Existe uma nova história sendo escrita pelos consumidores junto ao varejo e fabricantes de móveis. Bem como uma Fênix, que renasce das cinzas, assim será para toda cadeia produtiva. A evolução aponta para soluções nunca antes vistas ou imaginadas, e somente os que estiverem realmente preparados, sobreviverão.
Móveis Total: como foi o processo de startup estratégico da Línea Brasil?
Sidney: a empresa percebeu em 2007, que precisava rever o processo de gestão, e buscaram ajuda especializada. Foi então que comecei o trabalho como agente externo de recondução estratégica do negócio. Em 2010, iniciou-se um novo ciclo com a reestruturação societária, desde então, a empresa passou a ter um único norte, sob a direção de seu único proprietário Elio Pavanato. Culminou em um processo de expansão que em 2014 triplicou o tamanho da operação, tornando-se líder de mercado nacional e maior exportadora de racks e estantes do Brasil.
Móveis Total: quando falamos de pessoas no processo de expansão, como você vê o trabalho da equipe como um todo?
Sidney: a participação da equipe como seres únicos e pensantes, é fundamental em todo o processo e em todas as áreas. Seguramente temos uma das melhores equipes de representantes e gestão comercial do país, sendo reconhecida também como “a melhor assistência técnica do Brasil”, um dos melhores times de logística (da entrada da matéria prima até a saída do produto acabado, incluindo seu manuseio), equipe de operação, controladoria, financeiro, marketing e demais setores, oferecemos programas de estágio totalmente integrados. Em absoluto, todos buscam por um único objetivo. Ter metas, persegui-la, e saber onde se quer chegar, reforçam as expectativas que geram resultados antes de mais nada, mentais.
Móveis Total: quais estratégias foram utilizadas para realinhar a gestão comercial da Linea Brasil junto ao mercado ao logo deste período?
Sidney: aprendemos a ouvir o consumidor e o varejista. A época da tentativa e erro já passou. É preciso ser mais assertivo, e isso diminui custos, agiliza processos e abre espaço para qualidade e menor custo. A leitura dos desejos em design e funcionalidades, ano a ano, otimizam nossas vendas e os resultados, o que nos permite ampliar a carteira de clientes. Hoje, basicamente, todo importante varejista trabalha com produtos Línea Brasil.
Móveis Total: quais ações de expansão estão previstas para o segundo semestre de 2017 e nos próximos cinco anos?
Sidney: desenvolvimento de novos produtos e mercados foram pesquisados e mapeados para que estejamos aptos a ampliar ainda mais nossa atuação nacional e internacionalmente. A empresa passa por grandes e importantes transformações para poder absorver a demanda que surgirá nos próximos períodos, inclusive pós crise, onde o mercado atua sob uma lei natural de reajustes. Vale ressaltar que a Línea Brasil se prepara para tornar-se uma das melhores para se trabalhar nos próximos períodos, e hoje, é a única indústria moveleira que tem todos os seus números auditados, divulgando seu balanço publicamente e que caminha para sustentabilidade de seus processos, trilhando os caminhos da excelência moveleira.
A sorte não é amiga da crise.
Móveis Total: existe a possibilidade de novas frentes de negócios?
Sidney: sempre há trabalho neste sentido. O mercado aponta muitas oportunidades. A Línea Brasil busca aproveitá-las, cada uma em seu tempo oportuno.
Móveis Total: o que diferencia a Línea Brasil das outras empresas frente ao mercado?
Sidney: desenvolvemos produtos que funcionam para o consumidor. Investimos em pesquisa prévia. Não testamos nada na “hora do jogo”. Isso é gestão e planejamento e não somente inovação e desenvolvimento de produto. A grande chave do sucesso é ouvir os desejos dos consumidores. Se ele estiver encantado com o produto, ele vai comprar. Bem como isso acontece com os smartphones e outros bens de consumo. Somos comparados, avaliados diariamente pelos consumidores e na resposta positiva, vendemos mais.
Móveis Total: o que sobrará depois da crise política- econômica brasileira?
Sidney: o mercado sempre existirá. Os que estiverem mais preparados e conseguirem enxergar quais são os desejos dos consumidores, sob a análise do perfil, renda e prioridades, terá mais chance de sucesso. Com toda certeza, estamos vivendo um período de grandes transformações. O mercado renascerá das cinzas, muito melhor do que já foi algum dia. E cabe a nós, nos prepararmos dia a dia para que tudo isso aconteça da melhor forma possível. Somos seres adaptáveis, evolutivos. Eu acredito nas mudanças.
Via Móveis Total / Maio 2017