Blog da Linea

5 dicas para comprar sem se endividar

Com as facilidades oferecidas pelo internet banking, pelas lojas virtuais e pelas promoções nas lojas físicas, é tentador sair por aí comprando sem pensar nas consequências. Entretanto, como bem sabemos, perder o controle na hora de abrir a carteira é um hábito perigosíssimo!

Se você não aprender a comprar sem endividar, é praticamente impossível economizar para conquistar seus objetivos e sonhos e, também, simplesmente para ter algum dinheiro separado para o caso de alguma emergência. Além disso, as dívidas são um grande obstáculo para continuar comprando, pois se seu nome não estiver limpo no mercado, muitas portas se fecharão para você.

Mas calma, não se desespere! Para que você não colha os frutos amargos das dívidas, no post de hoje, apresentamos dicas práticas e eficientes para você aprender a comprar sem endividar. Continue a leitura e insira essas atitudes agora mesmo na sua rotina!

Tenha uma meta para poupar

Quando você recebe seu salário, logo pensa que vai colocar o que sobrar no final do mês na poupança? Com essa atitude, você dificilmente consegue economizar uma quantia significativa, não é mesmo? Acontece que, como é muito mais fácil guardar dinheiro do que recebê-lo ou economizá-lo, precisamos de fortes incentivos e objetivos muito claros para conseguir poupar.

Por isso, a melhor estratégia é estabelecer uma meta para poupar todos os meses. Coloque no papel todas as suas dívidas fixas: aluguel, mensalidade do curso de inglês, contas de luz e água, internet… Dentre o valor restante, veja o que vai para gastos cotidianos (transporte, alimentação, lazer) e quanto vai para suas economias. Esse valor corresponde a qual porcentagem da sua renda? Mantenha esse número em mente e tente poupar pelo menos essa quantia todos os meses.

Compare preços

Especialmente com as lojas virtuais, não tem desculpa para comprar no primeiro lugar em que você entrar! Antes de passar seu cartão, é imprescindível verificar se esse mesmo produto não pode ser encontrado por um valor mais baixo em outro estabelecimento. O hábito de pesquisar preços também ajuda você a não comprar por impulso, pois coloca um passo a mais entre o ato de ver o produto e de ativamente comprá-lo.

Fique atento à qualidade do produto

Você já deve estar cansado de ouvir aquele ditado de que “o barato sai caro”, não é mesmo? Pois saiba que ele é muito verdadeiro, especialmente para quem quer comprar sem endividar! Investir duzentos reais em um tênis de corrida que você poderá usar por anos com conforto é muito mais interessante do que comprar um de sessenta reais que não irá durar três meses.

Comprar produtos baratos, mas de baixa qualidade, só fará com que você tenha que substitui-lo mais rápido. Portanto, procure sim pelos melhores e mais acessíveis preços, mas jamais deixe a qualidade do item de lado.

Não compre por terapia

Por mais que saibamos que precisamos economizar e por mais focados que estejamos em nossos objetivos, o fato, infelizmente, é que gastar e adquirir coisas novas é algo muito agradável. Por isso mesmo, fazer isso sem pensar é inadmissível para quem quer livrar-se das dívidas!

Entrar em uma loja “só para dar uma olhadinha”, ir ao shopping para matar o tédio, visitar aquela loja incrível de sapatos para retomar o ânimo depois de um dia estressante, ir em busca de novas roupas para recuperar a autoestima após o término de um relacionamento… Deixe todos esses hábitos para trás! Mantenha em mente que, a partir de agora, você comprará apenas por necessidade, e não como forma de terapia. Afinal, comprar pode ser bom, mas não ver todo o seu dinheiro sendo gasto para quitar dívidas é melhor ainda!

Analise a quantidade de parcelas

De início, o parcelamento parece uma ótima saída para manter o orçamento mensal sob controle. Entretanto, dividir um pagamento em muitas parcelas faz valores altos parecerem irrisórios, levando você a perder o controle de quanto realmente está gastando. Além disso, uma grande quantidade de parcelas costuma levar ao pagamento de juros, algo terminantemente proibido para quem quer comprar sem endividar.

Viu só? Tomando essas atitudes, você vai se manter longe das dívidas. Agora, coloque seus novos conhecimentos em prática e confira também nosso post sobre como decorar sua casa gastando pouco!