Blog da Linea

Móveis para sala: 5 tendências incríveis de decoração

A sala de estar é um dos ambientes mais democráticos da casa e o cenário ideal para receber pessoas queridas. É nela onde acontecem as reuniões com a família e com os amigos. Por isso, decorar esse espaço é uma tarefa que exige bom gosto para a escolha de peças sejam bonitas e tragam conforto aos moradores e aos seus convidados.

Neste artigo, você verá algumas tendências de decoração e de móveis para salas de estar, alguns estilos de móveis que podem integrar o ambiente e algumas dicas de cores e estampas que estão em alta. Continue acompanhando!

Ambientes minimalistas

Uma das grandes tendências e que promete não ir embora tão cedo é o ambiente clean, que tenha os móveis necessários para uma boa sala, mas que deixe espaço suficiente para que as pessoas possam circular com comodidade.

Aposte em bom rack, um sofá confortável, uma mesa de centro de um tamanho que não atrapalhe a circulação das pessoas e poucos objetos decorativos, com uma escultura bonita, um vaso com orquídeas e um porta-retrato. A máxima do “menos é mais” é sempre tendência e é uma aposta certa no bom gosto.

Iluminação direta

Outra grande tendência que permanece é a boa iluminação do ambiente. A sala precisa estar preparada para iluminar todo o espaço no caso de festas e reuniões com a família e amigos e, para isso, é preciso ter uma iluminação mais direta para aquele momento em que todos se sentam no sofá para assistir a um filme.

Vale rebaixar as laterais da sala com gesso e embutir algumas luzes pequenas ou colocar alguns abajoures ou luminárias. O importante é ter mais de um ponto de luz para dar aquele toque especial à ocasião.

Móveis adequados ao espaço

De nada adianta seguir tendências se os móveis escolhidos não tiverem o tamanho adequado. Móveis muito grandes para ambientes pequenos não são indicados, pois limitam o espaço e dão a sensação de que o cômodo é menor do que realmente é.

Por exemplo, os sofás com chaise estão em alta, porém, é preciso avaliar se sua sala comportará o tamanho da extensão do móvel, ou se ele irá atrapalhar a circulação do ambiente e, neste caso, é melhor optar por um sofá comum e colocar pufes para erguer os pés e que podem ser guardados em outro lugar depois de utilizados.

Mix de estampas e cores

Esta é uma ótima tendência para dar mais vida e estilo ao ambiente, mas exige cautela na hora da escolha das peças. Figuras geométricas são o hit da decoração, e ficam perfeitas quando aplicadas em bandejas, almofadas e porta-retratos. Escolha a estampa nos tons de preto e branco para que o efeito das figuras e cores não cause poluição visual.

A mistura de tampas também é uma ótima pedida para deixar a sala com um toque moderno. O ambiente clean pode receber alguns pontos coloridos, como almofadas, esculturas e até uma parede de cor diferente, pintada ou com papel de parede estampado. Aposte em cores que conversem entre si, como vermelho, marrom, laranja e analise a cor dos objetos antes de comprá-los; veja se estão de acordo com os móveis e com as suas preferências.

Móveis com beleza e funcionalidade

Os cômodos de casas e apartamentos tendem a ser cada vez menores e a maneira de otimizar o espaço é apostando em móveis funcionais e que trazem um valor decorativo ao ambiente. Invista em uma estante com diversos nichos e prateleiras para armazenar seus livros e objetos de decoração, um bom rack com gavetas espelhadas para acomodar suas coisas e um bom painel na parede para esconder a fiação que pode aparecer por conta da instalação da TV e de outros equipamentos eletrônicos.

Com poucos toques e dicas, sua sala pode ser equipada com objetos de bom gosto e que seguem as tendências de decoração. Tenha sempre em mente que o mais importante não é seguir uma tendência, mas sim fazer escolhas que reflitam sua personalidade e suas preferências, para que você se sinta confortável para relaxar em sua nova sala.

E você? Tem uma ideia bacana de decoração para compartilhar? Escreva pra gente nos comentários!