Blog da Linea

Mistura de estilos: do atual ao retrô

Quem disse que a decoração de interiores precisa seguir um único estilo decorativo? Para quebrar a monotonia e a previsibilidade, é plenamente possível fazer um mix de estilos, cores, materiais e padrões, a fim de deixar o visual da casa mais bonito e interessante.

A fusão é mais que bem-vinda para compor propostas modernas e cheias de personalidade, desde que a mistura seja equilibrada e intencional. Em outras palavras, dá para ousar ao mesclar estilos, porém, é necessário que os elementos de diferentes estilos sejam trabalhados em harmonia.

Quer descobrir como misturar estilos na decoração? Então veja 6 ideias inspiradoras para usar a mistura de estilos a favor da sua décor. Vem com a gente!

Atual com retrô

O atual e o retrô são propostas que, teoricamente, se opõem. Na prática, elas podem conviver em harmonia, basta haver bom senso na mistura de estilos. Nada impede que uma casa moderna receba algumas peças de brechó ou antiquário.

Da mesma maneira, uma cozinha com decoração atual ou até mesmo futurista, repleta de eletrodomésticos em inox, pode ser complementada com uma geladeira de design retrô, em tom cereja. Fica lindo e surpreendente!

Sofisticado com rústico

Ninguém poderia prever que o estilo elegante e sofisticado combinaria com objetos rústicos, mas combina. Mesmo em uma decoração sofisticada, peças de madeira, plantas e tecidos naturais podem ser utilizadas para agregar um toque de leveza e simplicidade aos ambientes.

É claro que as referências rústicas, nesse caso, devem ser usadas com moderação. Além disso, os objetos precisam ter alto padrão de qualidade e excelente acabamento.

Moderno com industrial

O estilo industrial surgiu entre as décadas de 60 e 70, nos Estados Unidos, mas pode ser adicionado a projetos modernos, até porque se trata de uma proposta irreverente e despojada, que tem tudo a ver com os dias de hoje.

Para fazer a fusão, misture vigas aparentes, piso de cimento queimado e paredes de tijolinho com móveis de design moderno e objetos de cores inusitadas. Também vale misturar peças de madeira com itens de vidro, metal, tecido etc.

Étnico com pop

Já pensou em misturar o estilo étnico com a proposta pop? Pode dar muito certo! Essa fusão tende a ser colorida, livre e vibrante, com um ar cosmopolita e envolvente.

Para funcionar bem, o primeiro passo dessa mistura tão eclética é o planejamento. Isso mesmo! Planeje tudo que pretende incluir nos ambientes, liste os objetos e simule combinações.

Dá para unir peças da pop art, almofadas estampadas, tapete turco, souvenires de viagens, móveis orientais e assim por diante. O ideal é que as cores e formas dialoguem entre si para que a combinação não fique desconexa.

Clean com escandinavo

O estilo clean, por si só, conversa intimamente com o estilo escandinavo. Ambos são minimalistas e priorizam a funcionalidade, dispensando itens supérfluos. Apesar das semelhanças, os estilos são diferentes. Enquanto o estilo clean é mais moderno, o escandinavo tem uma pegada vintage.

Para juntar o melhor das duas propostas, aposte nas bases claras, priorize a abundância na iluminação, invista em mobília moderna, insira plantas nos ambientes, utilize linhas retas, mantenha uma boa área livre para circulação e inclua cores vibrantes em pontos estratégicos.

Em todas essas fusões, uma proposta que cai muito bem é o design handmade, uma tendência econômica, sustentável e cheia de personalidade. Se você deseja fazer itens com as próprias mãos para decorar sua casa, independentemente do estilo decorativo, veja também nosso post sobre decoração reciclável.