Blog da Linea

Saiba o que levar em consideração na hora de comprar móveis

Comprar móveis para o lar é sempre um prazer, não é mesmo? Escolher com carinho, pensar na organização das novas aquisições, deixar os cômodos confortáveis e estilosos, renovar os ambientes…

Entretanto, para que tudo isso realmente aconteça, é preciso muito planejamento. Afinal, comprar móveis é algo muito importante e que não fazemos todo dia. Portanto, continue a leitura e descubra tudo que você deve considerar na hora de comprar móveis!

Tamanho

Primeiramente, é fundamental pensar no tamanho dos móveis em relação ao espaço disponível nos respectivos cômodos. Sempre tenha em mente que você deve manter espaço suficiente para a circulação de pessoas.

Portanto, medir os cômodos e planejar a disposição de cada item de antemão é um passo importantíssimo da compra de móveis. Não se esqueça também de considerar a localização das portas e janelas!

Estilo

Sua sala de estar tem um estilo moderno, enquanto o quarto do casal segue uma pegada mais minimalista? Se sua cozinha for rústica, por exemplo, móveis mais românticos podem ficar deslocados.

Não há problema algum em misturar estilos de decoração, é claro, mas a palavra-chave é, mais uma vez, planejamento. Caso contrário, seus ambientes ficarão bagunçados e desorganizados, criando um efeito bem diferente daquele desejado por você.

Cores

Misturar cores que harmonizem entre si, brincar com estampas e ousar nos tons pode trazer resultados excelentes. Entretanto, sem planejamento, você apenas criará um ambiente bagunçado e nada confortável.

Pense também nas sensações causadas pelas cores. Um vermelho intenso é incrível para alguns objetos de decoração na sala de estar, mas pesado demais para as paredes do quarto, por exemplo. Da mesma maneira, um sofá branco pode ser um desastre para lares com crianças pequenas e animais.

Qualidade

É sempre bom economizar e procurar os preços mais acessíveis, mas não menospreze a importância de comprar móveis de qualidade.

Peças como cadeiras, sofás, estantes, camas e guarda-roupas são muito utilizadas no dia a dia e, portanto, precisam ser de boa qualidade para que não estraguem ou quebrem após apenas alguns meses. Afinal, adquirir um produto mais caro que dure mais também é uma forma de economizar, como veremos em nossa próxima dica.

Custo-benefício

O custo-benefício refere-se justamente ao fato de que, muitas vezes, pagar um preço menor nem sempre é sinônimo de economia. Em se tratando de móveis, é necessário considerar também todas as outras características para, então, decidir o que vale mais a pena.

Uma estante mais barata pode parecer a melhor opção, mas que tal pagar um pouco mais e levar uma que comporta sua coleção inteira de livros, por exemplo? Da mesma maneira, uma cama box pode sair bem mais em conta do que adquirir cama e colchão separadamente, mesmo que o preço da primeira pareça, à primeira vista, mais salgado.

Funcionalidade

Outro papel importante do planejamento para comprar móveis é o de ajudar você a evitar a aquisição de móveis dos quais você, na realidade, não precisa. Portanto, considere sempre a funcionalidade de determinado item para o seu dia a dia antes de adquiri-lo.

Vamos supor, por exemplo, que você se deparou com uma maravilhosa mesa de jantar de oito lugares, que combinaria perfeitamente com o estilo de decoração da sua sala de jantar.

Entretanto, você mora sozinho e não tem o hábito de receber muitos amigos em casa de uma única vez. Portanto, a tal mesa provavelmente ficará lá parada, apenas ocupando espaço e tirando do seu orçamento um dinheiro que poderia ser gasto em móveis mais interessantes para seu lar e adequados ao seu cotidiano.

Conforto

Por último, mas não menos importante, o conforto não pode ficar de fora do planejamento para comprar móveis. De nada adianta um sofá espaçoso e lindíssimo no qual ninguém aguente ficar sentado por mais de cinco minutos!

Montar ambientes e pensar em estilos de decoração é algo que merece cuidados estéticos, sim, mas lembre-se de que você terá que utilizar seus móveis todos os dias. Portanto, não deixe o conforto de lado.

Gostou das nossas dicas de como acertar em cheio na hora de comprar móveis? Então, não perca também nosso post sobre como calcular a distância da TV e deixar a sala mais confortável!