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Conheça 9 estratégias para se destacar no setor moveleiro

O mercado mobiliário está em constante expansão, tornando-se cada vez mais competitivo. Sendo assim, não basta apenas dispor de uma variedade de produtos em sua loja para assegurar que as vendas de fato aconteçam, pois existem estratégias bem eficazes de como se destacar no setor moveleiro.

Conforme a sociedade evoluiu, o desejo e a necessidade de compra de móveis também se modificaram. Hoje, um simples móvel de utilidade básica se torna item de decoração de um ambiente, seja pelo design ou pela cor que pode combinar com a parede de um cômodo específico, por exemplo. A evolução nesse setor abriu portas para modelos diferenciados, como é o caso dos móveis planejados e ecológicos.

Para se destacar em meio à disputa acirrada entre as lojas desse segmento, adotar estratégias e processos bem planejados permitem acompanhar melhor as mudanças e as tendências do mercado. Por isso, se você quiser obter resultados positivos na lucratividade e na fidelização da clientela, confira 9 dicas práticas que podem ser a chave para o seu sucesso no mundo dos negócios!

1. Priorize a qualidade no atendimento

Uma loja bem organizada que dispõe de excelentes modelos de móveis ainda não é o suficiente para que você alavanque suas vendas, se o atendimento prestado aos consumidores não for de qualidade. O mais aconselhável, nesse caso, é realizar um treinamento com os vendedores para que eles detenham o conhecimento de cada peça, além de técnicas de abordagem para cativar os clientes que visitam seu estabelecimento. Um atendimento humanizado de suporte faz toda a diferença.

2. Defina o seu diferencial diante dos concorrentes

Cada loja moveleira tem uma característica específica em seu ambiente, podendo ter uma aparência rústica ou até mais refinada. Entretanto, a construção dessa identidade pode não definir o seu diferencial competitivo, pois é preciso adotar uma estratégia específica bem pensada.

Entre outras práticas, é possível oferecer um serviço diferenciado aos clientes, disponibilizar uma linha nova de móveis, ou até mesmo mudar a disposição das peças no interior do estabelecimento, por exemplo.

3. Inove

Hoje em dia, no setor moveleiro, atender satisfatoriamente seus consumidores exige uma atenção maior quanto à personalização de suas peças. Cada vez mais, as pessoas procuram um móvel com um design que agregue valor à peça e que possua outras funcionalidades. Para inovar, é preciso ouvir os desejos e as necessidades do seu público-alvo. Dessa forma, será possível oferecer o móvel ideal aos seus clientes.

4. Aposte nas tendências

Das muitas inovações que surgem nesse setor, móveis planejados e ecológicos estão entre os mais procurados. Os móveis ecológicos têm tido preferência pelo público que enxerga um futuro mais sustentável. Com a utilização de materiais recicláveis, as peças apresentam a mesma beleza e a qualidade de uma peça nova.

Os móveis planejados, como o próprio nome diz, são peças fabricadas a partir de um projeto que apresenta as medidas ideais para o cômodo do cliente. Essa tendência propõe distribuir os espaços, harmonizar e otimizar o ambiente — e também pode dar destaque ao seu negócio.

5. Trabalhe com um marketing de excelência

Uma das formas de conquistar sua clientela é se fazer presente na vida dela de alguma forma. Na era digital, o marketing de conteúdo é um grande potencial para a consolidação da sua marca no mercado. Essa estratégia consiste na produção de conteúdos informativos que permitem esclarecer dúvidas ao seu público-alvo sobre diversos assuntos dentro do seu segmento de atuação.

Newsletters, e-mails e blogs corporativos são excelentes alternativas para garantir um vínculo maior com esse público que pode vir a se tornar cliente. No entanto, para se manter presente no mercado, é importante alimentar esses conteúdos com uma certa frequência. Assim, o nome da sua empresa vai ser lembrado pelos internautas sempre que surgir alguma curiosidade no setor moveleiro.

6. Mantenha o padrão de qualidade

Além da beleza das peças, do design e das funcionalidades, é importante pensar no conforto e na segurança dos seus consumidores finais. O ideal é que os móveis tenham maior tempo de vida útil. Por isso, procure se informar sobre a origem dos materiais, dos tipos de acessórios e das técnicas adotadas pelos fornecedores durante a confecção da mobília.

Observe também os detalhes das peças que chegam à loja, desde o modelo da madeira até a sua cor, além das fechaduras, dobradiças e puxadores. Essa verificação minuciosa não deixa de ser uma forma de se destacar no setor moveleiro, pois o alto padrão de qualidade pode garantir uma clientela fiel.

7. Cumpra o prazo de entrega

O atraso na entrega dos móveis pode comprometer muito a imagem da sua loja, mas, mesmo assim, algumas empresas ainda estipulam esse prazo. Sem uma data certa, a mercadoria pode não chegar no tempo acordado. Para evitar qualquer tipo de desentendimento com os clientes, o ideal é ser sincero durante a venda e negociar uma data que fique de acordo para ambas as partes.

8. Conheça a concorrência

Para conseguir o real destaque no seu setor, o importante é entender como os consumidores reagem aos preços oferecidos no mercado e às diversas promoções, seja em datas comemorativas ou de queima de estoque. Dessa forma, conhecer os seus concorrentes é a maneira mais eficaz de observar tudo aquilo que você precisa aperfeiçoar na sua loja para alcançar melhores resultados.

9. Fidelize seus clientes

A conclusão de uma venda pode até ser o fim daquela negociação, mas também é o início de um relacionamento mais duradouro entre loja e consumidor. Tudo vai depender da forma de atendimento dos vendedores, do cumprimento dos prazos e da qualidade dos materiais.

Realize o cadastro de seus clientes e estabeleça contato pós-venda com eles por meio de newsletters, anúncios e promoções, ou informativos sobre novos modelos de móveis. Um cliente que é bem tratado por seus vendedores certamente vai retornar à sua loja.

Agora que você já sabe como se destacar no setor moveleiro, fica mais fácil planejar suas ações, não é mesmo? Compartilhe este post nas redes sociais para deixar seus amigos e seguidores por dentro dessas estratégias que melhoram significativamente o desempenho dos negócios!