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Venda sazonal: 7 erros que a sua loja de móveis não pode cometer

Os períodos sazonais são importantes em qualquer negócio e podem determinar o sucesso ou fracasso do faturamento. Sendo assim, todo lojista deve se preparar para aumentar as vendas em datas especiais e garantir segurança em tempos de baixa procura.

Para ajudá-lo nesse desafio, trouxemos 7 erros comuns da venda sazonal que sua loja de móveis não pode cometer. Acompanhe e saiba como evitá-los!

1. Não planejar as vendas

A sazonalidade diz respeito a todo produto ou serviço sujeito às flutuações da demanda do consumidor. É por causa dela que os profissionais que trabalham com o comércio precisam encontrar formas de aproveitar diferentes épocas do ano para maximizar os lucros.

O problema é que muitos lojistas não se preocupam em fazer um bom planejamento de vendas e acabam perdendo oportunidades valiosas de negociação. O resultado disso é um impacto negativo nas finanças durante os meses de baixa demanda.

Quem busca estabilidade deve conhecer e observar as datas sazonais que interferem no movimento da loja. No Brasil, o momento de maior investimento em móveis costuma ocorrer no segundo semestre do ano. Além dessa época específica, vale considerar também o calendário geral de datas sazonais, que engloba:

2. Investir sempre nos mesmos produtos

Algumas lojas podem ter vendas sazonais ruins quando insistem na mesma linha de produtos. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais exigentes e buscam sempre coisas diferenciadas para experimentar.

Você pode até pensar que produtos básicos não perdem seu valor no mercado. Ainda assim, é importante considerar que detalhes como cores, materiais e design mudam a todo momento e, portanto, devem acompanhar o desenvolvimento de novas peças.

Não tenha medo de inovar e investir em outras soluções para sua loja de móveis. Nesse processo, você pode acabar encontrando modelos e peças que os concorrentes sequer conhecem ou não oferecem.

Aproveite para pesquisar ideias na internet ou em feiras e eventos do setor moveleiro. A busca constante por novidades vai permitir que você explore a sazonalidade ao máximo para captar e fidelizar mais clientes.

3. Desconhecer o mercado e o público-alvo

Muitos lojistas ignoram informações do mercado e não investem em pesquisas básicas para entendimento do público-alvo. Esse desinteresse pelo que vem de fora é prejudicial porque dificulta a aplicação de estratégias adequadas às vendas dos produtos.

Quem não quer que a própria loja seja esquecida nas datas sazonais precisa buscar dados atualizados sobre o setor e preferências do público. Compreendendo o comportamento do mercado e dos consumidores, é possível tirar proveito de cada oportunidade que surge.

Procure sempre saber quem são seus atuais consumidores. Faça pesquisas sobre idade, gênero, hábitos de consumo, canais de comunicação utilizados e outros pontos importantes. Com esse levantamento em mãos, poderá usar a criatividade para potencializar as vendas em qualquer data comemorativa tradicional.

4. Não preparar as equipes para a venda sazonal

Um profissional que se preocupa com a credibilidade da própria loja sabe que é fundamental manter um atendimento de qualidade em qualquer época do ano. Ainda assim, é importante considerar que datas sazonais merecem maior atenção justamente por aumentarem a procura e o volume de vendas.

Com mais pessoas buscando ofertas e circulando no ponto de venda, cabe ao lojista se preparar com antecedência para dar a devida atenção aos clientes. Para isso, é crucial organizar o espaço para que comporte um grande público e, principalmente, treinar a equipe de vendedores para dar conta do aumento do fluxo de ligações e mensagens de e-mail.

Com o padrão de qualidade mantido, os funcionários conseguem responder cada pedido ou reclamação realizada na loja. Esse tratamento atencioso é o que permite melhorar a experiência do cliente para obter retornos e novas indicações.

5. Esquecer de acompanhar e abastecer o estoque

Muitas lojas aproveitam as datas sazonais para criar promoções e ofertas de mobiliário. Essa atitude é vantajosa porque facilita a venda de modelos parados e abre espaço para a renovação da linha de produtos.

Então onde está o erro? Pois bem, o verdadeiro problema ocorre quando a equipe não faz um controle de estoque adequado. Sem conhecimento da quantidade de produtos armazenada, é provável que muitos itens faltem antes de o período de oferta ter acabado.

Não permita que os seus clientes se sintam enganados. Para evitar isso, mantenha um registro atualizado de cada movimentação do estoque. Esse cuidado vai permitir que itens importantes para determinada data sejam repostos a tempo.

6. Ignorar as estratégias de divulgação

A tecnologia permite que diversas estratégias de divulgação sejam aproveitadas por qualquer tipo de comércio. Mesmo assim, alguns vendedores insistem em ignorar o poder das redes sociais e também do marketing no ponto de venda.

Esse erro deve ser evitado em qualquer época do ano. Mas, especialmente nas datas sazonais, é possível ter mais alcance de público e potencializar as vendas. Basta escolher as ferramentas certas.

Uma boa aposta é investir em campanhas por meio de redes como Facebook e Instagram. Para lojas de móveis, esses canais são interessantes porque permitem divulgar fotos e informações específicas dos produtos comercializados. O compartilhamento online também ajuda a manter um relacionamento próximo com públicos de diversas regiões.

Para complementar a divulgação via internet, não deixe de investir em um projeto de arquitetura comercial. Essa solução permite organizar a vitrine e o layout interno da loja de acordo com os objetivos do vendedor e também conforme a data sazonal trabalhada.

7. Descuidar do pós-venda

Um lojista faz de tudo na hora de atrair clientes novos, mas essa mesma determinação nem sempre é direcionada para pessoas que já compraram produtos na loja.

Se você faz isso, comece a repensar o relacionamento que mantém com clientes fidelizados. Valorize essas pessoas oferecendo vale-compras e vale-descontos para incentivar futuras negociações em épocas de baixa venda.

Lembre-se de que um pós-venda de qualidade também complementa as estratégias da venda sazonal para a maximização dos lucros.

Gostou do post? Aproveite para entender tudo sobre o diferencial competitivo e sua importância para a loja de móveis!