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Você sabe o segredo para atrair clientes e multiplicar vendas?

Mesmo em épocas do ano em que o movimento é forte, saber atrair clientes é fundamental. E o que muitos não sabem é que algumas práticas muito simples podem transformar completamente o fluxo de pessoas em seu negócio e te fazer ganhar muito mais dinheiro!

Nesse momento, até mesmo entender o básico do copywriting já pode ser o suficiente para fazer uma grande diferença nos seus resultados mensais. Porém, o sucesso completo só vem quando você insere diversos pontos – que abordaremos aqui – na sua loja.

Se você quer descobrir como atrair clientes e ganhar dinheiro de verdade com seu negócio, continue nos acompanhando neste artigo!

Aposte em um script de vendas

Há quem ache que script de vendas é coisa de telemarketing, e apenas isso. E essas pessoas estão erradas! Um bom script de vendas transforma uma simples prospecção de cliente em venda garantida.

Isso, inclusive quando estamos falando de lojas físicas. Treinar bem seu time de vendedores e indicar a maneira certa de falar com o público é o primeiro passo, mas não deve ser o único.

Para aumentar não apenas a taxa de vendas, mas também o número de clientes atraídos, você pode apelar para um script de vendas convidativo. Abordar as pessoas com delicadeza e saber apontar os pontos positivos do produto é fundamental.

Um exemplo de script de vendas simples, mas que garante bons resultados, é a apresentação das facilidades de pagamento. Quando o cliente estiver se aproximando da compra, e mostrar interesse por algum produto, o vendedor deve orientá-lo brandamente, informando as possíveis vantagens de comprar aquele móvel específico em sua loja.

Ausência de taxas de juros, possibilidade de parcelamento do valor da compra, tudo isso funciona como uma vantagem e te ajuda a atrair clientes!

Tenha um público-alvo

Você sabe o tipo de cliente que mais compra em sua loja? Você pensa no público na hora de renovar o estoque com novos produtos? E o preço, você coloca de acordo com o que você conhece do seu cliente?

Se você ainda não conhece seu público-alvo, está na hora de mudar isso. Esse ponto é uma das garantias de que você sempre seguirá o caminho certo, não importa qual decisão tome.

Lojas com um público-alvo mais popular, que está entre a classe C e B, por exemplo, não podem começar a vender móveis de R$ 5 mil da noite para o dia. Se você faz isso e não oferece toda uma facilidade de pagamento, coisa tão necessária ao público C, é muito mais possível que você veja o seu produto mofar no estoque durante um bom tempo.

Em outras palavras, não ter um público-alvo, ou simplesmente não reconhecê-lo, é uma forma de perder dinheiro e desperdiçar investimentos.

Por sorte, isso é fácil de resolver, e você só precisa parar agora mesmo para pensar na sua loja, produtos e público que normalmente atendeu durante os últimos meses.

Além disso, o lugar em que você instalou a loja também determina muito do seu público. É perto – ou dentro – de um bairro popular? Ou está mais próximo de um bairro nobre? Em geral, centros comerciais possuem um público mais misto, porém, sempre entre a classe C e B.

Entender tudo isso deve determinar os preços que você coloca nos produtos e até mesmo a qualidade dos mesmos. Uma análise bem feita, por outro lado, garante que você consiga atrair clientes sem (quase) nenhum esforço!

Cuide da ambientação da loja

Lembra quando dissemos que um script de vendas pode fazer toda a diferença na hora de atrair clientes e construir negócios lucrativos? Outro grande segredo, e que pode facilitar, inclusive, na hora de fazer o script, é a decoração e ambientação da sua loja!

Nada mais natural, claro, já que você trabalha com móveis e precisa vender para seu cliente não apenas uma estante, mas um sonho de sala perfeita. A sala que ele sempre quis, por assim dizer.

É isso que você vende! E, entendendo isso, você consegue multiplicar suas vendas e satisfazer muito mais clientes. Isso porque, quando você cria nichos de ambientes diferentes e decorados dentro da sua loja, você apresenta possibilidades que o comprador nunca imaginou.

Se ele entrou em sua loja disposto a comprar uma estante, mas viu um nicho com toda uma sala decorada, é bem possível que acabe comprando também um sofá e mesa de centro novos também.

Entendeu a sacada? Grandes franquias de móveis já usam essa técnica há muitos anos, mas algumas lojas especializadas menores ainda erram nesse aspecto.

O que muitas não sabem é que cheiros e música também deve fazer parte dessa ambientação. Há muitos estudos que sugerem que alguns cheiros específicos podem estimular a compra – e não é difícil entender que um sofá com cheiro de mofo dificilmente será vendido, não é mesmo?

Ofereça produtos de qualidade – e saiba evidenciá-la

O seu cliente, mesmo quando não tem muito dinheiro, sempre está pesando dois pontos principais: o preço e a qualidade. Se eles não são exatamente ricos, eles vão optar por aqueles móveis que nem são tão caros, mas possuem uma qualidade regular.

Mas se eles são de classe A, pode ter certeza, eles estão dispostos a pagar qualquer preço para ter o melhor da sua loja. Porém, antes disso, eles precisam ser convencidos de que o que você apresenta é um material de qualidade mesmo!

Por isso, não importa o público, entenda e saiba divulgar a qualidade do produto. Não foque apenas em divulgar o seu preço – mesmo que ele seja o menor do mercado – e apresente sempre a possibilidade do cliente “adquirir qualidade por um ótimo preço”.

O cliente precisa sentir que o seu produto vale mais do que o dinheiro dele, só assim ele ficará satisfeito. E é entendendo esse ponto que você consegue atrair clientes e multiplicar suas vendas em poucos meses!

Deixe de lado os “vendedores chatos”

Você conhece o vendedor chato, e, quem sabe, até seja um. Os vendedores chatos são aqueles que mal veem a pessoa entrando na loja, já vão abordá-la. Perguntam se elas querem alguma coisa, ou até a seguem por toda a loja oferecendo produtos.

Esse é o jeito errado de vender. Ainda que a intenção seja boa e você apenas queira mostrar interesse e preocupação, o seu cliente acaba ficando incomodado. Ele sente que não tem liberdade dentro da loja, e não quer ser empurrado para uma compra.

O ideal é que você deixe o cliente entrar, olhar os móveis, e quando ele mostrar interesse por algum, se aproxime. Se apresente, seja amigável e pergunte se você pode ajudar de alguma maneira (script de vendas, lembra?).

Ouça o que o cliente tem a dizer e mostre-se preocupado em atender ao que ele precisa. Esse é um dos pontos que garantem negócios extremamente lucrativos, e você precisa treinar sua equipe de vendas para começar a ganhar dinheiro de verdade também!

Depois dessas dicas, você com certeza está pronto para alavancar seu negócio e atrair clientes!