Blog da Linea

Tipos de vasos para a sua decoração

3 Opções de vasos decorativos

Os vasos são peças fundamentais na decoração, seja ele com plantas, objetos ou solo. Suas formas, cores e tamanhos variados trazem ilimitadas opções e dão um toque de personalidade ao ambiente., Contudo, com a enorme diversidade de modelos disponíveis, entre tamanhos, formatos, texturas e cores, pode ser difícil decidir qual o vaso ideal para cada ambiente.

Para escolher o vaso que combine com o cômodo, é essencial conhecer as opções existentes. Pensando nisso, trouxemos 3 tipos de vasos decorativos para você.

Confira os tipos de vasos

Vasos de cerâmica 

Ideais para lugares com alta temperatura e umidade, além de ter preços acessíveis, estes vasos dão um toque especial ao ambiente. Vale lembrar que são próprios para cultivar flores, pois possuem paredes espessas que protegem as raízes, favorecendo o seu crescimento. Quando bem conservados, os vasos de cerâmica podem durar anos sem perder sua qualidade.

Mas afinal, como encaixar esse tipo de vazo na decoração do seu ambiente?

Primeiramente, é necessário identificar o tipo de decoração e revestimento do seu espaço para combinar o vaso com os outros elementos. Se for um ambiente com revestimento liso, é valido trazer vasos com texturas e tonalidades variadas para destacar, mas se os revestimentos já apresentarem muita informação, é apropriado decorar com vasos mais básicos para não ter conflito de informação.

Vasos de Polietileno:

O polietileno é um plástico resistente de baixo custo, o que torna um dos mais comercializados pelo seu custo-benefício e praticidade.

Os pontos mais vantajosos deste vaso são a leveza, resistência e o fácil manuseio, diferente dos de cerâmica, além disso, é resistente a choque térmico, o que o torna ideal para ambiente externo.

Mas você sabia que este material NÃO tem estabilidade química? Pois é, alguns materiais soltam tinta, contaminando à terra e plantas, mas esse problema não existe com o polietileno. Além do mais, seu material é reciclável, então é só descartar em uma coleta seletiva que a natureza agradece.

Vasos de Vidro:

Embora pareça muito básico, os vasos de vidro são sofisticados e adaptáveis a qualquer ambiente, além disso, este vaso reflete luz e forma lindos arco-íris.

Visto isso, os vasos são muito utilizados em decorações minimalistas. Você pode apostar em tamanhos e formatos variados sem se preocupar com conflito de informações. Os vasos grandes são ideais para ambientes amplos, como na sala, em homes ou balcões, acomodando vários tipos de plantas artificiais ao mesmo tempo, formando um lindo arranjo, já os pequenos são mais discretos, se encaixam melhor sobre mesas e nichos, além disso, são ideias para cultivar cactos e suculentas.

Mas estes vasos não acomodam só plantas. Um modo incrível de usa-los é preencher com rolhas, criando um arranjo rústico e com personalidade. Outra ideia legal é anotar nessas rolhas as datas em que foram retiradas dos vinhos como uma recordação especial.

Para facilitar na sua escolha, segue aqui um diagrama de plantas ideais para cada tipo de vaso.