Blog da Linea

Plantas para sala: conheça as 9 melhores espécies para decorar!

Quem é fascinado por assuntos relacionados a decoração já se deparou com maravilhosos projetos que transportam a natureza para dentro de casa, não é mesmo? No entanto, como escolher as melhores plantas para sala?

Deixar a decoração do seu apartamento ou sua casa mais verde traz vivacidade e é essencial para equilibrar o clima e amenizar a sensação térmica dos ambientes. Neste artigo, vamos apresentar 9 espécies que podem ser usadas para ornamentar a sua sala e como combiná-las com o restante do espaço. Vamos conferir?

1. Cactos

Com toda certeza, essa é a melhor espécie para quem não tem muito jeito com plantas ou tem a rotina muito corrida. Os cactos armazenam maiores quantidades de água em relação a outros tipos de plantas. Para eles, intervalos de sete à dez dias entre as regas é o ideal.

Como essa espécie precisa de luz solar direta, posicioná-la próximo de janelas ou qualquer outro ponto de sua sala com iluminação direta do sol é suficiente para deixar os cactos cada dia mais bonitos e saudáveis.

Sem falar na variedade de tamanhos encontrados, fazendo com que você possa ter tanto um minicacto em seu apartamento pequeno como os tipos de grande porte em uma sala mais ampla.

2. Bambu da sorte

De acordo com a teoria do feng shui, o bambu da sorte tem como finalidade emanar boas energias. É excelente para ambientes internos e pode ser colocado na mesinha de canto ou logo na entrada da casa ou apartamento. O importante é não receber luz direta do sol.

Com manutenção mínima e regando apenas uma vez por semana, essa espécie tende a durar muitos anos. E, se você acredita no poder místico dessa planta, prenda uma fita de cetim vermelho ao seu redor. Essa cor simboliza o elemento fogo no feng shui.

3. Rosa de pedra

A rosa de pedra é uma das suculentas mais adoradas graças ao seu formato de rosa. Também conhecidas como echevéria, essa planta combina muito bem em jardins de pedra, minijardins e, inclusive, é possível criar quadros com essa espécie.

Mesmo que seja considerada uma planta tropical, é bastante resistente a temperaturas baixas. Não necessitam de tanto sol para sobreviver, e suas regas devem ser realizadas a cada duas semanas, sem direcionar a água para as folhas.

4. Jiboia

Se você é do tipo de pessoa que não tem tempo de cuidar de plantas, mas também não quer cultivar apenas cactos ou suculentas, a jiboia é a melhor opção. Entretanto, vale lembrar que ela é tóxica. Portanto, mantenha fora do alcance das crianças e animais domésticos.

Essa planta deve ser regada três vezes na semana durante o verão e uma vez a cada semana no inverno. Ainda exige um ambiente com bastante luz natural, mas sem que o sol bata diretamente em suas folhas. Também sobrevivem bem à sombra, contudo, sua folhagem se tornará mais escura e, possivelmente, não crescerá tanto.

Uma forma de deixar as jiboias mais atrativas no ambiente é posicioná-las em lugares altos. Como são classificadas como trepadeiras, criam um efeito de cascata muito bonito em jardins suspensos na sala ou em um uma estante mais alta do cômodo. É muito indicada para apartamentos.

5. Pleomele

Considerada uma árvore arbustiva, a pleomele traz elegância e grande apelo visual ao ambiente. Ótima opção para quem vive em um local amplo, para que ela cresça e fique linda.

Geralmente, são encontradas em vasos prontos. No entanto, caso decida replantá-las, a terra deve ser adubada e precisa estar úmida para contribuir com seu crescimento. Além disso, preserve suas raízes e folhas nessa ação.

Apesar de viver bem à meia-luz, a pleomele gosta de luz solar direta. São ótimas para jardins de inverno ou em vasos próximos à janela. Se a sua casa tem ar-condicionado, para que as folhas não sequem, periodicamente molhe-as com spray.

6. Lírio da paz

Superdelicado e ótimo para criar uma atmosfera vintage, o lírio da paz exige sombra e pouca luz, levando em consideração que a iluminação direta do sol chega a queimar suas folhas.

Essa espécie costuma crescer em uma velocidade acelerada em ambientes quentes, chegando até 50 centímetros, regando ao menos uma vez por semana.

7. Palmeira-areca

A palmeira-areca traz o clima tropical para o visual da casa, sendo ótima quando colocada em cômodos sociais, como as salas de estar. Destacando que, para conservá-la saudável, a umidade do ambiente deve ser até 50% mais alta que o normal.

É considerada a melhor planta para remover gases tóxicos do ambiente. Apesar disso, não é nociva aos animais de estimação e crianças. Como também tem habilidade de remover todo o sal acumulado em seus galhos, quando saturados, esses galhos secam, indicando a hora de removê-los da folhagem.

8. Begônia

Talvez seja a planta que conta com o maior número de espécies — são mais de mil variedades! As mais conhecidas são as begônias tuberosas, rex, metálica, venosa, preta, cerosa e ulmifolia.

Essa planta gosta de climas tropicais e não se desenvolve muito bem sob iluminação direta do sol. O ideal é manter o ambiente com uma temperatura entre 20 e 28 graus.

Sua manutenção também é bem simples, e é essencial regar a cada quatro dias ou quando perceber que o solo está seco. Uma dica pra saber a hora de parar de jogar água é quando começa a vazar pelos buracos de drenagem do vaso.

Para inserir a begônia na decoração da sua sala, é importante que o vaso tenha o mesmo tamanho da planta. Um espaço muito grande e cheio de terra pode sufocá-la.

9. Zamioculca

Chegando a um metro de altura, a zamioculca apresenta folhas verdes bem escuras com brilho natural surpreendente. Se a sua intenção é dar mais vida a uma sala mal-iluminada, essa espécie é a opção perfeita. Elas não exigem luz direta do sol e não crescem tanto em locais com iluminação natural muito forte.

Além disso, não é necessário podar, apenas cuidar para retirar eventuais folhas secas, uma prática que deve ser feita com qualquer planta. E suas regas devem ser feitas sempre que o solo estiver seco.

Você gostou deste post com as melhores plantas para sala? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações em seu e-mail.