de média densidade, fabricada a partir da aglutinação de fibras de madeira e de resina sintética. Por não conter camadas, trata-se de um material homogêneo e que apresenta textura suave — perfeita para a aplicação de vernizes, tintas, lâminas de madeira e usinagem.

A maleabilidade é outra grande qualidade do material. Tal característica permite maior criatividade na hora de criar peças com diferentes cortes (retos ou curvos), detalhes em relevo e trabalhos de entalhamento. Só é preciso cuidado com o local em que o MDF será usado, já que sua vida útil pode ficar comprometida em ambientes externos ou expostos à umidade.

Principais vantagens em relação ao MDP:

MDP ou MDF: qual é o melhor material?

Antes de definir a melhor opção para utilizar em seus projetos, é importante destacar que os processos produtivos do MDP e do MDF são bem parecidos. Inclusive, ambos os materiais empregam a mesma tecnologia e derivam das mesmas espécies de madeira reflorestada (geralmente pinus e eucalipto).

Por causa das semelhanças, tanto o MDF quanto o MDP são considerados materiais ecologicamente corretos e, portanto, excelentes alternativas para conceber peças de qualidade. A madeira reflorestada empregada na fabricação das chapas gera produtos com diferentes composições e para diversas finalidades.

Para determinar qual é o melhor material, você precisa considerar todas as vantagens apresentadas e, ainda, pensar no tipo de aplicação. O objetivo é usá-los na fabricação de móveis de madeira para ambientes úmidos ou secos? Para criar mobílias grandes ou pequenas? Todos esses questionamentos são importantes antes de fazer a escolha.

Quero um móvel diferenciado

Quem deseja um jogo de cadeiras com formato arredondado ou uma mesa trabalhada com diferentes cortes e ornamentos deve apostar no MDF. A facilidade para moldar as fibras desse tipo de material é maior, o que previne erros no projeto e garante um ótimo acabamento, com detalhes mais precisos.

Quero um móvel forte e resistente

Quem não abre mão de peças resistentes e duráveis deve investir no MDP. O material suporta cargas mais pesadas e, ao contrário do MDF, absorve pouca umidade. É a pedida certa para móveis retilíneos com acabamento de qualidade.

A resistência à umidade é resultado da composição do MDP, já que as fibras de suas partículas não ficam expostas. Além disso, há espaços vazios entre uma fibra e outra, o que evita que a água seja absorvida rapidamente. Quando a umidade entra em contato com o material, os espaços vazios são os primeiros a inchar, evitando, assim, o aumento da espessura do painel.

Quero aliar resistência e personalização

Quem quer peças diferenciadas e ao mesmo tempo duráveis pode apostar em um projeto misto, que combine móveis de MDF e MDP. A solução é bastante utilizada na montagem de ambientes completos (especialmente cozinhas), e permite desfrutar dos benefícios e propriedades únicas de cada material.

Cabe destacar, ainda, que tanto o MDF quanto o MDP têm compatibilidade com diversos acabamentos, como plástico, PVC, verniz, laca e laminados. Com tanta variedade, fica fácil personalizar o projeto da mobília para que harmonize com o estilo de decoração da casa e com as preferências dos moradores.

E então, já consegue definir se a melhor opção é MDP ou MDF? Aproveite que você está com todas as informações em mãos para comparar as vantagens de cada material e fazer a escolha certa!

Caso queira receber mais conteúdos como este, curta a página da Linea Brasil no Facebook e acompanhe as nossas próximas publicações!