Blog da Linea

Ultra Violet: 7 dicas para usar a cor pantone 2018 na decoração

O Ultra Violet é a cor pantone de 2018. Para quem não sabe, a Pantone é referência no mercado e conhecida pelo seu complexo sistema de cores, utilizado principalmente na indústria gráfica. A cada ano, a empresa conta com o auxílio de diversos profissionais e elege uma tonalidade específica para representar os acontecimentos mais recentes.

Pois bem, o Ultra Violet deriva de duas cores primárias: vermelho e azul. É uma cor poderosa, complexa e contemplativa, que lembra o vasto céu noturno e que, simbolicamente, representa aquilo que está por vir ou ser descoberto. Apesar da forte presença, o violeta puro pode ser facilmente incorporado a diferentes estilos.

Quer saber como incluí-lo na sua casa? Então, acompanhe este artigo e descubra 7 maneiras de usar a cor pantone 2018 na decoração!

1. Nas paredes

Quem sempre gostou do tom violeta não vai se importar em aplicá-lo nas paredes da casa. Seja com tinta, adesivo ou papel de parede, a cor pode aparecer de forma pura — cobrindo uma superfície inteira — ou em estampas e detalhes que geram desenhos, bem como listras verticais, horizontais ou diagonais.

Para equilibrar a composição, mantenha um fundo neutro a partir de pisos e forros em cores neutras, como branco, cinza, grafite ou bege. Além de decorar as paredes, O Ultra Violet também pode surgir em outros elementos verticais, como painéis e divisórias móveis — imagina que romântico um biombo violeta no quarto de casal?

Na cozinha ou no banheiro, o ideal é criar efeitos com peças de revestimento que trazem o tom do ano. Azulejos, pastilhas, cerâmicas e porcelanatos são ideais para criar painéis decorativos nesses ambientes.

2. No mobiliário

Aproveitando a revelação da cor no início do ano, esse pode ser o momento ideal para você repaginar aquela peça de mobiliário que não combina mais com a casa. Um armário velho, uma cômoda antiga ou até mesmo uma prateleira moderna podem ser customizados com um bom pincel e um pouco de tinta violeta.

Se preferir, você também pode investir na compra de móveis já trabalhados na cor pantone 2018. Nesse caso, procure optar por um modelo que trará destaque ao cômodo onde será utilizado. Pode ser uma peça única, como um aparador para a sala de jantar ou um grande pufe para o quarto ou sala de estar.

3. Nos tecidos e estofados

Uma residência fica muito mais bela e aconchegante com a adição de diferentes tecidos, concorda? E, considerando que as fibras naturais e sintéticas sempre fizeram parte da decoração, não deixe de procurar por novos modelos na cor violeta.

A regra vale para tudo: tapetes, cortinas, mantas e cobertores, toalhas de mesa, capas de futons e de almofadas e até as tradicionais redes de descanso. A vantagem é que os tecidos são fáceis de trocar, e podem ser substituídos toda vez que você tiver vontade de renovar o visual. 

A ideia dos estofados é ideal para quem acha que um móvel inteiramente violeta não combinará com o estilo da casa. Nesse caso, a dica é revestir apenas os assentos e encostos das cadeiras com a cor do ano.

4. Na iluminação da casa

Por incrível que pareça, a cor pantone de 2018 também pode aparecer na iluminação da residência. Isso mesmo! Com a tecnologia LED, é possível encontrar recursos que emitem luzes nos mais diversos tipos de cores — sem contar que a opção é mais econômica que as tradicionais lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

Para diversificar as possibilidades, invista em mangueiras luminosas, fitas de LED e cordões (também conhecidos como pisca-pisca). Estes elementos são maleáveis e, portanto, podem ser dispostos em diferentes cantos e nichos da casa. Aproveite os modelos com luz violeta para contornar detalhes, como o corrimão da escada, a cabeceira da cama, as sancas e os rodapés.

5. Nas portas e janelas

As esquadrias e aberturas coloridas viraram tendência! Então, por que não se inspirar na ideia para adicionar um toque de Ultra Violet no próprio lar? Você pode pintar portas e janelas somente na parte de dentro ou também na parte de fora — para os mais ousados, é a melhor forma de começar 2018 com todo o poder da cor!

Se optar pela pintura da parte interna de uma janela, você pode atrair ainda mais a atenção para o conjunto. Basta posicionar um belo rack ou aparador abaixo desta abertura e, então, dispor objetos decorativos para atrair o olhar das pessoas que estiverem no cômodo. É uma ótima maneira de criar um ponto focal.

6. Nos arranjos e enfeites

Quem não gosta de arranjos de flores bem montados? Com a inspiração na cor do ano, procure criar ramos utilizando hortênsia, lavanda, orquídea, tulipa, amor-perfeito e a própria planta violeta, também conhecida como violetinha.

Essas espécies ficam lindas se combinadas com folhagens verde-escuro e outras flores brancas, como copo-de-leite, rosas brancas e margaridas. Em ambientes rústicos, elas podem formar buquês em vaso com os tradicionais ramos de trigo.

Caso não encontre as flores naturais, aproveite para customizar seus próprios modelos em crepom, EVA ou papel. Foi-se o tempo em que só arranjos naturais eram valorizados. Depois de prontos, os raminhos podem ser distribuídos em potinhos de vidro decorados com fitas de cetim na cor violeta. Fica um charme!

7. Nos detalhes

Essa dica vale para as pessoas mais discretas. Se é o seu caso, pode ficar tranquilo. Aqui, a ideia é adicionar o Ultra Violet apenas em detalhes e pequenas partes de acessórios, que podem ser molduras de quadros e espelhos, esculturas, floreiras, cúpulas de luminárias e abajures, suportes e nichos decorativos.

Além destes objetos, inclua velas aromáticas na cor violeta por todos os cômodas da casa. A própria cor traz equilíbrio e transmite boas vibrações, e tais sensações podem ser potencializadas com a queima de essências especiais.

Viu como é possível adaptar a cor pantone de 2018 para diferentes gostos e soluções? Com tantas possibilidades disponíveis, é só escolher a sua favorita e curtir o resultado!

Para mais dicas inspiradoras, siga e acompanhe o trabalho da Linea Brasil no Youtube e no Facebook!