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Saiba como fazer gestão de compras no varejo!

Administrar uma empresa com qualidade é sempre um desafio para torná-la competitiva no mercado, pois se trata de uma ação contínua. Mais do que disponibilizar o produto final em lojas e outros estabelecimentos comerciais, são os processos internos que contribuem para garantir a lucratividade esperada e, dentre as áreas responsáveis por essas atividades, está a gestão de compras.

Gerir a compra de mercadorias para sua comercialização é compreender a quantidade de produtos existentes na loja e a sua rotatividade, reduzindo as chances de prejuízo. Essa área também fica responsável por identificar os fornecedores mais competentes, capazes de atender com qualidade aquilo que sua empresa necessita.

Entretanto, nem sempre esse controle é realizado de maneira positiva e muitos estoques ficam abarrotados de produtos que, em excesso, podem comprometer o faturamento da empresa. Se não houver um gerenciamento rigoroso no setor de estocagem, um fornecedor pode entregar mais modelos desse mesmo produto que está saturado, fazendo com que a oferta se torne maior do que a demanda.

A gestão nessa área garante, entre outros fatores, que as necessidades sejam supridas somente com a reposição das mercadorias que estão se esgotando. Com a demanda maior do que a oferta, a tendência é gerar mais rentabilidade para a sua companhia. Veja 7 dicas que podem fazer com que a gestão de compras apresente bons resultados para a sua loja.

1. Analise cada fornecedor

A princípio, a gestão de compras no varejo se deve pela escolha do fornecedor ideal. Por isso, tenha cautela antes mesmo de realizar uma parceria para não se decepcionar com a qualidade do serviço, pois nem sempre o preço baixo pode significar uma vantagem.

O mais importante é conhecer a empresa a ser contratada por meio de seus representantes, sites, portfólios, além referências de outros clientes que podem auxiliar nessa seleção. Realizar uma integração da empresa com o fornecedor ajuda a evitar que os itens no estoque faltem, o que pode garantir a reposição contínua, conforme os produtos finais são vendidos.

2. Faça o controle de entrada e saída

Compreender o que é prioridade para a reposição de produtos no estoque diminui as chances de compras desnecessárias que podem se tornar um enorme prejuízo no futuro. Portanto, procure registrar rigorosamente a entrada e a saída de cada item da loja, desde o recebimento das mercadorias até a venda para o consumidor final.

A tecnologia, nesse caso, é certamente um otimizador desse processo e permite uma compreensão maior de tudo o que foi comprado e daquilo que já foi vendido. Além de uma simples planilha no excel, existem softwares especializados nesse controle.

3. Descreva categoricamente cada produto

O controle de entrada e saída das mercadorias na loja ocorre de maneira satisfatória somente quando os itens são corretamente descritos. O mais importante é classificar cada produto com o máximo de informações, como marca, modelo, tamanho, categoria e outras especificidades. Criar códigos para os tipos de produtos auxilia ainda mais na padronização desse controle, garantindo ordem na sua empresa e eficiência em suas atividades internas.

4. Observe o fluxo de vendas

Para que você entenda a causa de produtos que ficam pouco ou muito tempo no estoque, é preciso analisar a situação de cada um deles. Embora seja negligenciado em muitas empresas, o fluxo de vendas permite que dados e variáveis apresentem informações necessárias para interpretar cada caso em específico.

Tal análise possibilita, por exemplo, suspender temporariamente a reposição de uma determinada mercadoria, tendo em vista a existência de uma quantidade significativa desse item ainda encalhado no estoque. Se os produtos não são comprados naquele preço pelos consumidores, uma estratégia de promoção pode torná-los mais atrativos, aumentando as vendas e evitando perdas.

5. Realize compras programadas

Com base no controle rigoroso de entrada e saída de mercadorias e na análise do fluxo de vendas, é possível prever a necessidade de compra de novos produtos no futuro. Dessa forma, o recomendável é criar um calendário das compras que precisam ser realizadas para a manutenção do estoque.

As compras programadas podem também ser realizadas em grande escala. O mais importante é garantir uma reposição necessária de itens na loja, de foma a atender o público consumidor, promovendo maior lucratividade nos negócios.

6. Faça uso da tecnologia

Um software de gestão permite facilitar ainda mais o controle dos estoques, pois tudo que é registrado no sistema possibilita entender quais são os produtos que ficam menos tempo na loja, aqueles que são os mais vendidos e, consequentemente, quais devem ser novamente solicitados ao fornecedor para sua reposição.

Além de solucionar a falta, é preciso resolver a situação daqueles itens que estão há muito tempo no estoque. Para isso, alguns programas e aplicativos delimitam o tempo limite de cada produto estocado, com o intuito de promover baixar o preço dessas peças. As promoções contribuem para que a loja venda o que é de sua prioridade naquele momento, reduzindo o número de itens que foram inesperadamente acumulados no estoque.

7. Analise o mercado financeiro

Conforme a cotação e indicadores no mercado financeiro são atualizados, muitos produtos podem ter uma precificação nova. Estando atento a esses valores, é possível que a sua empresa realize a comercialização dos itens no mercado de forma justa, pois uma determinada peça pode, com o tempo, ganhar ou perder o seu valor de compra.

Dessa forma, dependendo da baixa no preço de um determinado produto, por exemplo, pode-se aumentar a quantidade de compra junto ao fornecedor. Mas é preciso realizar um planejamento financeiro para adotar essa prática, já que essas compras provavelmente vão demandar um tempo maior para garantir a lucratividade da empresa com esse negócio.

Pode-se entender que a gestão de compras é essencial para a sobrevivência de uma empresa na redução de custos desnecessários. Com o domínio dessa área, obtém-se variáreis e outros resultados decorrentes do processo interno das atividades que garantem a competitividade da loja no mercado em que atua.

Além dessas 7 dicas, outro diferencial competitivo diz respeito ao processo de logística no varejo. Entenda os maiores desafios e saiba como implementar de maneira satisfatória na sua loja.