Blog da Linea

Controle de estoque: a importância para a sua loja de móveis!

A qualidade de um produto e a agilidade na entrega são duas condições valorizadas por qualquer perfil de cliente. Para atender a essas necessidades, empresários e lojistas precisam investir mais na gestão de um setor que muitas vezes é negligenciado na rotina de trabalho: o estoque.

Neste post, vamos abordar a importância de um controle de estoque eficiente e também daremos dicas rápidas para aplicá-lo na sua loja de móveis. Aproveite!

A importância do controle de estoque

Quem tem loja de móveis sabe que é muito mais fácil administrar recursos e tarefas em um ambiente de trabalho organizado. Dentro desse ambiente, o estoque é um dos setores mais importantes porque engloba as primeiras etapas necessárias para uma operação de venda de sucesso.

Quando praticada diariamente, a gestão do estoque permite que lojas atendam seus clientes de maneira rápida para garantir a satisfação, reduzir custos e eliminar desperdícios. Nesse segmento, o controle deve ter como objetivo garantir a aquisição adequada dos produtos e também a qualidade das operações e entregas finais.

Embora complexa, a tarefa de gerir um estoque pode ser facilitada com bom planejamento e definição de metas a serem alcançadas em cada período do ano. Os detalhes devem ser discutidos com toda a equipe envolvida nas vendas para que todos trabalhem em conjunto visando o mesmo objetivo.

Veja abaixo as principais vantagens de fazer o controle de estoque na loja de móveis:

Otimização do investimento

Por comportar a maior parte dos investimentos de uma loja de móveis, o estoque precisa ser muito bem cuidado e administrado. O acompanhamento frequente permite que a empresa otimize cada aquisição com os fornecedores de móveis, fazendo escolhas certeiras para a venda e prevenindo gastos em produtos obsoletos.

Dados precisos sobre vendas e demandas

O trabalho na área comercial exige conhecimento detalhado sobre quantidade de vendas e demandas de produtos em determinados períodos. Quem se planeja sabe que essas informações podem ser obtidas rapidamente com um controle de estoque eficiente.

Aumento da produtividade

O registro é a base do controle de estoque em qualquer empresa. Quanto mais detalhado e organizado for esse processo, mais fácil para a equipe de vendedores identificar um produto na hora de mostrá-lo ao cliente. Com as operações agilizadas, a rotina diária se torna mais produtiva e traz melhores resultados.

Diminuição de erros

Uma loja com deficiências no controle de estoque comete mais erros em várias etapas do processo de vendas. Nessa situação, as equipes correm o risco de divulgar anúncios de móveis com valores trocados ou até mesmo com modelos que não existem mais no catálogo da loja.

Com a prática diária do registro e acompanhamento, é possível evitar problemas maiores e o retrabalho dentro do setor.

Redução de perdas

Conhecer o estoque nos mínimos detalhes também é importante para prevenir a perda de produtos e, consequentemente, do dinheiro investido. As informações contidas no setor devem sempre servir de base para a aquisição de novas peças.

Por exemplo, o lojista pode identificar produtos estacionados e, com base nesse dado, não comprar móveis da mesma linha ou modelo. Futuramente, também pode apostar em estratégias (ofertas, promoções) que acelerem a saída desses itens do estoque da loja.

Aumento das vendas

O aumento das vendas é consequência de todas as ações adotadas no controle de estoque. Obviamente, uma loja que consegue repor seus produtos no tempo certo e, de quebra, entregar peças com qualidade e dentro do prazo estabelecido tem tudo para atrair cada vez mais clientes.

Como fazer um controle eficiente?

Muita gente se preocupa em organizar o ambiente da loja sem tomar os mesmos cuidados com a área do estoque. Embora fique longe da vista dos clientes, esse setor também deve ter ocupação planejada e acompanhamento constante para garantir o sucesso de todas as atividades do negócio. Veja dicas para melhorar o controle:

Registre e atualize dados

Para acompanhar e conhecer uma informação, você precisa primeiro registrá-la. Sendo assim, crie uma tabela ou planilha e anote todas as movimentações de produtos realizadas no estoque da loja de móveis. É importante cadastrar itens como quantidade de peças, o custo unitário de cada uma e o custo total do volume existente.

Ao longo do tempo, verifique se as informações contidas no controle batem com aquelas encontradas no estoque. O acompanhamento diário é fundamental para garantir que vendedores estejam sempre trabalhando com dados reais e atualizados.

Crie categorias de produtos

Com o registro pronto, você pode detalhar ainda mais as informações criando categorias de produtos. A divisão ajuda a identificar, por exemplo, quais os modelos de móveis geram mais impacto nas operações da loja. Para esse trabalho, o método de classificação da curva ABC pode ser bastante útil e funciona da seguinte maneira:

Automatize o controle

Embora práticas, as operações manuais não devem ser a ferramenta principal do controle de estoque. Hoje, é possível utilizar sistemas de gestão para armazenar e organizar uma grande quantidade de informações de forma rápida e segura. Se possível, adote um software específico para fazer o registro e acompanhar dados com mais eficiência.

Otimize o layout do estoque

O bom uso do espaço físico também é condição que favorece o controle do estoque. Para aproveitar toda a área disponível, faça um estudo com diferentes possibilidades de layout e experimente os resultados até encontrar a distribuição adequada. Com esse cuidado, o fluxo de entrada e saída das peças de mobiliário se torna mais simples e agiliza todas as operações no setor.

Entendendo a importância de um controle de estoque eficiente, fique atento à forma com que seus fornecedores executam esse trabalho na área de produção. Como cliente, você também tem o direito de receber produtos com qualidade e dentro do prazo estabelecido para otimizar as vendas e evitar atrasos na entrega dos móveis.

Este post foi útil para você? Deixe sugestões nos comentários e aproveite o momento para conhecer o catálogo de produtos da Linea Brasil!